terça-feira, 15 de janeiro de 2013

15 actividades para ensinar a gratidão aos seus filhos


Sentirmo-nos gratos pelo que temos, pelo que acontece nas nossas vidas, pelas pessoas que nos rodeiam ou que fizeram algo de bom por nós, é meio caminho andado para sermos felizes. Na realidade a gratidão pode aumentar a felicidade em cerca de 25%!! As pessoas gratas costumam sentir-se mais entusiasmadas e determinadas na vida. Costumam ser mais bondosas e solidárias com os outros.  Conseguem reconhecer a importância de valores que vão muito além dos bens materiais. Sentem menos dores físicas e costumam dormir melhor.
 
O que acontece quando as crianças não sentem gratidão?
É fundamental para a felicidade das crianças aprenderem a sentir-se gratas. Em oposição, se sentirem que têm direito a tudo e se se habituarem a receber mil e uma coisas da nossa parte, quando não recebem exactamente o que imaginavam, sentirão uma enorme frustração e desapontamento. Sentir-se-ão infelizes e é assim que aprenderão a agir ao longo da vida. Há que contrariar isso!
 
Como ensinar a gratidão?
Através de actividades que estimulem a gratidão dos nossos filhos. Contudo, estas devem ser praticadas frequentemente, para que a gratidão fique interiorizada para a vida. Não desista destas actividades até que os seus filhos as façam com naturalidade.
 
Eis 15 actividades que pode praticar com os seus filhos para lhes ensinar a gratidão:
 
1) Fale-lhes das coisas da sua vida, pelas quais se sente grato - conte as histórias de infância de experiências boas que viveu e fale-lhes daquilo que o faz feliz no presente (ex. a existência dos seus filhos, terem ido fazer aquele piquenique, o dia em que os seus filhos o ajudaram a cozinhar, o seu prato de comida preferido, etc.). Pode falar de pessoas, de experiências, de objectos com valor sentimental, etc.
 
2) Pratique gratidão à frente dos seus filhos - a aprendizagem também se faz pelo exemplo. Agradeça a alguém pelo bem que fez, escreva um diário de gratidão, sempre que algo acontece e se sente grato por isso diga-o à frente dos seus filhos.
 
3) Carta ou bilhete de gratidão - incentive e/ou ajude os seus filhos a escreverem uma carta ou bilhete a alguém (um amigo, o avô, a professora...) que lhe fez algo de bom (agradeça as palavras de conforto que lhe deu, a ajuda em alguma tarefa, o dia divertido que passaram juntos, as características que aprecia nessa pessoa, etc.). Depois encoraje os seus filhos a entregá-la(o) pessoalmente e, se possível a lê-la(o) em voz alta.
 
4) Oração de gratidão - antes de jantar agradeçam a Deus pelo que têm de bom, sendo que cada elemento da família, deve dizer algo pelo qual tem de agradecer.
 
5) Jogo das apreciações positivas - numa ocasião em que todos os elementos estejam juntos (por exemplo, no fim da refeição), cada elemento pode exprimir o que aprecia em cada pessoa presente.
 
6) A caixa dos agradecimentos - na sala de jantar ou na cozinha coloque uma caixinha ou outro recipiente do género. Todos os dias, cada elemento da família deve colocar lá um papelinho escrito com algo pelo qual se sente grato. Num dia específico da semana (por exemplo no Domingo), abram os papelinhos e leiam-nos em família.
 
7) Jogo das coisas boas - este é um jogo que pratico cá em casa. À vez, eu  e a Letícia temos de nos lembrar de algo que temos de bom na vida. Perde quem chegar a um ponto e já não conseguir lembrar-se de nada. A maioria das vezes ninguém perde, porque pura e simplesmente, não conseguimos parar de encontrar coisas boas. (Acreditem, provavelmente se não fizéssemos este jogo, talvez nem nos lembrássemos do quanto temos de bom).
 
8) Lista de gratidão - fixem uma folha de papel no frigorífico, com um íman. Cada elemento da família deverá ir escrevendo diariamente algo de bom que lhes acontece. Ex.: Uma viagem que fez, um brinquedo que recebeu, uma brincadeira que fez, uma pessoa com quem gostou de estar... falem de tudo o que vos fez sentir bem. Depois, combinem uma ocasião na semana em que estejam todos juntos, para lerem o que escreveram.
 
9) As 3 coisas boas do dia - antes de deitar, peça-lhes para que lhe contem três coisas boas que aconteceram durante o dia.
 
10) Gratidão nas histórias de encantar - após contar uma história pode mostrar aos seus filhos que a Branca de Neve pode-se sentir grata por ter sido salva pelo príncipe e ter casado com ele, ou que a Gata Borralheira pode-se sentir grata pela ajuda da sua Fada Madrinha, etc. Pode transformar isto num jogo e deixar que os seus filhos descubram mais coisas pelas quais as personagens se podem sentir gratas.
 
11) Ajudar/entrar em contacto com quem tem dificuldades - ao ajudar uma pessoa que tem limitações físicas, irá fazer os seus filhos sentirem-se gratos por serem saudáveis. Ao ajudar os mais pobres, vai ajudá-los a perceber a sorte que têm por não estarem nessas condições. Poderá igualmente mostrar-lhes como vivem outras crianças menos afortunadas por esse mundo fora (através da Internet, documentários na TV, etc.).
 
12) Doação de brinquedos - periodicamente, peça aos seus filhos que escolham brinquedos que já não usam  (se necessário, ajude-os nesta tarefa) para doar a crianças de famílias carenciadas. Isto fará com que passem a dar mais valor aos brinquedos que têm, resumindo, a sentirem a desejada gratidão.
 
13) Encontrar gratidão no meio da dificuldade - esta é uma actividade que ajudará os seus filhos a enfrentarem melhor os problemas ao longo da vida. Assim, ajude-os a concentrarem-se no lado positivo de cada situação difícil que enfrentam. Ex.: Se tiveram uma nota má na escola, pode dizer-lhes que isso foi uma chamada de atenção. E, graças a isso, daqui por diante irão aplicar-se e estudar mais, e conseguirão ter boas notas. Ex.2: Imagine que perdeu o emprego e que tem de mudar para uma casa menor. Provavelmente os seus filhos irão encontrar novos amigos na vizinhança. Poderá dizer-lhes, que ainda bem que mudaram de casa. Caso contrário nunca teriam conhecido os seus novos colegas. A ideia é reenquadrar cada problema e, se possível tirar partido dele.

14) Parar para apreciar quando as coisas boas acontecem - aproveite para expressar gratidão nos momentos em que as coisas boas estão a acontecer. Ex.: quando alguém é bom consigo, quando veem alguma coisa engraçada, quando recebem uma boa notícia, quando estão a fazer alguma coisa junta que adorem. A ideia é concentrarem a vossa atenção nesse momento precioso, para que os seus filhos aprendam a saborear experiências positivas. Cá em casa, por exemplo, chamo a Letícia sempre que vejo um pôr-do-sol bonito, daqueles que deixa o céu cheio de cores rosadas. Hoje em dia, mesmo que eu não diga nada, a Letícia já me chama a atenção ou para aquela árvore com cores tão bonitas, ou para as cores do céu, ou para aquele arco-íris lindo (normalmente até me diz "rápido mamã, vai buscar a máquina fotográfica!").

15) Sessão das lembranças felizes - combinem uma ocasião para se deliciarem com as memórias dos momentos pelos quais se sentem gratos. Façam um PowerPoint com fotos e legendas engraçadas dos vossos melhores momentos. Revejam os álbuns dos seus filhos em bebés. Façam uma sessão de cinema, com os vídeos das vossas férias, etc.

Podem inventar outras actividades. Há tantas coisas pelas quais se podem sentir gratos... Não deixem de experimentar!

O que deve ter em atenção na realização destas actividades:
-  é importante que ao expressar a sua gratidão seja genuíno. Não fale de algo pelo qual não se sente verdadeiramente grato. Irá soar a falso, e as crianças topam isso à distância;
- não desanime se inicialmente os seus filhos não conseguirem encontrar coisas pelas quais se sintam gratos, se falarem de coisas negativas ou se não apreciarem estas actividades. A chave do sucesso está na persistência. Não desanime e sempre que possa pratique estas actividades;
- escolha as actividades que mais se adequarem à idade dos seus filhos.

Foto: Dr. Nomad

10 comentários:

  1. Olá Mafalda
    Nunca é de mais, até para nós mesmos
    Uma boa semana
    Beijinhod

    ResponderEliminar
  2. Olá
    conheci o teu blog através do concurso (somos ambas nomeadas na mesma categoria) estou adorar o conteudo e reconheço que ambas temos muito em comum: nos temas que nos fascinam e na forma como orientamos o nosso dia à dia. este post está fantástico e muitas das tuas dicas nós cá em casa já dotamos e somos testemunha que resultam de forma significativa e positiva.
    Parabéns pelo Blog e pelos temas que abordas.
    beijinhos e irei voltar.
    http://dadinhahistorias.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Conheci seu blog através do concurso achei suas postagens excelente
    uma feliz quarta beijos,Evanir.

    ResponderEliminar
  4. Que texto e fotografia espetaculares!
    Espero que você esteja super bem na votação!
    E se você gosta das Entrevistas do Projetando Pessoas, hoje está imperdível, coletânea dos melhores momentos de 2012!!!
    Ficarei feliz com a sua visita.
    bj Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com.br//

    ResponderEliminar
  5. Como é bom ler-te, lool:) animador sempre, muito obrigado, eu sou grata pelas tuas palavras e carinho!! Beijinhos...

    ResponderEliminar
  6. Pensamos tanto no que não temos e valorizamos tão pouco o tanto que temos.
    Nos tempos que correm precisamos, mais do que nunca, de mudar de atitude.
    Obrigada pelas sugestões de atuação.
    Bj

    ResponderEliminar
  7. Pensamos tanto no que não temos e valorizamos tão pouco o tanto que temos.
    Nos dias que correm temos que valorizar , cada vez mais, o tanto que temos.
    Obrigada pelas sugestões de atuação.
    bj

    ResponderEliminar
  8. Adorei seu blog. O encontrei por acaso, buscando coisas boas no Google aleatoriamente. Por coincidência minha filha também se chama Letícia. Valeu a pena cada palavra que li. Voltarei mais vezes. Parabéns!!!

    ResponderEliminar
  9. Parabéns por este post Mafalda! Eu já pratico algumas daquelas coisas com o André, mas encontrei aqui mais ideias para lhe ensinar a gratidão, que é tão importante.
    Obrigada!

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails