quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Como poupei tempo a cozinhar

Confesso-vos que não imaginava que pequenas mudanças, pudessem melhorar tanto a minha vida.

O meu maior queixume foi sempre a falta de tempo. Devido ao excesso de tarefas acabo por andar sempre cansada e ansiosa. Mas parte da solução reside no planeamento.

Começo a compreender as pessoas que fazem a sua própria agenda - é a forma mais fácil de a adaptarmos às nossas necessidades específicas. Ao longo de 2011, quero criar uma agenda personalizada que me permita simplificar a vida e poupar tempo.

Elaborei o primeiro separador da agenda – folhas mensais exclusivamente dedicadas ao planeamento de ementas. Para além disso, para poupar tempo a cozinhar, organizei-me da seguinte forma:

- nos meus imensos livros de receitas, coloquei post-it’s nas mais deliciosas, saudáveis e/ou fáceis de confeccionar;


- dos pratos escolhidos elaborei uma ementa mensal, utilizando a folha para planeamento de ementas – A maioria das pessoas faz ementas semanais. Contudo, com esta opção pretendo fazer a maioria das compras num único dia do mês (mais uma poupança de tempo). Semanalmente só tenho efectuo pequenas compras (produtos frescos como fruta, legumes e pão);

- redigi uma lista dos ingredientes que necessito e que estão em falta, e incluí-a na lista de compras - sabendo de antemão dos ingredientes que vou precisar, poupo tempo evitando idas adicionais ao hipermercado;

- preparei sacos com legumes em pedaços para a sopa e congelei-os (identificando a data e conteúdo) – costumo congelar a cenoura em rodelas, o feijão-verde cortado para sopa ou na vertical, a abóbora em cubinhos, as folhas de espinafre, o alho francês…

- preparei sacos com as quantidades de carne ou peixe para uma refeição e congelei-os (identificando a data e conteúdo) – assim também fiquei com o congelador mais arrumado e tenho mais facilidade em encontrar o que pretendo;

- optei por cozinhar em maior quantidade – um dia faço um prato de sopa (que me sobra para o dia seguinte) e no outro dia faço um segundo prato. Se sobrar segundo prato comemos no dia seguinte. Quando não sobra, grelhamos ou cozemos carne ou peixe e acompanhamos com salada ou legumes (pratos mais simples, portanto);

- antes de ir para o trabalho retiro alguns dos ingredientes para irem descongelando e deixo o livro de receitas à mão (caso seja necessário).

««»»

Este planeamento foi uma mudança e tanto! Faço a comida muito mais rapidamente. Não tenho de pensar à última da hora no que quero cozinhar (para além de ficar ansiosa com o assunto, acabava por fazer descongelamentos à pressa ou optava por refeições pouco saudáveis). E o melhor de tudo: sobra-me mais tempo para estar com a família!

Foto: Google images - Autor não identificado

19 comentários:

  1. Muito organizadazinha que tu es! Dá vontade em fazer como tu!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Isso ajuda e muito.
    Eu embora nao cumpra a regras as receitas que preparo para determinado dia, cumpro á semana...faço 7 menus e naquela semana faço os 7.Assim poupo tempo e ansiedade :D

    Como tu msm dizes a ansiedade as vezes custa mais do que tempo que perco a prepara-las

    Beijos Mafalda

    ResponderEliminar
  3. Isso é que é organização! Também ando a tentar organizar-me este ano, para ver se fico com mais tempo e não ando ansiosa por ter pouco tempo para fazer as coisas e toneladas delas para fazer...
    Quanto às compras mensais, também o fazemos cá em casa. Semanalmente, só compramos algum pão ou fruta que falte.
    E os legumes congelados prontos a usar, 5 estrelas! Dão um resultadão!
    :)

    ResponderEliminar
  4. Amiga. Sempre fui organizada e por causa disso, sempre assumi muitas tarefas e dou conta de todas, porque as priorizo e separo um determinado tempo para cada uma delas. Dá certo. Adorei a sua agenda. Beijos.

    ResponderEliminar
  5. Mafalda,
    Excelentes as dicas. Só tenho um probleminha para segui-las: não sei cozinhar (hehehehe...). É incrível mas se bobear não sei nem esquentar água para o chá.Mas vou passar para as minha amigas e irmãs, pois são muitos boas mesmo para a racionalização do nosso tempo, que vale ouro!
    Beijokas,
    Lena

    ResponderEliminar
  6. Mafalda, sou organizada...as vezes até demais!!!Rsrs..

    Ótimas Dicas!!!
    Tenha um Lindo Fim de Semana!!!

    ResponderEliminar
  7. Minha amiga,
    que bom que vc sabe cozinhar,pq eu sou negação na cozinha.
    Quando eu for a Portugal vou querer comer sua comidinha, meu avô era portugues e minha mãe tem muita vontade de conhecer Portugal acho que vou te visitar em breve.rsrsrsrsrsrs

    ResponderEliminar
  8. Adorei as dicas. Realmente, bem interessantes (:

    ResponderEliminar
  9. Como eu te compreendo! Excelentes dicas: este ano também quero adoptar o sistema do planeamento de menus :)

    ResponderEliminar
  10. A organização facilita-nos muito, principalmente, porque não somos só Mulheres trabalhadoras, mas também porque somos Mães, Donas de casa, e Esposas.
    Enfim, VIVA NÓS MULHERES.
    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  11. Sem um plano, o que é fácil torna-se difícil; com um plano, o difícil torna-se fácil .

    Abraço.

    ResponderEliminar
  12. Dicas muito boas Mafalda!

    Eu já congelava a abóbora, mas nunca lembrei de congelar as cenouras ou o feijão verde. Vou experimentar.

    Obrigada pela visita, adorei conhecer teu blog.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  13. BElo post!!

    Belo blog...

    Parabéns!!

    COnvido vc a conhecer minha poesia... Ficaria muito feliz!!! http://mailsonfurtado.com

    ResponderEliminar
  14. Mafalda,
    Você está sumida, ando com saudades de minha amiga virtual além-mar. Hoje li um belo post sobre Figueira da Foz, que é perto de Barcouço e Coimbra. Achei a praia linda.
    Bom domingo e uma semana coberta de bênçãos!
    Bjkas.
    Lena

    ResponderEliminar
  15. Pois também faço isso. Lista, das compras, legumes cortados aos bocados e congelados, comidas mais simples para os dias de semana (em especial a noite) e mais complexas para os fins-de-semana. Poucas tempo e dinheiro. Alias antes de ires as compras aconselho a dares uma vista de olhos pela dispensa. Mesmo assim há dias complicados e entendo que os tenhas mais complicados que eu, porque as pessoas com filhos têm mais responsabilidades.

    ResponderEliminar
  16. Realmente, assim é muito mais fácil!
    Beijinhos *

    ResponderEliminar
  17. Bem verdade minha querida... coisinhas tão simples facilitam-nos em muito a nossa vida;)Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Adorei as dicas :) só acho que não etendi o que significa "ementa", acho muito divertido ir aprendendo as diferenças entre Portugal e Brasil ;)
    bjs e ótima semana

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails