terça-feira, 24 de junho de 2014

Plano de limpezas de Verão


Por norma, as pessoas costumam fazer limpezas gerais na Primavera. Em casa da minha mãe era diferente. Eram feitas na primeira semana das férias de Verão. Primeiro limpávamos e só na semana seguinte viajávamos até à praia. Eu até nem era fã de limpeza, mas adorava as limpezas gerais. A casa ficava super-agradável e já nessa altura removia a tralha que encontrasse.

Cá em casa adoptei outra estratégia. Fazia estas limpezas vários fins-de-semana consecutivos (ao Sábado), para nas férias de Verão não ter de me preocupar com isso. Mas este ano vou voltar às origens, vou usar a primeira semana de férias para o efeito.Não o fiz antes, porque andei adoentada, com a energia em baixa. Para além disso, estou super-motivada para deixar a casa com um ar mais limpinho e agradável.

Apesar de viver num apartamento, este tem uma área bastante grande (cerca de 210 m2 incluindo as varandas, e excluindo o sótão). Isto leva a que as limpezas tenham de ser feitas numa semana e mais alguns dias. 

Eis o Plano de Limpezas de Verão:

Sábado - Despensa (vou começar com uma divisão menor, porque neste dia devo de estar cansada após uma semana de trabalho - que sei que vai ser intensa).
Domingo - Varandas
Segunda - Cozinha
Terça - Sala-de-estar
Quarta - Casas-de-banho (vou intercalando divisões mais fáceis com outras mais difíceis, para evitar demasiado cansaço)
Quinta - Quarto da filha
Sexta - Meu quarto
Sábado - Hall de entrada e corredores (inclui 2 roupeiros)
Domingo - Escritório (o marido ainda vai estar a trabalhar esta semana, pelo que quero colocar o escritório num dia em que ele também esteja em casa)
Segunda - Marquise

Nota: Não inclui o sótão neste plano, porque já o limpei no Inverno (prefiro limpá-lo em épocas mais frias, porque no Verão costuma ter uma temperatura muito elevada).

O que faço habitualmente:
- Lavo paredes, tectos e chão (desvio móveis para chegar a todos os cantos);
- Limpo o interior e exterior de móveis, bem como o seu conteúdo;
- Elimino a tralha;
- Limpo/lavo tudo o que existe em cada divisão (peças decorativas, candeeiros, plantas...);
- Lavo sofás, almofadas, carpetes, cobertores, etc.;
- Lavo vidros e estores;
- Organizo o interior dos móveis (gavetas e afins), assim como todos os objectos que existem na referida divisão.
etc.

Coisas que facilitam as limpezas:
- Antigamente possuía mais objectos. Como os reduzi, tenho menos trabalho a limpar;
- Contudo, aponto num caderninho objectos/dicas que facilitariam a organização (por ex. na cozinha necessito de uma queijeira), ou coisas que necessitam de ser substituídas em cada divisão (normalmente após as limpezas, começo a tratar disso);
- Dias antes de fazer as limpezas, verifico se tenho todos os produtos necessários (produtos de limpeza, luvas, vassouras em condições, etc.). Assim, não corro o risco de ter de interromper as limpezas para ir comprar algo em falta;
- Adquiri uma máquina de lavar roupa com maior capacidade. Agora posso lavar cobertores e até tapetes que antigamente tinha de lavar à mão;
- Também reduzi o tempo que despendo a lavar loiça. Antigamente lavava tudo à mão. Agora posso contar com a ajuda da máquina de lavar loiça;
- Normalmente no fim da limpeza, faço alguma melhoria na decoração. Isso acaba por ser uma forma de me sentir motivada para limpar.

Por incrível que pareça, estou desejosa para pôr o plano em prática. 

6 comentários:

  1. boa dica. Tenho de implentar um plano lá para casa. Mais ainda, tenho de ganhar coragem de destralhar o quarto dos miudos principalmente os brinquedos.
    Adorei a imagem, vou ficar com a ideia de uma cozinha assim, já que a minha é pequena.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Ai! Como eu gostava de ser assim! Tenho a casa cheia de tralha e nunca está arrumada. Agradeço as tuas dicas de organização/arrumação que vão ser muito úteis.
    Bjs
    Susana

    ResponderEliminar
  3. Quem me dera ter metade da tua organização. Sinto que poderia melhorar bastante a minha vida.

    ResponderEliminar
  4. Adoro esse tipo de limpezas ,mas faço ao Sábado .
    Estamos os dois e corre tudo com mais rapidez .
    Devo dizer que o meu apartamento é metade do teu e isso também facilita ;)
    Boa semana
    bjs
    Lulu

    ResponderEliminar
  5. Dicas importantes! Obrigado!
    Boa sorte para as limpezas!
    Bjs

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails