quarta-feira, 3 de abril de 2019

Exercício: 10 coisas pelas quais sentes gratidão



"O quão feliz é uma pessoa depende da profundidade 
da sua gratidão."
 John Miller

A nossa vida, por vezes, com demasiada frequência, é uma correria. As coisas bonitas, os pequenos milagres do dia-a-dia, acabam por passar-nos ao lado, sem que os valorizemos verdadeiramente. 

Mas já paraste para pensar que mesmo as coisas mais corriqueiras, podem ser especiais se as olhares com «olhos de gratidão»? Se parares para reflectir, verás que tens muita coisa boa na tua vida.  Ao invés de te focares no que corre mal ou no que te falta, tenta valorizar o «bom» e estarás a plantar em ti mesmo/a, pequenas sementes para a felicidade. 

Existem estudos que indicam que o sentimento de gratidão pode aumentar a felicidade em cerca de 25%. Por isso, hoje proponho-te a parares um pouco para reflectires no que tens de bom e realizares o seguinte exercício de gratidão:

Exercício: 10 coisas pelas quais sentes gratidão
Material necessário - 1 caneta e um papel (podes inclusive escrever no teu diário ou agenda);

Instruções 
a) Reflecte sobre o que tens ou o que aconteceu de bom da tua vida: podem ser as pessoas que tens à tua volta, aquela viagem que fizeste ou o simples cheiro do café pela manhã. Não importa, o que interessa é que seja algo que te ponha um sorriso no rosto. 
b) Depois disto, regista as 10 coisas pelas quais sentes gratidão, que te fazem sentir feliz e fazem a tua vida valer a pena.
c) Guarda esta lista. 
d) Sempre que te sentires mais em baixo ou simplesmente queiras trazer energia positiva ao teu dia, recorre a esta lista, relendo as 10 coisas que tens de bom.

A minha lista de 10 coisas pelas quais me sinto grata


Eu própria realizei este exercício, que agora partilho contigo. Eis as 10 coisas pelas quais sinto uma imensa gratidão:

1 – A minha família. Fico feliz com cada gracinha do pequenino, como a filhota mais velha é uma criança inteligente e responsável, com as brincadeiras entre ambos... com o próprio milagre da vida. Também me sinto imensamente feliz por ter ao meu lado o amor da minha vida, sempre tão carinhoso (acho um verdadeiro milagre como é que com tanta gente que há no mundo, duas pessoas se apaixonem justamente uma pela outra). Mas tenho de incluir aqui a minha querida tia N., é uma bênção tê-la na minha vida! Hoje já com 94 anos, continua super-lúcida, muito positiva (apesar das limitações físicas) e super-inspiradora.

2 – A minha vontade de aprender e querer melhorar enquanto pessoa. Mesmo que tenha fases complicadas, é impressionante como mantenho a motivação. Tenho uma sede insaciável pela aprendizagem, por querer ser a melhor versão de mim mesma. E o melhor, é que me divirto nessa jornada.

3 – Ter fé. Como já disse por diversas vezes, não acredito em religiões, mas tenho fé em Deus, num Ser Superior. E isto não se explica, simplesmente sente-se. Costumo agradecer a Deus quando me acontece algo de bom e também lhe peço ajuda quando preciso. Acho que o facto de acreditar que a vida não é só isto, me fez aguentar melhor as perdas - principalmente da minha mãe e da minha irmã.

4 – Ter alguns momentos só para mim pela manhã. Geralmente levanto-me cedo (mesmo ao fim-de-semana). Adoro aqueles momentos só meus. Mesmo que durem só um pouquinho, é super-agradável tomar o pequeno-almoço enquanto assisto o nascer do sol, ouço os passarinhos e me envolvo em algum livro. Parece que estes momentos me energizam para o resto do dia.

5 – Os meus livros. Sou uma autêntica bibliófila. Colecciono livros, é a minha paixão. Leio e releio-os com um prazer inexplicável. Cada minuto de leitura, é quase sempre um momento de felicidade a mais na minha vida.

6 – A paisagem ao meu redor. Sinto-me abençoada por ter varandas para o nascer e para o pôr-do-sol. Certa noite, eu e a Letícia estávamos na varanda a assistir ao maior eclipse lunar do século XXI. Colocámos uns almofadões no chão e só aí me apercebi em como da minha varanda, também é lindo ver o céu repleto de estrelas e luar, sem a interferência das luzes da cidade (se estivéssemos sentadas ou em pé mudava completamente esta percepção). Por isso, a beleza, por vezes está mesmo ao nosso lado.

7 – Os passeios que fazemos. Aqui incluo não só as viagens a alguma floresta encantadora ou à beira-mar, a um palácio ou museu, mas também os passeios na minha cidade (mesmo que seja num parque ao lado de casa). Gosto de passear, de saborear cada detalhe. Observar as plantas da floresta e o cheiro a maresia, saber a história do tal palácio ou a quem pertenceu aquela peça de museu, de olhar com encantamento o rio de águas reluzentes e as casas típicas da minha terra. Longe ou perto, um passeio é algo que me fascina e parece que mesmo que passe no mesmo lugar, descubro sempre algo novo.

8 – A comida. Sim, para mim a comida é um prazer. Não sou pessoa de comer grande quantidade, mas gosto de conhecer novos sabores e também aprecio os pratos mais tradicionais. E que sorte nós, os portugueses, temos! A nossa comida é deliciosa! Gosto também do prazer de cozinhar, especialmente quando tenho mais tempo. Experimento com frequência novas receitas. Também tenho um fraquinho por programas de culinária. Assisto pouco, mas quando o faço é muito agradável.

9 – Ouvir as minhas músicas favoritas. Se há coisa que eleve o meu ânimo, é pôr uma música agradável a tocar. Por vezes coloco-a tipo música de fundo, agradável, enquanto faço qualquer outra coisa. E tudo fica mais leve...

10 – Quando tenho tempo para cuidar de mim. Isto é tão difícil! Raramente consigo uns minutos que sejam, sem ser interrompida. Mas quando consigo, é tão bom!... Uma coisa que gosto é por exemplo tomar uma banho de imersão, pôr uma máscara de beleza no rosto e acender umas velas... Sinto-me outra.

««»»

Ok, deixei-me ir ao escrever esta lista. Não precisas de entrar em tantos detalhes (ou se quiseres podes, depende de ti). O importante é que saibas, que valorizar estas coisas te pode deixar mais feliz. Muitas vezes, a felicidade reside nos pequenos milagres que acontecem todos os dias.

Fotos: Mafalda S.
.............................................................
"A Felicidade é o Caminho" também está aqui:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails