quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

As crianças portuguesas são felizes?

Este ano quero investigar mais sobre a felicidade das crianças. Em primeiro porque acho que a nossa prioridade enquanto pais, deve ser a felicidade dos nossos filhos, em segundo, porque estamos a educar os futuros adultos de amanhã.

De uma forma muito generalista, sem entrar em grandes detalhes, posso dizer que em tempos li um estudo sobre a felicidade das nossas crianças (já não me recordo do nome do estudo).  Na verdade, em 28 países, as crianças portuguesas ficaram em 21.º lugar.

Também num Relatório da UNICEF, publicado em 2007, sob o título "Visão de conjunto do bem-estar da criança nos países ricos", os resultados dos inquéritos não foram animadores. Em termos de bem-estar global, em 21 países, Portugal aparece em 5.º... mas a contar do fim. Foi igualmente analisado o bem-estar subjectivo das crianças de 20 países, e nesse domínio, as nossas crianças estão em 14.º lugar (ok, a contar do início). No que respeita especificamente à satisfação dos jovens com a sua vida (felicidade), dentro dos países membros da OCDE, Portugal encontra-se em 2.º, novamente a contar do fim. Por oposição, são as crianças holandesas que estão sempre no topo da tabela.

Isto dá que pensar. Já não basta sermos adultos infelizes, como também as nossas crianças estão a ir pelo mesmo caminho. Esta sociedade precisa sem dúvida de um abanão!

Este ano, quero definitivamente investigar mais sobre este tema.

Foto: edublogs.org

9 comentários:

  1. Precisamos mesmo de um abanão! :)
    Boa sorte com o estudo!
    Beijinho e bom dia!

    ResponderEliminar
  2. Muito interessante o post de hoje, não fazia ideia que as nossas crianças não se setem felizes. Gosto muito do teu blog, um bom 2013, para ti e para os teus.

    ResponderEliminar
  3. Se os pais não são felizes é muito difícil as crianças o serem.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Eu tento fazer o que posso para que meus filhos sejam felizes, se sintam bem, mas é verdade que se não o formos eles certamente também não.

    A felicidade é um treino, que nos sai cá de dentro, e quando isso é simples, natural nós conseguimos transmitir e contagiar quem nos rodeio.

    Vamos nos treinar a nós para ser felizes que eles seguiram o caminho da felicidade... eh eh eh

    Bjs
    Um dia feliz

    ResponderEliminar
  5. Hummm eu posso ser uma adulta infeliz, mas fui uma criança do mais feliz que pode haver! A adolescência é que estragou tudo! :/

    Espero mais notícias sobre o assunto :)

    ResponderEliminar
  6. Adorei o tema e como mae de 2 e batalhadora pela felicidade de minha familia vou acompanha-la sempre, parabens! Nilva.

    ResponderEliminar
  7. Investigue sim p.f.Irei acompanhar com interesse.

    ResponderEliminar
  8. Fico à espera e com muito interesse. Obrigada!

    ResponderEliminar
  9. Cheguei agora a este canto e do que vi até agora, acho que vou ficar por cá uns tempos.
    este tema parece-me bastante pertinente, até porque tenho pensado sobre o assunto uma vez que tenho duas meninas e dou comigo a pensar muitas vezes que, "elas não são felizes, apesar de supostamente o deverem ser."

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails