terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Porque é importante simplificar a sua vida


Em tempos escrevi um post sobre “Como simplificar a sua vida” e, de vez em quando vou falando de como eu própria estou a tentar descomplicar a minha vida.
 
Se uma das suas metas é ser mais feliz, inclua a “simplificação” nos seus planos. Dou-lhe aqui 11 motivos para o fazer:
 
1 – Porque as pessoas são mais felizes com experiências significativas do que com a aquisição de objectos – Quando tiver o impulso de gastar, pondere se não é melhor direccioná-lo para uma experiência que o fará feliz e que se lembrará ao longo dos anos (ex.: umas férias em família, em vez do último modelo de LCD ou de comprar mil e um artigos só porque estão em promoção, que depois acabam por nem lhe fazer falta).
 
2 – Porque pode viver uma vida menos stressante – O excesso de solicitações e de objectos na nossa vida, resultam frequentemente em stress. Se pretender levar uma vida mais calma, terá mesmo de rever as suas prioridades, dizer não quando necessário e livrar-se do supérfluo.
 
3 – Porque perderá menos tempo a limpar e a arrumar – Menos objectos significa menos trabalho. Apesar de depender da quantidade de objectos acumulados, a sua redução reduz, em média, 40% do trabalho doméstico.
 
4 – Porque deixará de sentir vergonha, por sentir que a sua casa está sempre desarrumada – Uma casa com menos objectos é mais fácil de arrumar, especialmente se todos tiverem um sítio certo. Assim, é mais fácil sair de casa, sem o stress de ter deixado para trás o caos. Pode também perder o receio de receber pessoas lá em casa, pois irão encontrar um espaço acolhedor e organizado.
 
5 – Porque é suposto a sua casa ser um “refúgio” e não uma fonte de stress – Para a nossa casa contribuir para a nossa felicidade deverá fazer com que nos sintamos confortáveis assim que entramos nela. Deverá permitir que abandonemos as preocupações que trazemos do exterior. Obviamente que se nela reinar o caos, ao invés de sentir vontade de estar lá dentro, sentirá vontade de fugir.
 
6 – Porque poderá ganhar mais tempo no seu dia-a-dia – Imagine só o tempo que deixa de perder em limpezas, em encontros sociais que só faz por obrigação, a gerir os excessos de e-mails, em redes sociais da Internet, em chamadas telefónicas desnecessárias… Ganhará tempo para o mais importante na sua vida, para aquilo que o faz mais feliz.
 
7 – Porque poupará dinheiro – Há medida que elimina os objectos supérfluos, tornar-se-á um comprador mais consciente. Irá pensar duas vezes antes de comprar o que quer que seja (mesmo que seja artigos de uma super-promoção, irá ponderar se lhe farão mesmo falta). Como consequência, poupará dinheiro, que poderá encaminhar para actividades mais úteis ou poderá ajudá-lo a livrar-se das suas dívidas.
 
8 – Porque terá mais disponibilidade para apoiar causas sociais – E essa disponibilidade pode ser em tempo (poderá por exemplo fazer voluntariado) ou em dinheiro (terá mais disponibilidade para fazer um donativo financeiro). E já sabemos que estes actos de bondade nos fazem mais felizes.
 
9 – Porque será mais amigo do ambiente – Ao adquirir menos coisas, está a contribuir de duas maneiras: reduz o consumo de recursos (por exemplo, ao nível dos materiais necessários para embalar os produtos) e diminui os seus resíduos. Pode parecer pouco, mas se todos simplificassem… o impacto que os humanos teriam no ambiente, seria bem menor.
 
10 – Porque será um exemplo para os seus filhos – As crianças aprendem mais com o exemplo, do que com palavras. Ao simplificar, está a mostrar-lhes o que deve ser prioritário na vida e a darem valor ao que têm. E já sabemos que a gratidão pelo que se tem, pode aumentar em cerca de 25% a nossa felicidade.
 
11 – Porque poderá colher outros benefícios para a sua vida – A mudança para uma vida mais descomplicada, poderá ter consequências positivas inesperadas noutras áreas da sua vida. Poderá começar a sentir que agora tem um propósito de vida, poderá sentir-se mais feliz (porque ganhou tempo para despender com actividades que o fazem feliz), poderá ser mais activo na sua comunidade (porque tem mais tempo para ajudar), poderá ver-se livre das dívidas, etc.
 
Foto: Mafalda S.

12 comentários:

  1. Ótimo post! Apresentas razões que eu não me lembraria á primeira vista e que fazem todo o sentido. E eu preciso mesmo "simplificar" algumas divisões da minha casa.
    Beijinho!

    ResponderEliminar
  2. Comecei há mais de um ano a simplificar a minha vida e só posso dizer que foi o melhor que poderia ter feito :) Recomendo a toda a gente!

    ResponderEliminar
  3. Post muito útil com boas dicas e de facto é importante simplificar a nossa vida.

    Obrigada.

    Um dia feliz
    Ana

    ResponderEliminar
  4. QUe óptimo artigo! Por favor continue este seu trabalho maravilhoso!
    :)

    ResponderEliminar
  5. Obrigada pelo post! Sempre põe algumas ideias no lugar e ajuda a motivar :)

    ResponderEliminar
  6. Mafalda, simplificar dá trabalho mas faz toda a diferença.
    Adoro como escreves.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Olá Mafalda
    Estou a fazer o mesmo na minha casa e na minha vida e recomendo
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Estou a mudar de casa e a tentar simplificar tudo muito mais, para poder ter ainda mais tempo para a minha familia e para aquilo que gosto.
    Bj**

    ResponderEliminar
  9. Também tento modificar tudo,mas está complicado...beijinhos meus e da L.

    ResponderEliminar
  10. Também ando a tentar simplificar, mas não é facil. Mas há que continuar.

    Já respondi ao teu desafio (finalmente!)

    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Gostei! Esta é a minha filosofia de vida:)

    ResponderEliminar
  12. A sensação de paz que vem ao simplificarmos as coisas, é indescritível ^^

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails