terça-feira, 4 de janeiro de 2011

A Felicidade é o Caminho

Não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho”.
Mahatma Gandhi

Ao longo da minha vida tenho pensado na felicidade como algo que se encontra algures no futuro e pelo qual é necessário lutar arduamente. A verdade é que sempre me propus a alcançar objectivos, sem aproveitar o percurso para os alcançar. Depois de atingidos, sentia breves momentos de euforia, que acabavam por dar lugar a uma certa insatisfação e acabava por pensar que ainda não era bem aquilo que me fazia feliz. Com esta ideia incorrecta criei este blog e chamei-lhe “O Caminho da Felicidade”.

Muita coisa mudou entretanto. Uma das aprendizagens que mais mudou a minha vida, foi a de apreciar o momento presente. Tenho tanta coisa boa na minha vida, que só posso sentir-me grata por isso. Passei a estar mais atenta ao que rodeia a minha vida diária: a apreciar a luz da manhã, a satisfação por terminar uma tarefa (por mais chata que seja), os cheiros da natureza, os sabores de uma refeição deliciosa, o prazer da leitura, da escrita, da fotografia… e, sobretudo o carinho da minha família. Para além disso, o facto de todos os dias trabalhar um pouquinho para aquilo que considero o meu propósito de vida (mesmo que ainda não o tenha alcançado na sua totalidade), dá-me um prazer imenso.

Não quero mais perder estes momentos preciosos da minha vida, pensando que a felicidade pode estar algures num futuro longínquo. Tenho de aproveitar as oportunidades que o agora me proporciona, porque na verdade a felicidade é o próprio caminho. É por isso que, a partir de hoje este blog tem outro nome: “A Felicidade é o Caminho” passou a ser o meu novo lema de vida.

Sejam felizes!

Foto: Google images - Autor não identificado

11 comentários:

  1. Concordo contigo. Muitas vezes, só sabemos pensar naquilo que ainda não alcançámos e esquecemo-nos completamente, das coisas maravilhoas que Deus nos concede a cada dia!
    Nada como passarmos a olhar para as coisas simples da vida, que geralmente, são as mais belas!

    ResponderEliminar
  2. Olá Mafalda , concordo com seu texto, temos que viver o Presente e aproveitar o lado positivo e belo de tudo!!!

    Lindo Texto!!
    Muita LUZ!!Seja Feliz!!!

    ResponderEliminar
  3. A felicidade és tu! É aquilo que tu pensas, é aquilo que tu fazes, é aquilo que tu vives...
    Se queres muito ser feliz, e se mantiveres os teus pensamentos e postura nesse caminho, com toda a certeza que o serás.. que o és!
    Sê feliz amiga! Tu mereces :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Mafalda, o meu lema é:
    Hapiness is a way of travel not a destination (:
    Beijocas

    ResponderEliminar
  5. Querida Mafalda,
    adorei a mudança do nome pq toda mudança é bem vinda.
    Muito lindo e verdadeiro o que vc escreveu,corremos atras de algo e esquecemos de curtir o caminho em busca dele.
    Otimo texto para uma excelente reflexão.
    bj

    ResponderEliminar
  6. Realmente, o nome mudou para melhor. Viver um dia a dia tentando encontrar nas pequenas coisas, pedaços de felicidade, é o próprio caminho para a felicidade. Excelente opção.

    Beijos

    ResponderEliminar
  7. Gostei muito do teu post !!

    Dizes tudo que realmente importa e por vezes não damos o devido valor...

    Feliz caminhada ..

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Concordo bastante! O presente é tudo o que temos,devemos aproveitar todos os momentinhos, um dia vamos sentir falta ;)

    Concordo com o titulo novo, devemos procurar a felicidade nas pequenas coisas e fazer o nosso caminho a partir daí, mesmo quando parece que não existe caminho nenhum!
    Um beijinho *

    ResponderEliminar
  9. Muito lindo.
    Esta frase é completa e intensa.
    Descobri o sentido dela depois que qie tive minha filha. São coisas pequenas que vivencio a cada dia e que me faz brotar um largo sorriso. Isto pra mim é felicidade.
    Andar de maos dados e parar por causa de pedrinhas, é felicidade.
    Existem outras... mas estas, me fazem melhor.

    Amiga, felicidade a cada despertar pra voce.

    Beijo

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails