
"Uma poderosa ferramenta
para nos ajudar a gerir com habilidade a nossa vida
é perguntar antes de cada acto
se isso no trará felicidade".
Dalai Lama
Foto: Google images - Autor não identificado

As coisas cá por casa já estão mais calminhas (ufa!). A minha pequenina já recuperou bastante, e já tem o sorrisinho lindo de sempre.
Desde já agradeço por te teres lembrado de mim! Bem, mas agora vamos às regras:
Em pé, abra ligeiramente as pernas. Dê um grande passo em frente com o pé esquerdo. Dobre lentamente o joelho esquerdo até este fazer um ângulo de 90 graus e, simultaneamente, mantenha a perna direita esticada para trás (conforme a figura) com o joelho a tocar ligeiramente o chão. Erga-se, voltando à posição inicial. Faça 10 a 20 repetições, alternando os lados.2. Exercício para aliviar a dor lombar
Apoie o corpo com as mãos e os joelhos no chão, conforme a figura. Arqueie as suas costas em forma de U invertido, enquanto baixa a cabeça. Depois, faça o inverso, erguendo a cabeça e encurvando as costas para baixo. Faça uma ou duas séries de 10 repetições.
3. Exercício para os músculos que sustentam a coluna e abdominais
Deite-se de barriga para baixo, com os cotovelos no chão (conforme figura). De seguida, erga o corpo lentamente com a força dos dedos dos pés. Mantenha-se a uma altura entre 25 a 50 cm do chão e, baixe-se novamente. Faça uma ou duas séries de 10 repetições. 4. Exercício para os músculos dos braços<>
Levante-se e abra os seus braços para o lado, ao nível dos ombros. Dobre as mãos ao nível dos pulsos, deslocando os braços para trás das suas costas, até ao máximo que conseguir. Mantenha esta posição enquanto conta até 5. De seguida, volte à posição inicial. Faça uma ou duas séries de 10 repetições.
Segure um peso de 2 a 5 Kg com a sua mão esquerda, deixando-a descansar perto da sua coxa. Coloque a sua outra mão sobre o assento de uma cadeira, que deve ficar na sua frente. Mantenha os joelhos levemente dobrados. Dobre então o cotovelo e levante o peso na direcção da axila. Depois, baixe-o novamente. Faça uma ou duas séries diárias de 10 repetições, para cada braço.
««»»
Para a semana prometo começar com estes exercícios. Só não o faço agora, porque ainda tenho te tomar mais uns antigripines para isto ir ao sítio. Mas fica a sugestão, para quem quiser iniciar a fazer exercício físico, ou para variar um pouquinho (para os corajosos que já o fazem).
Imagens: http://www.oprah.com

A Juliana do blog Mil Faces de Juliana (um blog por onde adoro passar, em que a Ju vai dissertando sobre as aventuras do seu dia-a-dia), enviou-me um desafio.
Este ano, tal como muita gente, fiz uma série de resoluções para 2011. Redigi um plano e dividi-o em pequenas metas.
(como o amiguinho aqui ao lado), induz a produção de «hormonas do stress», tais como o cortisol, a adrenalina e a noradrenalina. E é que as mesmas conseguem ser mazinhas, pois veja só: aumentam a pressão sanguínea (ai, ai… depois admiram-se que hajam tantos problemas cardíacos), reduzem a imunidade (já não basta estarmos deprimidos ainda apanhamos gripes, viroses e afins) e tornam-nos mais susceptíveis à depressão e à ansiedade.
ainda ajuda a produzir uma série de «drogas naturais» que induzem a felicidade, como as endorfinas (só esta substância é 3 vezes mais forte que a morfina – ai se muita gente soubesse disto, as desgraças que se evitavam…), assim como os linfócitos T, glóbulos brancos responsáveis pela imunidade celular (prevenindo doenças, reduzindo a dor e acelerando a cura). Já agora, se puder dar uma boa gargalhada, melhor ainda – o efeito do sorriso é multiplicado.
Um estudo do Instituto Karolinska de Estocolmo (Suécia), comprovou o que eu e muita gente já suspeitávamos - que a qualidade do sono interfere na saúde e na beleza.
o ao escolher uma casa dê preferência a aspectos como: boa manutenção das ruas, boa iluminação, inexistência de criminalidade, bons equipamentos (escolas, serviços públicos, etc.), boa iluminação, elementos naturais bem cuidados (como árvores e flores). Evite a proximidade de cafés e bares nocturnos, estradas muito movimentadas, estações de serviço, fábricas e ruas com sinais de deterioração e lixo.
da casa – Apesar do aspecto exterior ser muito importante, é primordial que o interior da casa lhe agrade. Na altura em que comprei a minha casa estive numa zona verdejante lindíssima, mas ao entrar nos apartamentos, tive a nítida sensação de me sentir sofocada. Os apartamentos com divisões minúsculas e sem varandas, mais pareciam gaiolas. É bom estar atento às sensações que as casas nos dão.
orne o seu Lar, num refúgio para relaxar do stress do dia-a-dia – Uma casa com aspecto acolhedor, dar-lhe-á a sensação de conforto e segurança. Opte por materiais como pedra e madeira, divisões compartimentadas que permitem ter espaços mais privativos, lareiras. É importante que a nossa casa seja o local em que nos sintamos tão confortáveis, que nos permita abandonar as preocupações que trazemos do exterior.
o necessita de receber luz natural, pois esta regula os nossos ciclo biológicos de sono e estado de vigília. Respeitar o ritmo de luminosidade natual, ao longo do dia, promove o nosso bem-estar. Assim, logo pela manhã abra as cortinas e inunde a casa de luz.
mbientes misteriosos – Vários estudos indicam que os seres humanos têm prazer e atracção pelo mistério. Pode incluir esses elementos através de pequenos recantos, escadas, corredores com esquinas, caminhos de acesso à entrada da casa com curvas, ou seja, espaços que não mostram tudo à primeira vista. A inclusão de velas, cortinas, portas sólidas, são outros elementos atactivos e que incutem um certo encanto à sua casa.
9) Crie um espaço só seu – A falta de privacidade numa casa contribui para o stress. Daí a importância de criar um espaço individual, onde possa relaxar da rotina do dia-a-dia. Crie um espaço mais reservado, que pode ser uma poltrona num canto de uma divisão, um banco no jardim, um pequeno «santuário» numa divisão rodeado de almofadas, velas e outros elementos que convidam ao relaxamento.
ais melhoram o humor e a saúde da pessoa. Pode incorporá-los com vasos de plantas, fotos ou pinturas de paisagens, aquários, pequenos troncos de árvores, arranjos florais. Se tiver um jardim (que sorte a sua), mantenha-o bem cuidado e com aspecto agradável.
ontar a nossa história. Por isso inclua elementos que lhe tragam boas recordações, tais como: fotografias, mobiliário da sua avó restaurado, uma jarra que comprou numa viagem de sonho, os seus livros preferidos, etc.