terça-feira, 13 de julho de 2010

Dicas para causar uma primeira boa impressão

Um dos maiores contributos para a nossa felicidade, passa pelos relacionamentos com as outras pessoas. Eu que o diga. Os meus amigos são uma grande fonte de alegria. Afinal dizem-nos aquilo que gostamos de ouvir, escutam-nos quando estamos mais deprimidos, proporcionam-nos momentos de divertimento.

No entanto, quando conhecemos pessoas novas, quer em termos de amizade, quer a nível profissional, nem sempre causamos as melhores impressões, dada a nossa postura, atitude, etc. Encontrei umas dicas interessantes de Gretchen Rubin (escritora que descobri muito recentemente e que também adoptou um Projecto de Felicidade para a sua vida) acerca deste tema, que tentarei reproduzir aqui.

Dicas de Gretchen Rubin para causar uma primeira boa impressão:
- Sorria com mais frequência;
- Incline-se na direcção dos outros, enquanto estes falam;
- Faça perguntas e acompanhe as observações dos outros, e ao fazê-lo, foque-se nas suas opiniões e sentimentos, e não somente nos factos (nota minha: é a chamada empatia, saber colocar-se no lugar do outro);
- Não esteja constantemente a interromper;
- Cumprimente os outros e/ou inicie uma conversa;
- Tente encontrar experiências e interesses comuns;
- Mencione algumas das suas vulnerabilidades e ria-se de si mesmo;
- Tente parecer acessível e caloroso;
- Convide activamente outras pessoas a juntarem-se à conversa;
- Crie um estado de espírito positivo (nota minha: nada de queixumes ou má língua, ok?);
- Coloque energia na sua voz;
- Partilhe observações sobre a vida quotidiana;
- Partilhe as suas paixões e interesses;
- Não se debruce minunciosamente sobre a sua vida, principalmente no que respeita a aborrecimentos (nota minha: não seja chato!);
- LEMBRE-SE: As pessoas dão mais importância às primeiras informações (se você demonstrou interesse ou foi caloroso, ou se, por outro lado, estava distraído e desinteressado), do que à informação posterior, pelo que deve tentar ser o mais encantador possível no início da conversa;
- LEMBRE-SE: A maioria das pessoas estão mais ansiosas por serem consideradas interessantes, engraçadas ou perspicazes, do que que propriamente interessadas em considerá-lo divertido ou saber informações suas (nota minha: enfim, por vezes, somos um pouco egocêntricos...).

3 comentários:

  1. Bom dia querida Mafalda, obrigada pela tua visita ao nosso blog, és sempre muito bem-vinda!
    Vim retribuir a visita e deparo-me com um site que é uma verdadeira lufada de ar fresco, que interessantes são os teus textos. Já adicionei o teu blog aos meus favoritos :-)
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  2. Olá Sofia! Obrigada pelas palavras gentis. Sinceramente são uma motivação para continuar com o blog.
    Confesso que ainda não percebo muito disto(ontem vi-me grega para publicar um comentário no teu blog), mas com o tempo espero melhorar.

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  3. gostei desse post, e do blog no geral. Interessante a sua missão: a busca da felicidade! parece-me que quem tem uma missão dessas na vida, procupa-se em gerar um bom ambiente à sua volta, e inevitavelmente proporciona alegria aos outros. Continuação de uma boa missão.
    Bjs
    Teresa

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails