terça-feira, 9 de setembro de 2014

Anti Cancro, um livro que todos deveríamos ler

Este é um daqueles livros que fez com que mudasse uma série de hábitos na minha vida. Sinceramente, quero relê-lo, porque acho que vale mesmo a pena.

O autor, David Servan-Schreiber foi um médico doutorado em Ciências Neurocognitivas e investigador. Tudo mudou na sua vida, justamente quando faltou um dos voluntários, para uma das suas experiências de investigação ao cérebro. Assim sendo, ele próprio se disponibilizou para ser «cobaia». Fizeram-lhe uma ressonância magnética e foi assim que descobriu que tinha um cancro agressivo (cuja percentagem de sobrevivência era inferior a 2%). Na altura tinha 31 anos de idade.

Face a este problema Schreiber constatou que em quase todos os cancros havia uma maior ou menor percentagem de pessoas que conseguiam sobreviver. Começou a investigar tudo o que justificava essa sobrevivência, analisou centenas de estudos científicos e a par dos cuidados médicos, mudou radicalmente o seu estilo de vida.

Schreiber acabou por falecer com o dito cancro agressivo, uns incríveis 19 anos depois, aos 50. E, na minha modesta opinião, muito por causa da edição deste livro. No seu derradeiro livro, o "Antes de Dizer Adeus" ele revela que após ter escrito o "Anti Cancro", começou a ter uma vida frenética. Chegava a estar em vários países numa só semana, para discursar em congressos. Não se arrependeu de o ter feito, apesar disso lhe ter encurtado os anos de vida. Morreu feliz, apesar de tudo. Na altura tive imensa pena, pois foi uma mente brilhante que se foi.

Ao longo do livro, o autor revela-nos uma série de estudos científicos sobre o assunto e relata casos de pessoas que passaram por este problema (aprecio estes livros que explicam tudo à luz da ciência). Fala de um novo estilo de vida que no fundo ajuda a prevenir o cancro (afinal estima-se que só cerca de 5% do cancro é hereditário), ou que quando o problema já existe, é um complemento aos tratamentos médicos.

Schreiber fala-nos dos alimentos que poderão causar/prevenir o cancro (incluindo alimentos especificamente anti-cancerígenos), dos produtos domésticos e de beleza a evitar/adoptar, da forma como a nossa mente ou forma de pensar pode ajudar/prejudicar o nosso corpo, da importância de meditar/orar/relaxar, da importância do exercício físico, etc., etc. Tudo isto complementado por uma série de gráficos/imagens para melhor percebermos o que o autor escreve.

Foi este o primeiro livro que me chamou a atenção para os benefícios da meditação na saúde. Foi a partir daqui que passei a beber leite biológico, a usar produtos de limpeza ecológicos e a comprar produtos de higiene/beleza da The Body Shop. Mas tenho um longo caminho a percorrer... Quero reler este livro, porque deveria melhorar a minha alimentação (incluir mais vegetais, consumir mais produtos biológicos - o que não é fácil, na zona onde vivo a oferta de produtos bio é escassa), quero praticar mais exercício e, sobretudo relaxar mais, investir mais na meditação e afins. Este livro é sem dúvida um incentivo à mudança de hábitos.

De qualquer modo, se quiseres conhecer um resumo das sugestões de Schreiber, para prevenir/combater o cancro, lê este post, que escrevi em tempos.

Imagem: Wook

6 comentários:

  1. Muito obrigada por este post. Não conhecia este médico, e hoje mesmo vou tentar comprar o livro. Gosto muito de aqui passar, embora ache que nunca comentei. Gosto da forma como escreves e me inspiras. Obrigada :)

    Portuguese Girl with American Dreams
    http://fromportugaltonyc.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Parece me bem interessante, tenho ideia do que deveriamos comer e como ter habitos de vida saudaveis mas por vezes necessitamos de uma leitura motivadora para partirmos para a mudanca.

    ResponderEliminar
  3. Infelizmente a tendência é para o aumento do número de cancros, logo este livro torna-se muito importante.

    ResponderEliminar
  4. olá Mafalda, parabens, adoro o seu blog, excelente. gostaria de saber se a body shop vende on-line visto na minha zona não haver e onde o leite agros é mais barato?obrigada, beijinho, Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Creio que a Body Shop não vende online. Eu também não tenho uma loja perto, o que costumo fazer, é quando vou por exemplo a Lisboa, ou ao Algarve, compro os produtos que necessito em maior quantidade. Por acaso li sobre os produtos desta marca (de que gosto particularmente) no livro, mas há outras marcas. Quanto ao leite, este leite bio não é o mais barato, contudo é mais saudável. Costumo comprar leite meio gordo bio da Agros (há também de marca branca, mas não gosto tanto do sabor). Qualquer hipermercado costuma ter este leite - pelo menos na minha zona. Já comprei no Continente, no Intermarche, etc.
      Beijinho

      Eliminar
  5. Olá Mafalda é um livro a comprar :)
    Fui reler o ultimo post que fizeste deste livro ,e é bom relembrar .
    Saber é poder :)
    Semana feliz
    bj grande
    Lulu

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails