terça-feira, 14 de janeiro de 2014

A minha rotina diária «ideal»

Nos dias «ideais» sigo uma rotina muito própria. E digo «ideais», porque quando consigo seguir esta rotina sinto-me muita mais animada, enérgica e controlo muito melhor o stress.
 
Essa rotina é a seguinte:
6h30 às 6h50 - Faço a higiene diária e tomo o pequeno-almoço enquanto leio algo inspirador.
6h50 às 7h05 - Faço a higiene diária à Letícia e visto-a. (É o maridinho que a leva a casa do meu pai. Lá toma o pequeno-almoço e o meu pai leva-a à escola). 
7h05 às 7h25 - Visto-me, faço as camas, tiro a loiça da máquina e retiro alguma coisa para o jantar. 
7h25 às 8h00 - Deslocação para o trabalho (apesar da viagem não ser propriamente rápida, tenho uma paisagem linda para observar).
8h00 às 12h00 - Manhã de trabalho.
12h00 às 12h30 - Pausa para almoço (a minha é pequenina, só de meia-hora).
12h30 às 15h30 - Tarde de trabalho (o meu horário é assim, porque sigo um modelo nórdico de horário de trabalho).
15h30 às 16h05 - Deslocação para casa.
16h05 às 17h00 - Tempo exclusivo para mim (quando lancho, tomo um banho relaxante, faço meditação, dou uma espreitadela no blog, faço pesquisa - neste espaço de tempo só me envolvo em coisas que me fazem feliz).
17h00 às 19h00 - Arrumo a casa, preparo o jantar, faço algumas organizações extra e/ou passo a ferro, dou banho à Letícia (a Letícia chega entre as 17h30 e as 18h e pouco, mas fica entretida a brincar, a fazer trabalhos manuais ou a ver desenhos animados).
19h00 às 20h00 - Jantamos em família (com a TV desligada). No fim, arrumo a cozinha e a Letícia vai com o pai para o nosso quarto (se for Inverno) ou para a sala (se for Verão).
20h00 às 21h20 - Momento exclusivamente dedicado à família (jogamos jogos, conversamos, vimos piadas engraçadas no youtube, etc.).
21h20 às 21h30 - Dizemos as 3 coisas boas do dia e lemos uma história de encantar para a Letícia (neste caso, já no quarto dela).
21h30 às 21h45 - Adormecemos a Letícia à vez (num dia eu, noutro o meu marido).  
21h45 até adormecer - Tempo para estar com o marido. Depois disso, e antes de adormecer leio sempre qualquer coisa (normalmente um livro sobre algum tema do blog e outro... bem, que me dê mais sono).
 
Como disse, sinto-me muito bem quando cumpro esta rotina. Parece que tenho energia para dar e vender, em casa e no trabalho.

Os problemas surgem quando algo se altera. Por exemplo quando durmo mal e me atraso, quando saio mais tarde do trabalho (chego a sair às 21h, 21h30...). Toda a rotina fica alterada e parece um círculo vicioso. Por exemplo, se num dia chego tarde, já faço tudo a correr, tenho menos paciência para actividades em família, deito-me tarde e acabo por dormir mal... Para além disso, noto, que quando não cumpro esta rotina, o momento mais sacrificado é aquele que dedico a mim mesma. E preciso desse tempo para renovar energias, para controlar o stress e até para aumentar a minha felicidade.
 
Objectivo para este ano: ser mais rigorosa no cumprimento desta rotina!
 
Foto: ganeshaisis                         

11 comentários:

  1. Fantástico...
    O teu horario também ajuda...eu preferia um horario assim de entrar mais cedo mas também sair mais cedo...

    Obrigada pela partilha.

    Bjinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No meu caso mudei mesmo o horário. Anteriormente saía às 17h00, chegava a casa mais ou menos às 17h45 (pois a essa hora há mais trânsito). A fazer exactamente as mesmas horas de trabalho, chegava bem mais tarde.

      Se bem que não sou tão cumpridora de horário como gostaria. Por exemplo, na semana passada, em 5 dias de trabalho, saí 4 dias mais tarde. Tenho de melhorar neste aspecto. Ganha a família e ganha o meu próprio lugar de trabalho, porque com mais energia, sou muito mais eficiente.

      Bjs

      Eliminar
  2. Adoro de paixão o horário nórdico porque sou uma pessoa matinal. Sou muito mais produtiva de manhã do que de tarde e também eu tenho uma rotina escrita chamada "Dia feliz". Tento cumprir mas tem sido difícil acordar pelas 6h30 (tb a minha hora de escolha) quando está tanto frio!

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Gostei!
    Também sou adepto do horário nórdico.
    Sê feliz!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Quem me dera poder alterar o meu horário assim. Mas, não posso, outras pessoas dependem do mesmo e não há possibilidade de o alterar. Tambem tento manter uma rotina diaria, mas nem sempre corre bem. E o tempo para mim é sempre o sacrificado.

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No meu caso dá, porque tenho uma colega, a quem dá mais jeito fazer o horário pós 15h30. Mas, no geral, todas as funcionárias têm o seu horário preferido, umas saem às 15h, outras às 16h, outras às 00h00, outras às 8h00... Quem entra por último fica com o pior horário, mas tem sempre possibilidade de, posteriormente, mudar para um que mais lhe agrade. E com este sistema, nunca falta ninguém em nenhum sítio.

      No meu caso, o que condiciona é a distância, pois acabo por estar envolvida no trabalho das 7h25h às 16h05, isto quando não faço horas extra (o que acontece frequentemente, não por me pedirem, mas quando acho que é necessário).

      Bjs

      Eliminar
  5. Obrigada por compartilhar. Não deve ser fácil cumprir essa rotina, aqui sempre que estabeleço horários e rotinas pra cumprir, é o suficiente para algo imprevisto acontecer e quase nada sair do jeito. É horrível.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente não é fácil, principalmente chegar a casa a horas. Mas vou tentar seguir mais esta rotina, pois sinto que todos ficam a ganhar: família, trabalho e eu mesma.
      Bom, espero que no teu caso as coisas melhorem :)
      Beijo

      Eliminar
  6. A pesquisar o assunto rotina apareceu-me a sua. Parece-me muito bem, já que ando com problemas com isso, aliado a uma depressão que não me deixa à anos... estou à procura de novas estratégias para sair dessa! :-)

    ResponderEliminar
  7. Leio um pouco do seu blog, seus posts sobre organização estão me ajudando muito, eu não fazia idéia de que na vida da pra fazer mil e uma coisas em um dia tão corrido e mesmo assim ter tempo pra nós. Obrigado por me ensinar muitas coisas!

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails