terça-feira, 2 de julho de 2019

Como LER pode fazer-te mais feliz


“(…) alimentar o espírito pode ser tão importante quanto alimentar o corpo.
Nuccio Ordine 

Não é segredo para ninguém, que tenho uma paixão enorme por livros. São um daqueles itens que me trazem alegria (como diria a Marie Kondo 😊).

Ainda assim, intrigava-me o facto de me sentir tão feliz quando leio. Até porque na minha pesquisa sobre felicidade, ainda não me tinha deparado com nenhum estudo específico, sobre o poder leitura. Claro que tinha noção que a leitura se pode enquadrar numa daquelas actividades que nos fazem felizes, como por exemplo: actividades de fluxo, actividades relaxantes ou então, actividades que nos ajudam a desenvolver estratégias para lidar com problemas... Mas em Novembro de 2017, quando participei no Desafio "Actividades para a Felicidade" (diariamente realizava uma das actividades que, de acordo com a ciência, aumentam a felicidade), uma actividade sobressaiu: justamente a leitura! Ou seja, algo aparentemente simples, mas que me faz muito feliz.

Decidi entretanto fazer uma pesquisa. Queria saber se existiam estudos, que relacionassem a leitura com a felicidade. Eis o que descobri...

Estudos que comprovam que a leitura te pode fazer mais feliz


Realmente encontrei vários estudos, que associam a leitura a mais felicidade. Destaco os seguintes:

1. Um estudo levado a cabo pela Universidade de Roma III, abrangendo 1.100 pessoas, aplicando formas de medição da felicidade de Veenhoven e escalas como a Diener, concluiu que os leitores se sentem no geral mais felizes e satisfeitos, do que os não leitores. São, em geral menos agressivos e mais optimistas. Sentem que a leitura os torna não só mais felizes, mas também os ajuda a enfrentar melhor a vida. E, o melhor, é que estes efeitos perduram menos depois de fecharem os livros.

2. Um estudo para a Kindle, realizado pela Kelton Global, envolveu 27.305 pessoas de 13 países.  Este concluiu que a leitura nos torna mais felizes (71% das pessoas com hábitos de leitura frequente, sentem-se mais felizes do que os que lêem menos ou nem sequer lêem). Mas ler também nos ajuda na conexão com os outros, melhorando os nossos relacionamentos.

3. Num estudo levado a cabo por uma equipa de neurocientistas da Universidade de Emory, Atlanta, monitorizaram as reacções de 21 estudantes durante 19 dias seguidos. A conclusão foi a de que a leitura reduzia o stress e desenvolvia a inteligência emocional (incluindo capacidades como a empatia), promovia o desenvolvimento psicossocial e o autoconhecimento.

4. Um estudo realizado pelo Centro de Pesquisa em Leitura, Literatura e Sociedade da Universidade de Liverpool (CRILS), concluiu que aqueles que lêem habitualmente tendem a sentir-se mais felizes consigo mesmos e com a sua vida em geral e a criar melhores conexões com os outros. Os livros são fontes de encorajamento para tomar decisões que mudam a vida, são uma das melhores formas de relaxar e reduzir o stress, inspiram  os leitores a cuidar do seu bem-estar em geral e a sentir-se melhor consigo mesmos.

5. Num estudo da Universidade de Sussex, concluiu-se que ler pode reduzir os níveis de stress em 68% e, bastam 6 minutos de leitura, para conseguir esse efeito. Os níveis de stress e a frequência cardíaca dos voluntários foram aumentados previamente, através de uma série de testes e exercícios. Entretanto aplicaram-se uma variedade de métodos tradicionais de relaxamento. A leitura foi o que funcionou melhor! Como referi, os voluntários só precisaram de 6 minutos de leitura para diminuir a frequência cardíaca e aliviar a tensão nos músculos. O mais interessante é que os níveis de stress dos voluntários eram ainda mais baixos do que antes de terem começado a experiência (ou seja, antes de lhes terem aumentado propositadamente os níveis de stress e a frequência cardíaca). Quanto aos outros métodos de relaxamento, a música baixou os níveis de stress em 61%, tomar uma chávena de café em 54%, fazer uma caminhada em 42%, jogar videogames 21% (mas neste último caso, ainda deixou os voluntários com a frequência cardíaca acima do ponto de partida). Portanto, ler funciona melhor e mais rápido que outros métodos de relaxamento!

De que forma ler pode aumentar a tua felicidade


Nisto da «felicidade», mesmo que a ciência já tenha descoberto quais as actividades que a podem aumentar, umas resultam melhores com umas pessoas e outras com outras (para saberes quais as que podem resultar melhor contigo faz este teste). Isso significa que nem todas as pessoas são apaixonadas pela leitura. Mas, nunca é tarde para experimentar...

Deixo-te agora uma lista que explica a forma como ler pode aumentar a tua felicidade (para os «viciados» na leitura: aqui têm uma boa desculpa para comprar mais livros! 😉😂).

1. Aumenta a sensação de felicidade contigo próprio/a e com a tua vida


Isto é possível, porque se verificou que a leitura proporciona efeitos positivos que aumentam a felicidade.

Ela pode ajudar-te a relaxar, a sentires-te mais optimista e satisfeito/a do que os não leitores. Pode ajudar-te a apreciar as pequenas coisas da vida e a desenvolveres a tua inteligência emocional. Mesmo após a leitura, podes sentir-te mais calmo/a e com mais capacidade para enfrentar a vida. Para não falar daquela satisfação boa que é estar num cantinho a saborear um bom livro.

2. Ajuda-te a relaxar



Como referi anteriormente, no estudo da Universidade de Sussex, entre várias formas de relaxamento, a leitura foi a que resultou melhor. E bastam 6 minutos de leitura para começares a sentir esse efeito!

3. Reduz os níveis de stress e depressão
Uma vez que ler proporciona relaxamento, verificou-se que os níveis de stress também descem. A leitura ajuda a aliviar a tensão nos músculos e no coração. Tanto pode ser um escape para os problemas, como te pode inspirar a encontrar soluções. Verificou-se igualmente que quem lê numa base habitual é menos propenso a experimentar sentimentos de depressão (claro que convém não ler obras demasiado pessimistas).

4. É uma forma de te abstraíres da realidade



O mundo real com os seus problemas e desafios, pode trazer-te experiências dolorosas. Mas um bom livro pode ajudar-te! Pode fazer-te emergir numa espécie de «transe prazeroso», semelhante à meditação. Quando abres um livro e deixas o mundo real para trás, a tua imaginação navega para outros mundos. Lugares onde podes acalmar e escapar das tensões do quotidiano.

5. Podes viajar sem saíres do teu lugar
Ler é uma das melhores formas de conhecer o mundo sem sair do lugar. Nem sempre é possível viajar fisicamente, mas a leitura proporciona-te sensações e dá-te informações que transportam a tua mente para outros lugares.

6. Ajuda-te a lidar com a realidade


Um livro de não-ficção pode dar-te a informação necessária para entenderes o mundo, as coisas que acontecem e o que pode ser feito. Acabas por ficar mais preparado/a para tomar decisões. Mas se és mais adepto/a da ficção, esta também pode ajudar. As situações e problemas que as personagens enfrentam, podem trazer valiosas lições, que te ajudarão a enfrentar a vida real.

7. Dá-te motivação e inspiração para melhorares a tua vida


Os livros encorajam-nos a tomar decisões que melhoram a nossa vida. Num estudo, pessoas relataram que, por inspiração de um livro, adquiriram um novo estilo de vida, mudaram de área profissional, terminaram um mau relacionamento, viajaram ou adoptaram um novo hobby.

8. Contribui para que tenhas uma auto-estima saudável



Quando navegamos nas redes sociais, por vezes sentimo-nos mal connosco próprios/as. É que parece que a vida das outras pessoas é sempre mais perfeita: têm a casa perfeita, a família perfeita, o corpo perfeito... Claro!... Por norma, só mostram o que têm de melhor. Mostram aquela viagem fantástica, mas ocultam a chatice que foi ter esperado em filas enormes, ou quando a comida não foi tão saborosa, ou quando os miúdos passavam o tempo à briga.

Os livros, pelo contrário, permitem-te ver o lado bom e mau da vida. São mais realistas! As personagens têm as suas qualidades, mas também têm defeitos. As suas vidas estão longe de ser perfeitas. Podem ser uma inspiração e ajudar-te a sentires-te melhor contigo mesmo/a. Podem mostrar-te que não há problema em cometer erros, em não ser perfeito/a e que, certamente, a tua vida também tem coisas positivas.

9. Inspira-te a cuidares de ti mesmo/a
Ainda na lógica de que os livros nos encorajam a tomar decisões, que melhoraram a nossa vida, várias pessoas relataram que foram estes que as inspiraram a cuidar melhor de si. Passaram a cuidar mais da sua saúde, melhoraram a alimentação, começaram a meditar, iniciaram a prática de exercício físico, etc.

10. Melhora a forma como te relacionas com os outros


Verificou-se que a leitura pode melhorar os relacionamentos, devido aos seguintes aspectos:
- os livros estimulam-nos a ter conversas significativas, o que ajuda a criar conexões profundas com outras pessoas;
- ajudam-nos a cultivar a empatia. Como nos colocamos na mente das personagens, conseguimos compreender melhor o que sentem ou porque agem os outros de determinada maneira. Isto ajuda-nos a percebê-los melhor e a interagir de forma mais compreensiva;
- motivam-nos a sair de maus relacionamentos e/ou a evitar pessoas que não nos fazem sentir bem;
- no geral, torna-nos menos agressivos/as.

11. Ajuda-te a conhecer pessoas com os mesmos gostos


Falo por mim! Eu não gosto de falar (mesmo) da vida das outras pessoas, ou de estar com críticas constantes. É algo com que não me identifico e sinceramente até me enerva. Mas há hora de almoço no trabalho, especialmente com uma colega, as conversas iam quase sempre acabar em torno de livros que nos inspiravam. Quantas sugestões de leitura não partilhámos... e hoje, apesar de vivermos a km's de distância ainda enviamos mensagens com sugestões de livros. Nas próprias redes sociais conheci pessoas interessantes que vão dando opinião acerca dos livros que lêem (já comprei muitos livros, seguindo estes conselhos).

Podes seguir pessoas no Instagram, podes fazer parte de um grupo no facebook, seguir um blogger ou um youtuber. Isso permite-te interacção e partilha de ideias, com pessoas com os mesmos interesses que tu. E, acredita, estas conexões aumentarão a tua felicidade.

12. Pode tornar-te mais tolerante e menos preconceituoso/a
Claro que depende do tipo de livro, mas no geral, os livros podem levar-te a ter uma mente mais aberta, o que também contribui para a felicidade. Há inclusive um estudo publicado no Journal of Applied Social Psychology sobre os leitores de Harry Potter. O mesmo revelou que os leitores se tinham tornado mais tolerantes e menos preconceituosos.

13. Dá-te coragem para dizeres «Não!» ao que não te faz feliz


Dizer «Não!» pode ser difícil, mas a leitura costuma aumentar a capacidade para o fazer. No estudo da Kelton Global (que referi anteriormente), uns incríveis 70% dos leitores admitiram ter optado por ler ao invés de sair. É mais comum aos leitores cancelarem planos ou actividades sociais que não lhes interessam, para terem tempo para ler. Não que não tenham vida social, mas porque tendem a dedicar mais tempo às pessoas mais importantes da sua vida (ainda que vejam os próprios livros com «um amigo»!).

14. Ajuda-te a dormir melhor
Experimenta fazer o seguinte: desliga todos os aparelhos electrónicos e vai para a cama uma hora mais cedo... mas com um bom livro! Não escolhas uma leitura demasiado excitante, a ideia é relaxares.

A leitura ajudar-te-á a entrar num relaxamento profundo. Isto faz com que tenhas sono mais rápido e com que durmas melhor.

15. Inspira-te a comprometeres-te com objectivos



O comprometimento com objectivos é algo que a ciência provou que pode aumentar a felicidade. E os leitores, cada vez querem dedicar mais tempo à leitura, acabando por estabelecer metas. Uns propõem-se a ler x livros por ano, outros n páginas por dia... não importa, o que interessa é que há medida que vão ficando mais perto da sua meta, a sua felicidade vai aumentando. O mais incrível é que em alguns países, verificou-se que as pessoas propunham-se mais a objectivos de leitura do que por ex. a perder peso.

««»»

Em suma, ler pode fazer-nos mais felizes e contribuir para um mundo melhor. Um mundo onde as pessoas são mais tolerantes e sentem mais empatia pelos outros, mas também onde têm uma motivação extra para agir. Se não gostas de ler, já pensaste sequer em tentar? Nunca se sabe o que a leitura pode fazer por ti...

Boa semana!

Fotos: 1.ª 5598375; 2.ª Yuri B; 3.ª Jill Wellington; 4.ª Stock Snap; 5.ª Alisa Anton (Visual Hunt); 6.ª Mystic Art Design; 7.ª Raw Pixel; 8.ª Kaboom Pics; 8.ª Sílvia Rita; 9.ª 2081671; 10.ª Stock Snap; 11.ª Sandra 363; 12.ª Morning Bird Photo.
.............................................................
"A Felicidade é o Caminho" também está aqui:

2 comentários:

  1. Apenas um comentário: "... aqui têm uma boa desculpa para comprar mais livros!". Ler não tem de ser sinónimo de "comprar livros". Explorem bem as bibliotecas municipais que tenham ao vosso dispôr. Vão-se surpreender com o que podem ler (quantidade e qualidade) sem gastar dinheiro nem acumular mais objetos em casa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é um facto! Antigamente, também era frequentadora assídua de bibliotecas. Hoje opto por comprar, mas somente o que sei que vou ler e reler. A mim, dá-me mais jeito comprar, porque compro mais livros de não ficção que uso como ferramentas de trabalho. Logo, sublinho, faço anotações, etc. (isto para futura consulta, pois facilita na localização dos assuntos). Aquela frase foi só para introduzir um pouco de humor num texto mais sério.
      Outro ponto, é que sou fã do minimalismo. No entanto, os livros são os únicos objectos que não destralho, porque não compro qualquer coisa e porque me trazem realmente muita alegria.
      Assim, creio que essa é uma questão pessoal, do uso que vamos dar aos livros.

      Eliminar

Related Posts with Thumbnails