quinta-feira, 12 de junho de 2014

Porque somos mais felizes com experiências, do que com objectos?


Esta é uma expressão que digo frequentemente: "somos mais felizes com experiências, do que com objectos". Mas creio que nunca expliquei exactamente porquê.

A verdade é que o que parece excitante e novo, rapidamente se torna rotina. Trata-se da adaptação hedonista (quando algo de bom ou de mal te acontece, com o tempo, acostumas-te e regressas ao teu estado de ânimo habitual). Imagina assim que desejas imenso ter uma roupa que viste numa montra. Logo que a compras, podes sentir felicidade momentânea, pois a mesma assenta-te bem e é muito bonita. Mas com o tempo, aquela roupa é sempre igual, não há maneira de esta se tornar mais emocionante. É até possível que passes a sonhar com uma roupa nova.

Mas o que acontece com as experiências positivas (uma viagem, por ex.)?
- permite-te sentir alegria de antecipação, aquando dos preparativos da mesma (se bem que com a aquisição de objectos, este tipo de prazer também existe);
- permite-te saborear o momento (outro aspecto que também podes sentir ao adquirir a dita roupa nova);
- permite-te saborear no futuro, ao recordares dos momentos felizes passados, quando vês fotos e assistes a vídeos, etc. (situação mais improvável com os objectos);
- permite-te variar e não cair na rotina (mesmo que viajes para o mesmo lugar, a tua experiência será provavelmente diferente das anteriores; já com um objecto é difícil encontrares esta variedade);
- normalmente as experiências são vividas com pessoas e as pessoas são mais emocionantes e surpreendentes do que os objectos - a adaptação hedonista é mais difícil com pessoas  (podes ir tirar um curso no estrangeiro e conhecer uma nova cultura, ou podes ir jantar com um amigo, em que certamente a conversa será diferente da última que tiveram).

Claro que é essencial teres objectos. Contudo a acumulação exagerada dos mesmos não te fará mais feliz. Assim, sugiro que invistas o teu tempo e dinheiro em actividades que te façam mais feliz.

Que tipo de experiências positivas te poderão fazer feliz?
Tanta coisa... depende de ti. Pode ser um piquenique em família, receber uma massagem num spa, fazer uma caminhada pelo bosque, ir de férias, fazer uma formação do teu agrado, tomar o pequeno-almoço numa explanada solarenga, ver o pôr-do-sol na praia, conversar com um amigo, meditar, fazer exercício físico de acordo com a tua personalidade, escrever um blogue, etc., etc.

Foto: Moyan Brenn

2 comentários:

  1. Penso que a sociedade adoptou uma realidade em que trabalham 8 ou mais horas, muitas delas em locais que nem gostam e depois para se sentirem bem vão às compras, muitas vezes compram roupas que nem precisam e que ficam a ganhar bolor com etiqueta no armario. A verdade é que o vazio continua la dentro. Não seria melhor mudar de emprego ou investir em experiencias que as tornassem mais felizes fora do trabalho?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá concordo plenamente com o teu comentário, e a verdade é que mais de 50 % das pessoas estão insatisfeitas com o local de trabalho, no entanto preferem fazer algo que as faz sentir melhor momentaneamente do que fazer algo que realmente faça diferença a longo prazo.

      Eliminar

Related Posts with Thumbnails