quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Resoluções de Ano Novo - o que precisa para ser bem-sucedido?

Eis o momento da verdade! Estamos quase no fim do mês, aquele mês em que muitos de nós fazemos resoluções. Se foi uma dessas pessoas, tenho uma questão para si: como está a correr a concretização dos seus objectivos?
 
No meu caso, confesso que ando surpreendida comigo mesma. Honestamente nunca me lembro de ter cumprido as minhas Resoluções tão à risca. Tenho estudado bastante sobre este assunto e até fiz uma formação. Consegui perceber onde falhava e quais as estratégias que mais resultam comigo.
 
Aos pouquinhos pretendo ir partilhando algumas dicas convosco. Hoje vou falar-vos de algo muito simples, mas que pode fazer toda a diferença. A minha sugestão é que faça uma lista com os factores-chave para o seu sucesso - aquelas condições que são necessárias, no seu caso particular, para garantir que alcança as suas metas.
 
Parece complicado? Eu passo a explicar.
 
Imagine que a sua resolução é fazer mais exercício no próximo ano. Eis alguns possíveis factores-chave para o seu sucesso:
- Deitar-se cedo, às 21h30, por exemplo. - isto porque se vai fazer exercício de manhã e não tiver dormido o suficiente, pode ter a tentação de ficar mais tempo na cama, em vez de ir fazer exercício;
- Colocar o despertador para as 6h30. - isto porque se adormecer, pode não ter tempo para fazer exercício, e não vai querer chegar tarde ao trabalho;
- Deixar os ténis e o fato de treino na cadeira do quarto. - isto para logo de manhã se lembrar que tem de fazer exercício e não ter de perder tempo com o que vai vestir;
etc.
 
Atenção que esta lista é muito pessoal, um factor-chave para mim, pode não fazer a mínima diferença para si. Escreva todos os detalhes que lhe vierem à mente, mesmo que pareçam insignificantes, e cumpra-os à risca.
 
De qualquer modo, vou dar um exemplo bem-sucedido, que ocorre comigo. Uma das minhas resoluções de anos anteriores, era ter a casa organizada. Um factor-chave para o meu sucesso é ter organizadores pela casa (organizadores de gavetas, cestinhos na despensa, etc.), de modo a que cada objecto tenha um lugar certo para ser arrumado. Este é um factor-chave primordial para mim, pois onde utilizo organizadores, parece estar tudo muito arrumado. Já onde não utilizo, mais parece que a tralha se multiplica e fica tudo numa confusão.
 
Pode parecer um passo simples, mas garanto que pequenas coisas podem impedir ou, pelo contrário facilitar, o seu sucesso.
 
Foto: paojus alquiza

6 comentários:

  1. Pequenas mudanças de atitude, a longo prazo, farão toda a diferença.

    Abraço, Mafalda.

    ResponderEliminar
  2. Ainda estou lutando para ter disposição para começar a atividade física, uma das metas para este ano. Pelo visto irá ficar para depois do carnaval. As demais atitudes estou conseguindo aos poucos, como chegar pontualmente aos meus compromissos.

    Beijos,
    Josy Santos
    @MuraldaJosy
    http://muraldebeleza.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  3. As resoluções para 2013 foram menores que as de 2012, e não porque tenham menos sonhos ou planos. Mas sim porque melhorei a planear os meus projetos/objetivos. Este mês não está a correr bem. Pelo menos está a correr melhor do que o do ano passado, já é muito positivo.
    Deitar cedo é um dos meus objetivos mas ainda não cheguei lá, estou a "trabalhar" nisso: já consigo adormecer antes da 1 da manha :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. As minhas resoluções estão indo bem, e uma delas é justamente fazer atividade física em casa, aos poucos estou disciplinando. Justamente utilizo dessas dicas de preparar a roupa e o tênis à noite, o problema é acordar às 6hs, e tem que ser pela manhã, acho que só mesmo quando esse horário de verão acabar, é meu maior inimigo, não consigo dormir cedo e portanto acordar antes das 7 tem sido impossível, até comprei chá de camomila mas não deu jeito. Agora tenho que dar uma turbinada nas outras resoluções, são tantas...rsrsrs

    ResponderEliminar
  5. Excelente matéria de um sempre excelente blog!
    Estou votando todos os dias amiga!
    Vc merece!
    bj Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com.br//

    ResponderEliminar
  6. Boa dica! Vou ver se ponho em prática, pois já estou a falhar com as minhas resoluções... Obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails