quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Doença e mudança de estilo de vida


Não tenho vindo aqui, porque mais uma vez ando doente... já há 3 semanas. Tudo começou com um semana inteira com febre de 39.ºC. Deixei arrastar a situação, até que tive mesmo de ir ao médico. Já vou no segundo antibiótico, tenho um pulmão com secreções e alguma falta de ar... Mas como é habitual em mim, tento tirar proveito do que de mal me acontece para transformar em algo de bom.

A verdade é que o facto de estar doente e de adoecer com frequência, me fez tomar consciência de que tenho mesmo de tomar medidas. Preciso de reforçar o sistema imunitário, o meu e o da minha família. Tenho essencialmente de apostar na prevenção.

O que quero mudar, para já, são dois pontos essenciais: 
1.º) o tipo de alimentação (quero assumir um compromisso de consumir mais legumes e mais produtos biológicos - estes últimos são difíceis de encontrar na minha cidade, mas hei-de descobrir onde os adquirir);
2.) passar a fazer vacinação contra a gripe (a médica disse-me que esta é essencial, e que só costuma falhar quando já temos o vírus no organismo - daí que por vezes há pessoas que levam a vacina e apanham uma gripe fortíssima - mas só porque já tinham o vírus com elas).

Para além disto, cada vez são mais os casos de pessoas à minha volta, com cancro. Sinceramente, quero prevenir este tipo de doença. Esta semana faleceu uma amiga da minha mãe e pus-me a pensar como num raio relativamente próximo há ou houve tantas pessoas com esta doença. A minha própria mãe faleceu de cancro, os meus dois sogros também, a mãe da minha melhor amiga já foi submetida a 2 cirurgias. No meu prédio, onde viviam 5 famílias, em 2 delas faleceu um membro e tenho uma outra vizinha que está com problemas. Portanto, de 5 famílias, só 2 estão saudáveis (felizmente, a minha, inclui-se neste último grupo). Acho que é um valor francamente elevado de pessoas doentes.

Estou por isso inspirada para fazer mais uma mudança de vida. Quero ler novamente o livro Anti Cancro do David Servan-Schreiber e experimentar receitas mais saudáveis (sumos detox, novos acompanhamentos de legumes e receitas vegetarianas). Já encontrei até blogs/sites onde me inspirar (se conheceres outros, partilha):
- o S de Salada da Sara;
- o Not Guilty Pleasure da Patrícia;
- o The Love Food da Maria; 
- o ShareCare (site associado ao Dr.Oz e ao seu colega Dr.Roizen).

Uma alimentação e vida mais saudável não se irão concretizar de um dia para o outro. Quero por isso dar passinhos menores, mas consistentes. Vou igualmente avaliar a situação cá de casa, apontando sempre que ficamos doentes, para verificar se melhoramos em relação a outros anos. Claro que conto ir partilhando convosco, esta minha nova aventura.

Por agora resta-me desejar que fiques bem por cá. Quanto a mim, vou ver se recupero (de uma vez por todas!).

««»»
Actualização:
Aproveito para divulgar outros blogs sobre esta temática, sugeridos por uma leitora:
http://www.eatlovewithlove.com/
http://nemacreditoqueesaudavel.blogspot.pt/

Um outro livro que também pretendo ler e que até já tenho cá por casa:
"Os Segredos das Pessoas que Nunca Ficam Doentes" de Gene Stone.

As sugestões da Nany. Obrigada!
http://diariodeumadietista.com/
http://ohsheglows.com/
http://santamelancia.blogspot.pt/
http://glutenfree.pt/

Outra sugestão, de duas amigas (a história da autora, Ella Woodward, é mesmo fascinante):
http://deliciouslyella.com/ e o livro: "As Delícias de Ella".

A sugestão da Margarida. Mais uma vez, obrigada!
http://anagalvao.pt/

As sugestões da Marta Chan. Thanks!
http://dicasdaoksi.blogs.sapo.pt/
http://compassionatecuisineblog.com/
http://greenfoodveg.blogspot.pt/
http://veganaos30.blogspot.pt/
http://acozinhaverde.blogspot.pt/
http://tofuemuitomais.blogspot.pt/
http://www.nemacreditoqueesaudavel.blogspot.pt/
http://cultopelocorpo.blogspot.pt/

Foto: yooperann
...........................................
Sabe mais sobre o meu dia-a-dia:

19 comentários:

  1. Olà,

    Antes de mais desejo-te as rápidas melhoras.

    Fica aqui mais umas dicas de blogs

    http://www.eatlovewithlove.com/

    http://nemacreditoqueesaudavel.blogspot.pt/

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela partilha. Vou divulgar acima, no post.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. As rapidas melhoras Mafalda. Sim vai contando tudinho:) tambem tenho o anticancro li e reli mas não se torna facil mudar habitos com a minha familia!! Conto consigo para novas dicas;)

    ResponderEliminar
  3. Olá, bom dia! Gostei do seu blog. Também partilho a sua filosofia de vida- tudo passa tão rapidamente que acabamos por perceber, por vezes tardiamente, que o que vale realmente a pena é muito simples, singelo mesmo. Desde 2000 que a vida na minha casa mudou; a mudança começou com um linfoma e prolongou-se com uma doença neurológica. Pelo caminho, descobri os efeitos adversos dos químicos no organismo e voltei-me para os produtos naturais, alimentação simples, com reforço de frutos e legumes diversos. Contra todas as expectativas, os resultados estão à vista. Não desista e seja feliz. Se precisar, podemos trocar informação.
    Vó Nina

    ResponderEliminar
  4. As melhoras rapidas Mafalda :)
    E tal como tu não fico indiferente ao que se passa á minha volta .
    Aqui e com calma vou seguir o teus links e aprendendo vamos .
    bj
    Lulu

    ResponderEliminar
  5. Eu me identifico pois também estou trilhando essa busca, de uma vida feliz e mais saudável, reavaliando profundamente nossos hábitos alimentares, buscando me aproximar das coisas que a natureza oferece em abundância (frutas, legumes) e diminuindo os alimentos processados e industrializados. Você tem uma energia incrível e com certeza esses momentos te fortalecerão. Melhoras.

    ResponderEliminar
  6. Querida Mafalda!

    Infelizmente o cancro é a doença da 'moda'.

    Desejo rápidas melhoras e que possa continuar a presentear-nos com as suas brilhantes sugestões.

    Bjinho

    ResponderEliminar
  7. Rápidas melhoras.
    Obrigado pela partilha.
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. E aqui fica o meu contributo:
    http://diariodeumadietista.com/
    http://ohsheglows.com/
    http://santamelancia.blogspot.pt/
    http://glutenfree.pt/
    Agora tenho é de por em prática lá em casa e educar aqueles palatos

    ResponderEliminar
  9. Rápidas melhoras, por vezes apesar de fazermos "tudo bem" adoecemos na mesma, boa sorte na tua pesquisa e implementação na tua vida.

    ResponderEliminar
  10. As melhoras!!! Eu faço auto-hemoterapia e para mim é o ideal para reforçar o sistema imunológico!!! Há quem não concorde ....por aqui resulta muito bem! Já existem muitos sítios onde fazem! Desejo tudo de bom! Maria Helena

    ResponderEliminar
  11. Há uns tempos que queria comentar algo sobre a assunto de alimentação saudável e sobre o blog.
    É o único que sigo e gosto, já o disse uma vez. Mas a meu ver tinha uma lacuna, que era: na procura de felicidade um facto importantíssimo( para mim o mais importante ) é a saúde, que passa por uma alimentação saudável e no blog não falavas muito disso. Mas de que serve comer mais fruta e legumes se eles estiverem carregados de de QUÌMICOS? Portanto os produtos biológicos são o caminho. Por todo o país há mercadinhos e entrega de cabazes. Nas grandes superfícies são caros e vêm do estrangeiro, portanto pouco frescos.
    Há muito que tenho a intuição que o cancro tem cura. A indústria farmacêutica é que não deixa avançar ,pois ganha milhões com os tratamentos. Um estudo de uma cientista russa "TAMARA LEBEDEWAS"(pesquise) veio fortalecer a minha intuição.A tese dela é que o cancro é provocado por um parasita( ao contrário da pesquisa oncológica) que ataca sistemas imunológicos fracos. Vou ler um livro dela, depois partilharei o essencial.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão, há algum tempo que não falava de questões de saúde. Já o fiz no passado, mas recentemente andava meio «esquecida» do assunto (mas voltei-me a entusiasmar bastante por este tema e até já comecei a introduzir mudanças ao meu estilo de vida).
      Quanto ao que dizes da indústria farmacêutica, infelizmente, eles precisam de nós doentes, para poderem sobreviver...
      No que respeita ao estudo da Dr.ª Tamara é que não consigo concordar, especialmente porque já li imenso sobre este assunto e tomei conhecimento de dezenas de estudos. São várias as fontes que nos agridem, que levam o nosso organismo a produzir determinadas substâncias, que em última instância criam o ambiente propício ao desenvolvimento de cancro (se não estivéssemos tão sujeitos a estas «agressões» ambientais - produtos de limpeza e higiene, alimentos cheios de químicos, stress excessivo, etc. - o nosso organismo conseguiria responder muito melhor às células defeituosas que no fundo todos criamos... a questão é que algumas são logo atacadas, mas quando encontram condições «ideais» multiplicam-se, criam vasos sanguíneos para se «alimentarem» e assim surge um tumor).
      Prometo que daqui por diante, falarei mais sobre este assunto. E obrigada pelo teu contributo!
      Beijinho

      Eliminar
    2. Obrigada, Mafalda e as melhoras. Procuro pessoas como tu, que não sendo nem médicos, nem biólogos,nem químicos, pesquisam "por sua conta e risco" a cura para doenças , ou pelo menos como preveni-las.Lembro-me sempre de um filme dos anos 90 em que foram os pais, "leigos" na matéria, que desenvolveram um óleo para o filho, tendo ficado conhecido como " o óleo de Lorenzo". Podes crer: a cura para o cancro vai ser encontrada por um "leigo" que não "lacaio" da indústria farmacêutica. Os "profis" estão á partida muito condicionados. Na Agrobio podes pesquisar os produtores bio da tua zona.Sucesso!

      Eliminar
  12. A indústria farmacêutica mata mais que a bomba atómica, com a agravante de nos torturar primeiro(quimioterapia) e depois nos matar devagar...

    ResponderEliminar
  13. As melhoras, Mafalda! Gostei de ler o post! Vou consultar os links que deixas, muito obrigado!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Aqui vão mais uns quantos blogs com receitas deliciosas e saudaveis:

    http://dicasdaoksi.blogs.sapo.pt/

    http://compassionatecuisineblog.com/

    http://greenfoodveg.blogspot.pt/

    http://veganaos30.blogspot.pt/

    http://acozinhaverde.blogspot.pt/

    http://tofuemuitomais.blogspot.pt/

    http://www.nemacreditoqueesaudavel.blogspot.pt/

    http://cultopelocorpo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails