quinta-feira, 13 de outubro de 2016

2.º Hábito a adquirir: aumentar os meus conhecimentos relativos a alimentação saudável


Adquirir conhecimentos, não é para mim um sacrifício. É antes uma paixão. Suspeito por isso que adquirir o hábito de aumentar conhecimentos sobre alimentação saudável, vai ser uma tarefa relativamente agradável. (Nota: este objectivo decorre de uma série de aprendizagens que fiz nas férias e que explico neste post).

Porquê a necessidade de aumentar os conhecimentos sobre alimentação saudável?
Porque nem sempre é fácil abrir um livro de receitas e encontrar refeições saudáveis. Há dias folheava uma revista de culinária e a ausência de legumes nos pratos era gritante. Para não falar da quantidade de sobremesas carregadas de açúcar. Se não soubermos confeccionar pratos mais saudáveis, óbvio que fica mais difícil alimentarmo-nos bem.

Pela necessidade que sinto em saber mais e porque o mundo da alimentação saudável é algo novo para mim, preciso mesmo de ler sobre o assunto. Apesar de conhecer o básico, não sei por exemplo quais são e como se utilizam determinados ingredientes de uma cozinha mais saudável. Ok, posso até comprar arroz integral. Mas como se confecciona? Qual a proporção de adoçante, se utilizar outro «açúcar» que não seja o de cana? Em que pratos posso utilizar quinoa? etc., etc. 

Para já o objectivo é mesmo aprender. Depois, quero fazer experiências cá em casa. Descobrir o que mais nos agrada e o que nos faz sentir bem. Mas o importante mesmo é que a minha família se alimente de forma mais sã.

Por onde começar?
Praticamente todos os livros de culinária saudável (vegetariana ou não) incluem pelo menos um capítulo onde explicam quais os ingredientes a ter na despensa, como prepará-los, qual o seu valor nutricional... É essa a informação que quero ler, desde já. 
Os meus "manuais de instruções"
para uma alimentação saudável

Dos livros que tenho em casa, que contêm essa informação, os que me parecem mais completos são os seguintes:
- "Natural - O grande livro da Cozinha Vegetariana" da Joana Alves (o que estou a ler de momento);

Depois disto, creio que será mais fácil fazer este percurso.



E quanto ao 1.º hábito a que me propus? Qual o ponto de situação?
O 1.º hábito a que me propus foi o de beber chá verde diariamente, uma bebida cheia de benefícios para a saúde. E... não é que infelizmente (com muita pena minha!) tive de desistir da tentativa de adquirir esse hábito? 

Quem me conhece sabe que não sou pessoa de desistir, mas há uma explicação para isso. É que recebi o resultado de umas análises e não é que me incluo no grupo para quem o chá verde está contra-indicado? É que se constatou um mau funcionamento da tiróide, por isso, não vou poder beber o chá diariamente.

Paciência! Não é o fim do mundo. Há imensas opções saudáveis por aí. E, vendo pela positiva, agora é o meu marido que bebe o chá todos os dias.

««»»

Regresso agora ao meu livro, aquele de receitas da Joana Alves. E fixo-me nestas palavras:
"Ao prazer de cozinhar
acrescentei-lhe uma enorme vontade de aprender mais sobre nutrição
e o incrível poder da alimentação no nosso bem estar.
(...)
Agora quero continuar a crescer e a estudar..."
É também esse o meu intento.

Fotos: 1.ª pineapplesupplyco; 2.ª Mafalda S.
.............................................................
"A Felicidade é o Caminho" também está aqui:

6 comentários:

  1. Sou também apologista de uma alimentação saudável, com poucos temperos, pois, se assim não for, o meu estômago 'reclama' imediatamente e fico mesmo doente. No entanto, a minha dificuldade é, diversas vezes, encontrar legumes de boa qualidade nas superfícies comerciais.

    Votos de um Saudável e Feliz resto de semana.

    ResponderEliminar
  2. Mafalda, espero que goste da dica abaixo, e quem sabe, podes procurar outro chá para não ficar sem seu hábito!

    Beijos

    http://lacucinetta.com.br

    ResponderEliminar
  3. Um mundo maravilhoso e tão vasto. Quanto mais descubro mais vontade tenho de aprender. Excelentes livros que tu já aí tens!! Beijinhos 🙏❤

    ResponderEliminar
  4. É realmente um mundo, a alimentação saudável, que me começa a despertar muito interesse ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails