terça-feira, 10 de junho de 2014

Felicidade duradoura: o segredo está na variedade


Caminho por um campo de flores, pela praia, ou pelo parque da cidade. A máquina fotográfica acompanha-me e vou tirando fotos de pequenos detalhes da Natureza. Adoro! Parece o dia perfeito para mim.

Há actividades que aumentam realmente a minha felicidade, como a que falei em cima. É o caso de saborear, apreciar a beleza das pequenas coisas.  A verdade é que existem uma série de actividades que comprovadamente podem fazer-nos mais felizes.

Mas mesmo dentro destas actividades, o que me agrada a mim pode não fazer qualquer sentido para ti. De qualquer forma, podes fazer este teste, para saberes quais as actividades que têm mais probabilidade de te fazer mais feliz.

Contudo, mesmo que saibas o que fazer para aumentares a tua felicidade, não é tão simples conseguir uma felicidade mais duradoura. 

Imagina que concretizas um grande sonho. É normal que sintas um grande pico de felicidade no momento. Mas algum tempo depois, essa felicidade desvanece e tendes a voltar ao teu estado de ânimo normal. Isto tem um nome. Trata-se da adaptação hedonista, ou seja, quando algo de bom ou de mal te acontece, com o passar do tempo, acostumas-te e regressas ao teu estado de ânimo habitual.

A verdade é que esta capacidade do ser humano, até é positiva. Graças a ela também consegues recuperar daquilo que te acontece de mal. Por pior que algo te pareça no momento, a verdade é que com o tempo, irás regressar ao teu estado de ânimo habitual.

Dito desta forma, mais parece que só podemos sentir picos de felicidade, que nunca podemos ser verdadeiramente felizes. Mas, felizmente, não é bem assim. O segredo de uma felicidade duradoura está em realizarmos actividades que comprovadamente nos podem fazer felizes e, ir variando as actividades que praticamos. Imagina por exemplo que um tipo de actividades que resulta contigo é igualmente saborear as pequenas coisas. Isto envolve muitas actividades, mas vou citar como exemplo o prazer pela boa comida. Imagina que adoras o bolo de chocolate da tua mãe. Recorda-te a tua infância, é delicioso, sentes-te muito bem quando o voltas a provar. Agora imagina que todos os dias da tua vida comias uma fatia desse bolo. O que era algo afectivo, torna-se rotina e pura e simplesmente deixas de apreciar. Deixas de sentir o prazer que sentias anteriormente, quando provavas uma fatia só de vez em quando. Assim, uma forma de sentires prazer pela comida é variar nas actividades relacionadas com a mesma. Varia os pratos, os locais onde experimentas novas iguarias, vê programas de televisão sobre o assunto. A verdade é que para um mesmo tipo de actividades que te dão prazer, podes fazer uma série de coisas diferentes.

Falámos assim em variar dentro de um tipo de actividade. Mas uma outra forma de fugir à rotina, é praticar diferentes actividades. Por exemplo, hoje escolho saborear as pequenas coisas. Mas amanhã, ou mais logo decido praticar exercício físico (actividade: cuidar do corpo), depois disso escolho recolher-me e falar com Deus (actividade: praticar a religião e a espiritualidade), etc.

Resumindo:
- Pratica todos os dias, pelo menos uma actividade que possa contribuir para a tua felicidade (a ideia é que esta prática se torne um hábito, para aos poucos o teu cérebro se habituar a pensar como uma pessoa feliz, de forma natural e automática);
- Varia, pratica diferentes tipos de actividades;
- Dentro de um mesmo tipo de actividade, varia aquilo que escolhes praticar.

Foto: Psoup216

2 comentários:

  1. Adorei conhecer o teu blog Mafalda, assim que tiver tempo vou ver os posts todos desde 2009 :)

    ResponderEliminar
  2. Caminho para o trabalho todos os dias, o caminho é bonito :) e eu ainda consigo, em alguns dias, descobrir coisas que nunca vi ou nunca fotografei.
    https://www.facebook.com/Bomdia.coimbra/

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails