terça-feira, 14 de janeiro de 2020

Minimalismo nas revistas

Já tive imensas revistas. Contudo, entre 2015 e 2016, desfiz-me da maioria. Guardei somente os artigos que me interessavam (por questões pessoais, mas também porque são boas fontes para artigos do blog). Depois disso, tenho feito um destralhe anual, para manutenção. 

Mas deste grande destralhe, retirei uma aprendizagem. Percebi o que é importante para mim e o que é acessório. Compro de forma mais consciente. Só adquiro revistas se trouxerem novas informações, ou se forem uma fonte de motivação. Há quem nem sequer já compre revistas, optando por ler artigos na Internet. No meu caso reduzi drasticamente aquilo que compro, mas continuo a fazê-lo ocasionalmente, porque ajuda na minha investigação.

Ainda assim, posso dividir as revistas que compro em 2 grupos:
a) aquelas que quero conservar na totalidade: por ex. nas áreas da Psicologia, Saúde e Culinária;
b) aquelas que comprei só porque tinha 1 ou 2 artigos muito interessantes.

Do primeiro grupo comprei muito pouco. Por exemplo, revistas de culinária foram só 2, que abordavam receitas específicas, que não encontrei noutros locais. Guardo-as numa gaveta da cozinha. 

Os artigos das revistas que pretendo manter
são guardados em micas em dossiers. 

Quanto às revistas das quais só pretendo guardar 1 ou 2 artigos, procedo da seguinte forma:

1 - retiro o artigo da revista; 

2 - escrevo no topo do artigo a fonte bibliográfica (assim, se escrever algum texto em que cite algo deste artigo, consigo fazer a referência bibliográfica);

Cada dossier tem um índice,
de modo a agrupar os artigos em sub-categorias.

3 - coloco o artigo dentro de uma mica;

4 - coloco o artigo junto de artigos que abordam o mesmo tema, num dossier. Tenho 4 dossiers para guardar estes artigos:
  • dossier "Felicidade"; 
  • dossier "Saúde & Bem-Estar I"; 
  • dossier "Saúde & Bem-Estar II"; 
  • dossier "Vida Prática". 

Cada um destes dossiers aborda um tema geral (Ex.: Felicidade), e está dividido, com a ajuda de separadores, em sub-categorias (Ex.: o dossier "Felicidade" está dividido em: Felicidade [em geral]; Optimismo;  Auto-estima/Auto-confiança, Sociedades Felizes; etc.).

Quatro dossiers guardam o melhor
de centenas de revistas, adquiridas ao longo dos anos.

Esta organização facilita imenso quando quero encontrar um artigo específico. Para além disso, o espaço ocupado pelas revistas resume-se a 1 gaveta na cozinha, 1 prateleira do móvel da sala e quatro dossiers. Antigamente guardava todas as revistas que tinha comprado quase desde criança. Ocupavam um espaço considerável... 

Claro que há quem nem precise de guardar revistas ou sequer comprá-las. No meu caso, já expliquei porque o faço. Posso dizer que me sinto muito satisfeita com este tipo de organização. É o que funciona comigo! No teu caso, claro que tens de descobrir o que mais se adequa à tua vida. Mas pelo menos, já ficas com uma sugestão.

Fotos: Mafalda S.
.............................................................
"A Felicidade é o Caminho" também está aqui:

2 comentários:

  1. Já é um grande primeiro passo!

    E quem organiza as coisas, organiza a cabeça. Foi o que sempre ouvi!

    ResponderEliminar
  2. Olá Mafalda, as tuas sugestões são sempre bem vindas, são sempre uma inspiração para começar algo.
    Tão bom, obrigada. Beijinhos

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails