quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Método "To do list"

Já há algum tempo que lia sobre o método "to do list" em blogs como o Aprender e Organizar da Catarina e As Minhas 1001 Ideias da Sarokas.

Devo dizer, que me rendi completamente a este método. O objectivo é fazer uma lista com as tarefas para realizar, colocando em primeiro lugar as mais urgentes. As tarefas devem-se depois ir riscando à medida que vão sendo cumpridas (esta parte dá cá um prazer...).

Eu tinha uma lista gigantesca de tarefas para fazer, o que acabava por me desanimar. Mas reparei que, se registar todas as semanas uma lista de tarefas de menores dimensões é muito mais fácil concretizar um grande objectivo. Por exemplo, se o meu objectivo é eliminar a tralha da minha casa, ao invés de tentar concretizar esse objectivo de uma só vez, é mais fácil para mim arrumar numa semana um roupeiro, um dossier de papelada, etc. e na semana seguinte realizar novamente tarefas de menores dimensões. Na verdade, com a realização destas pequenas tarefas semanais, estou a alcançar os meus objectivos maiores, com muito mais rapidez.

Benditas viagens pela blogosfera, pois esta partilha de ideias, só contribui para o bem-estar de todos nós.

Foto: Google images - Autor não identificado.

11 comentários:

  1. O meu gajo está sempre a dizer-me que eu preciso duma "to do list", pq me esqueço sempre de tudo... Mas raramente faço :P

    ResponderEliminar
  2. E acho que fazes muito bem! eu não vivo sem as minhas listinhas, alias até menciono isso no meu blog, torna a minha vida muito mais fácil.
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  3. Olha que boa ideia. Tenho de ver se faço uma listinha dessas!
    Beijos

    ResponderEliminar
  4. devíamos fazer todos uma lista assim e, quem sabe, a vida seria mais bem aproveitada.

    beijos.

    ResponderEliminar
  5. Mais uma boa ideia! A experimentar.
    Beijos :)

    ResponderEliminar
  6. Que optima ideia! Tenho de adoptar essa prática, porque tambem quero acabar com a tralha em casa, e após arrumar alguma coisa se penso na dimensão do que falta acabo por desanimar.

    Bjos

    ResponderEliminar
  7. Olá!
    claro que não me importo em teres feito referencia ao meu blog!pelo contrário!agradeço! ;)
    as to do lists são de facto fantásticas!
    eu uso este método há já muito tempo e adoro, assim tal como dizes tenho os meus objectivos semanais e não 1 lista gigante!sabe muito bem ir riscando os items cumpridos e tudo o que vier por fora é extra! ;)
    bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  8. Exactamente não vivo sem as ditas e sinto me maravilhosamente quando as consigo cumprir na íntegra... Clara que não me importo por me mencionares...
    Beijokas

    ResponderEliminar
  9. Mafalda,
    Não sei é como e que conseguiste viver tanto tempo sem as benditas das listas!!! Ajudam imenso, fazem com que não percamos o objectivo e a parte do riscar trás uma sensação de dever cumprido!
    Beijocas e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  10. Querida Ana P.,
    nem eu sei. Não ter estas listas francamente só fazia com que demorasse uma eternidade a cumprir tarefas. Agora consigo resultados efectivos, o que está a mudar a minha vida em termos de organizãção e gestão de tempo.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. É o velho método de dividir um grande problema aparentemente insolúvel em pequenos problemas de solução aparente... Usa-se em todo o lado, desde a Estatística à Música.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails