terça-feira, 17 de abril de 2012

Aumente a sua energia #1

O post de hoje é mesmo indicado para mim, que com alguma frequência me sinto cansada. Necessitava de saber o que fazer para aumentar a minha energia, pois a minha vida é uma correria constante. Como é hábito, pus mãos à obra e fui investigar…

Certamente que também já se sentiu esgotado, com dificuldade até de raciocinar e a arrastar-se de tarefa em tarefa. Mesmo que não chegue a este extremo, é difícil sentirmo-nos felizes, quando nos sentimos fatigados. E como o que quero é que se sinta vibrante, feliz e cheio de energia, deixo-lhe aqui algumas dicas resultantes da minha pesquisa.

Para não tornar a leitura demasiado extensa, dividi o texto em 2 posts. O importante é que isto o ajude de alguma forma.

««»»

1. Incuta regras na sua vida - Levante-se sempre à mesma hora, incluindo aos fins-de-semana. Evite uma alimentação inadequada e sem horários.

Ao incluir regras na sua vida, estará a definir o funcionamento do seu relógio biológico. Acredite que se o respeitar terá mais probabilidade de se sentir com mais energia.

2. Ligue as luzes ou abra as cortinas – A privação de luz é uma das razões pela qual as pessoas se sentem cansadas, com preguiça ou sonolência. Já a presença de luz potencia o aumento da nossa energia. Abra as cortinas logo pela manhã, ligue as luzes se a iluminação exterior for insuficiente, e, se necessário adicione umas luzes extra na sua área de trabalho.

3. Apanhe ar fresco – Respirar um pouco de ar fresco, é uma boa forma de despertar os seus sentidos. Se possível, dê um passeio rápido no exterior. Num estudo constatou-se que bastam 10 minutos de caminhada para aumentar a energia e reduzir a tensão.

4. Exercite-se regularmente – A prática de exercitar o corpo, fará com que se sinta mais enérgico. Isto porque o exercício favorece o transporte de oxigénio no nosso organismo e a conversão desse gás em energia.

Comece aos poucos, e vá aumentando o tempo que dedica a exercitar-se, até atingir pelo menos 30 minutos diários. Poderá fazer caminhadas matinais, alongamentos, ginástica… mas escolha algo que realmente aprecie.

5. Ligue a um amigo optimista e enérgico – Como as emoções são contagiosas, por vezes basta uma conversa rápida com este tipo de amigo, para aumentar a sua energia.

6. Ouça música com uma batida rápida – Caso seja possível, ouça a sua música de batida rápida, favorita. Vários estudos indicam que ouvir música estimulante, é uma das formas mais eficazes de aumentar a sua energia e melhorar o humor.

7. Dê uma boa gargalhada – Veja um vídeo ou filme cómico, leia algumas anedotas, assista a stand-up comedy, conviva com pessoas engraçadas… O importante é dar uma boa gargalhada, pois estas reduzem a exaustão, fazendo-o sentir-se melhor física e mentalmente.

8. Faça pequenas pausas – Horas e horas envolvido na mesma tarefa, poderão minar a sua energia. Faça uma pausa de alguns minutos e sentir-se-á revitalizado e mais produtivo. Caminhe um pouco, faça um lanche, converse com um colega…

9. Escreva e planeie as suas tarefas – Criar uma lista detalhada das tarefas que necessita de fazer, ou planear aquele fim-de-semana perfeito, pode ser o suficiente para lhe dar a energia e entusiasmo necessários para agir.

10. Salpique o seu rosto com água – Lavar o rosto, principalmente com água fria, estimula o sistema circulatório, ajudando-o a ficar desperto.

11. Mantenha o seu espaço organizado – A confusão é um terrível sugador de energia. Ter a casa toda desarrumada, acaba por lhe dar a sensação de que tem imensas coisas por fazer e nem sabe por onde começar. Retome o controle da sua energia e do seu tempo, criando um lugar específico para cada objecto e mantendo-o no local escolhido.

12. Escolha as tarefas mais intensas, para os momentos mais energéticos do dia – Certamente que já reparou que há alturas do dia em que se sente mais produtivo (normalmente a meio da manhã e ao anoitecer). Aproveite estas alturas para se ocupar das tarefas mais intensas ou que requeiram mais atenção.

13. Pratique o altruísmo – Diversas investigações têm demonstrado que fazer boas acções ou ajudar alguém dar-lhe-á uma sensação de euforia e excitação, aumentando os seus níveis de energia.

14. Evite ver televisão ou navegar na Internet até tarde – Para além de lhe roubar o sono, no dia seguinte sentir-se-á esgotado e sem energia. Tenha uma hora certa para dormir e respeite-a.

15. Espreguice-se e respire fundo - Quando se sentir cansado, levante-se e alongue os seus membros, espreguiçando-se. Aproveite para respirar fundo e lentamente. Pode parecer estranho, mas estes pequenos gestos ajudam a reduzir a fadiga e a aumentar a energia.

16. Faça uma sesta rápida – Uma pequena sesta após o almoço, pode ser o suficiente para se sentir mais enérgico. Contudo, durma no máximo durante 15 minutos, para que ao acordar não se sinta ainda mais cansado, e para não interferir com os padrões de sono nocturno.

Amanhã deixar-lhe-ei aqui as restantes dicas. Votos de um dia feliz!

Foto: Juan Soriano

4 comentários:

  1. Ando mesmo a precisar disto! Mais cansado, impossível :(

    ResponderEliminar
  2. boas ideias para seguir... eu ando assim ...cansada sem alento nem motivação para fazer grande coisa!!
    Já tento fazer algumas das sugestões dadas.... mas tenho k fazer mais para ver se esta Má onda Passa...
    Beijinhos e obrigada pelas dicas

    ResponderEliminar
  3. Deverias ver 2 documentais que apesar falarem em comida tem muita a ver ter novas energias. Passo-te os nomes: Fat sick and nearly dead e Forks over knives. Basicamente o que sugere aqui é as pessoas não ingerem vitaminas suficientes, devíamos comer mais frutas e legumes porque esses são os alimentos que te dão mais energia. Espero que ajude. Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela dica. Por acaso no próximo post (que é a continuação deste), falo da importância da alimentação que fazemos.

      Beijo

      Eliminar

Related Posts with Thumbnails