terça-feira, 20 de novembro de 2018

O meu grande objectivo para 2019


Este ano, desde Abril, tem sido particularmente complicado. Tenho sentido alguma falta de controlo sobre a minha própria vida. Têm surgido «imprevistos» constantes, que me têm trazido grandes dificuldades na gestão de tempo. Sinto essa falta de equilíbrio - tão imprescindível ao bem-estar.

Decidi por isso, que o meu grande objectivo para 2019, será a gestão de tempo. O objectivo deste ano foi o de levar uma vida mais verde e até tem corrido bem. Planos anteriores também melhoraram a minha vida. Por isso, nada melhor do que me concentrar na maior necessidade do momento: uma gestão eficaz do tempo.

Para começar, vou ler ou reler os principais livros que tenho sobre o assunto. Mesmo que algumas ideias já aplique, é bom relembrá-las. É igualmente positivo descobrir ideias novas, testar coisas que não havia experimentado. A meta é encontrar uma «fórmula», não mágica, mas que se adapte às minhas necessidades, que me permita reencontrar algum equilíbrio.

Os meus «auxiliares» serão estes:


1 - "GTD - Fazer Bem as Coisas" de David Allen - O livro sobre o método do GTD (Getting Things Done). Só li até meio. Contudo, creio que este é o que apresenta em mais detalhe um verdadeiro sistema de gestão de tempo. Ofereceram-me a nova versão deste livro e vou lê-la primeiro, afinal traz algumas melhorias relativamente ao primeiro livro.

2 - "Gestão de Tempo para Mulheres (Muito) Ocupadas" de Maria José Núncio - É a minha leitura actual. A autora, socióloga, explica as razões da falta de tempo das mulheres nos dias de hoje e o que cada um pode fazer para ir mudando mentalidades. Traz diversas dicas para aplicação pessoal. Ok, um pouco básicas, mas úteis, se aplicadas na prática.

3 - "Tempo para Tudo - Organização e Gestão Pessoal" da DECO - Já havia falado deste livro aqui. Apresenta várias ideias para gerir o tempo e simplificar a vida, em diferentes áreas (trabalho, vida familiar, finanças pessoais, etc.).

4 - "O seu Tempo vale Ouro" de Alberto Pena - Este, não li. Mas aborda a gestão de tempo essencialmente da perspectiva da produtividade. Fala de coisas como focalização, método, organização, etc.

5 - "Vida Organizada" de Thaís Godinho - Bem... adorei este livro (falei dele aqui). Neste a autora propõe que reflictamos sobre os objectivos que queremos para a nossa própria vida. Com base nisso, sugere-nos várias técnicas para gerirmos o nosso tempo, de modo a alcançarmos esses mesmos objectivos. De notar que a autora é uma grande defensora do método GTD, pelo que este é várias vezes abordado ao longo do livro. 

6 - "Seja Dona do Seu Tempo" de Christian Barbosa - Escrito por um especialista em Gestão de Tempo e produtividade. Desenvolveu o seu próprio método, a «tríade do tempo», e adaptou-o neste livro às dificuldades sentidas pelas mulheres.

Espero que a mudança comece por aqui, pelos livros. Pelo menos já me sinto motivada!

Fotos: 1.ª StockSnap; 2.ª Mafalda S.
.............................................................
"A Felicidade é o Caminho" também está aqui:

2 comentários:

  1. Olá Mafalda,

    É um dos meus grandes problemas no momento: organizar melhor o meu tempo! Sou muito organizada mas, como tenho muitos interesses, não consigo fazer tudo o que quero nem com a qualidade que quero.

    Boas leituras e partilhe aqui o que descobrir!

    Beijinhos
    Margarida
    https://minhacasadopatio.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Olá! Não conhecia o teu blogue, encontrei-o por acaso e gostei, vou começar a acompanhar. Assim como tu, um dos meus principais objetivos para 2019 é saber gerir o tempo, tenho andado à procura de livros que possam-me ajudar nessa tarefa, alguns que referiste já conhecia e outros ainda não. Estou muito curiosa com o "Seja Dona do Seu Tempo", vou colocar na wishlist para comprar.

    Obrigada por todas estas recomendações, beijinhos <3

    http://thelittleangieblog.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails