sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Valerá a pena continuar com o meu blog?

Pela primeira vez estou a ponderar se continuo ou não com este blog. Não estou a dizê-lo de ânimo leve e o fim-de-semana servirá para pensar e tomar uma decisão. Passo a explicar os motivos.

Estava eu a ler um post de um blog que muito aprecio, o Receitas da Belinha Gulosa, sobre pessoas que sem o menor dos escrúpulos roubam artigos/fotos de outros blogs.

Foi então que me lembrei de colocar excertos de posts que escrevi e pesquisar no google (experimentem fazer o mesmo) e aí descobri que sem qualquer pedido de autorização, pessoas criminosas me roubaram integralmente alguns posts.

Ao tornar a minha pesquisa pública, o meu objectivo passava por dar ideias que servissem de inspiração, para que quem lê-se o blog pudesse ser mais feliz. Gostava de poder contagiar os outros com pensamentos positivos e dar um pequeno contributo para criar um mundo melhor. No entanto, uma coisa é inspirar, outra é ter imenso trabalho, para outros o exporem como seu.

O meu blog é para mim um segundo trabalho, mas que me dá muito prazer fazer. Contudo implica comprar livros, pesquisar, reunir informação e escrever. Não admito por isso, que me copiem e publiquem posts como sendo seus.

No meu caso pessoal sempre que faço citações ou utilizo algum excerto de um livro, indico sempre a fonte (se reparem sempre o fiz, basta olhar para o final de alguns posts onde diz "fonte"). Utilizo algumas imagens próprias e outras da Internet. Tento utilizar imagens identificando o seu autor, ou que permitem a sua utilização.

Estou mesmo triste com esta situação e espero que quem fez isto medite no impacto das suas acções perante as suas vítimas.

Passo a anunciar alguns blogs que copiaram posts meus, sem qualquer autorização:

-Reiki Cura Holística da professora e terapeuta holística Nélia Lima que escreveu este post, copiando o meu post sobre 40 Dicas para Relaxar; esta senhora foi esperta, porque alterou um post dela, escrito a 7 de Abril de 2011 (o meu post só foi escrito a 28 de Junho de 2011), para fazer parecer que ela é que o escreveu primeiro (felizmente o Blogger não se deixa enganar) - atenção: só o poema inicial não é meu e creio que este deveria ser o post original. Mas se analisarmos bem, ela cortou algumas das minhas dicas (a 19 e a 20, juntou-as numa só) e na minha dica 32 tenho uma hiperligação para um post antigo (ela também diz para espreitar o post, mas não tem nenhuma hiperligação - claro, porque não escreveu nenhum post). Bem, mas se analisarem qualquer excerto deste blog e pesquisarem no google, esta senhora copia tudo (umas vezes refere a fonte, outras passa-lhe ao lado), sem qualquer qualquer respeito por quem trabalhou nos textos.

- Meu jeito Dani de Ser da Danielle Araújo que escreveu este post a 27 de Julho após eu ter escrito Como pensam e agem as pessoas mais felizes? a 26 de Julho (foi rápida a copiar, portanto). A senhora só se esqueceu de eliminar a hiperligação que deixei para o meu blog nas palavras «expressar a sua gratidão».

- Também no Orkut - Vida em Família, copiaram 2 posts meus: Como criar uma família feliz – as dicas do Dr. Phil #1 e A felicidade dos filhos e o bem-estar dos pais (neste até copiaram a parte em que falo da minha «filha»). Bem, aqui a pessoa identificou-se como sendo... anónima.

Encontrei mais posts copiados, mas já não estou com ânimo para continuar com isto...

Aconselho-vos a verficarem se também vos copiaram algum post!!! Quanto a mim, vou pensar muito bem no que vou fazer com este cantinho.

Para já não aviso as pessoas que cometeram este crime, para que estas mantenham os posts mais um tempo no blogger e para que possam confirmar o roubo que estas me fizeram. Mas quanto tiverem conhecimento de que eu já sei, quero que pensem no seguinte: tenham consciência e prefiram o caminho do bem. Parem de trazer infelicidade para a vida das outras pessoas!!

44 comentários:

  1. Bom dia, Mafalda

    Como eu te compreendo! Já vi fotos minhas também noutros locais e comentários enviados pouco próprios. Diariamente venho ver os blogs de que mais gosto, mas prefiro não comentar e o meu blog está inativo pelo simples facto, de a desilusão ser maior que a própria vontade de partilhar algum conhecimento que eu ache relevante. Boas decisões e bom fim de semana:))

    ResponderEliminar
  2. Que grande lata das pessoas! Falta de criatividade e de respeito pelos outros. Como podem copiar textos sem pedirem autorização?
    Mas não desistas por isso. Seria uma pena dares o gostinho aquelas pessoas de tu é que saíres do ar. E seria uma pena não lermos mais o teu blog, por causa dessas pessoas.
    Força, não desistas.
    Quanto à pseudoprofessora, armada em espertalhona, foi mesmo sacaninha. Pôs numa data anterior e assim pensou que não seria descoberta.
    A outra também deve ter pensado que não seria descoberta. Até copiou a fonte de onde te baseaste.
    Bem, também tenho uma mensagem para quem copiou: tenham mais respieto pelos outros e já agora, um pedido de desculpa não ficava mal.
    Quanto a ti, não deixes que os outros apaguem a chama de positivismo que há em ti.

    Beijo grande!!!

    ResponderEliminar
  3. Realmente no blog da Dani, ela esqueceu-se de uma hiperligação no meio do texto que vai dar ao teu blog. Apanhada!!

    ResponderEliminar
  4. Estou triste :(
    Espero que não desistas só porque essa "gente abelhuda" te copia, tu és um ser especial e isso já deu para perceber à muito tempo e essa gentinha não tem sentimentos...
    Espero continuar a "ler-te".
    Beijinhos e tudo de bom:)

    ResponderEliminar
  5. Mafalda, até eu fiquei triste com esta situação!
    O teu blog tem-me ajudado muito, ler os teus textos a cada dia ajuda a reflectir e minimiza as preocupações e chatices do dia-a-dia... Muitas vezes no fim de os ler, acabo por ter uma resposta para uma conversa, para uma dúvida... Uma colega por vezes pergunta-me: "Mas como sabes isso que acabaste de dizer? Onde foste buscar inspiração?" São exemplos Mafalda, de que o teu blog faz falta a muitas pessoas.
    Não desistas!
    O que eu mais gostava agora sinceramente era de ver um livrinho teu publicado, iria logo comprar!
    Seria um orgulho! Luta por isso!
    Quanto às pessoas que se valem do trabalho dos outros sem pelo menos dar uma indicação da fonte, continua a denuncià-las e passa por cima!
    O mérito é sempre e todo teu!
    Parabéns pelo blog!

    ResponderEliminar
  6. Realmente é uma vergonha. Já não és a primeira pessoa que vejo que sofre desse mal. Muitas pessoas se esquecem que os outros tiveram trabalho a fazer os seus posts e fazem copy/paste descaradamente e ficam com os louros do trabalho dos outros.
    Por isso, mal acabei de escrever o meu livro, registei-o logo, para evitar copianços desses.
    Gostava que continuasses com o teu blogue, mas essa decisão cabe só a ti.
    Sei que há um programa qualquer (creio que grátis), que protege o que escrevemos no blogue. Não sei se é o Copyscape ou coisa parecida...
    Beijinhos, bom fim-de-semana e pensa bem!

    ResponderEliminar
  7. É de lamentar que alguém alimente um blog com base no trabalho dos outros, não faz qualquer sentido, mas não deixes de continuar a fazer o optimo trabalho que tens feito por causa de gente muita pequenina...
    Bjs e não desanimes!

    ResponderEliminar
  8. Olha que realmente!
    Eu já "copei" certas de noticias de muita gente, indicando sempre a fonte e o blog de onde é proveniente...
    Mas Mafalda não desistas!

    ResponderEliminar
  9. Lamentavel que não haja respeito pelo que os outros escreve.
    Em casos mais graves há mesmo quem copie blogs integrais... parecem querer viver a vida dos outros, talvez por não terem vida própria!
    Se nos deixares será uma grande perda para todos nós, vou sentir a tua falta, mas vou compreender a tua decisão.

    ResponderEliminar
  10. Olá!
    Descobri recentemente o teu blog e adoro.
    No meio de tudo o que já disseram só me cabe dizer...
    Não deixes que terceiros façam com que deixes de fazer uma coisa que gostas.
    Dizem que há umas maneiras de tentar impedir que copiem texto (http://www.dicasparablogs.com.br/2009/03/como-saber-quem-copiou-meu-blog.html)
    Infeliz de quem não tem vida própria ou imaginação suficiente para escreve pelas suas palavras, tu és superior a isso.
    Não penses só nos que te roubam sem te da crédito, pensa nos que te lêem, os que ajudas com as tuas palavras, são muito mais importantes que o resto.
    Sou sincera, tento divulgar sempre o autor, mas realmente pensando bem muitas vezes me esqueço de deixar o link da fonte... e, erradamente, quando tiro fotos da internet e coloco no blog faço-o através do google e escrevo por baixo "imagem tirada da internet". Envergonho-me da preguiça que tive até agora em abri a página por completo e meter link da fonte da imagem.
    Como a minha mãe sempre me ensinou "não faças aos outros o que não gostas que te façam a ti"

    Segunda-feira cá estarei para saber qual a tua decisão.
    Beijo grande
    Marcia

    ResponderEliminar
  11. Eu acho isso cobarde,porque ou se tem imaginação ou então não vale a pena ter um blog.È como as pessoas virem para aqui ,criticar aquilo que os outros escrevem ou mostrão.beijinhos e desculpa de ir no nome do meu filho. Aurora

    ResponderEliminar
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  13. Querida Mafalda, no começo do mes de setembro descobrimos uns blogs(pois ela tem mais de um) que está plagiando fotos e textos na íntegra de várias pessoas, foi um choque ! Fiz um post, depois dê uma olhadinha, eu não fui plagiada , mas tomei as dores de quem foi ,(wwww.meucantinhonaroa.blogspot.com) assim como tomo as suas agora. Acho um absurdo, e que você tem que denunciar junto ao Blogger e ir nos blogs que te copiaram e dizer para pelo menos dar os creditos ao seu blog e a você que os criou, e se for do seu desejo, solicitar que os posts sejam retirados.Com certeza por aí também já tem uma delegacia de proteção a criações na internet e devemos sempre denunciar, pois achar que depois que colocamos algo na rede ,pertence a todos, tem que muddar, pois não é bem assim.
    Não desista do seu blog pois ele é um alento para tantas pessoas, eu adoro vir aqui.
    Bom final de semana de paz e muita luz.

    ResponderEliminar
  14. Ai Mafalda, fiquei triste por você, mas o seu blog me ajuda tanto, gosto muito dos seus artigos sobre a felicidade, também quero ser feliz, espero que não desista. Com amor Eliane

    ResponderEliminar
  15. Infelizmente esse , entre muitos outros, é o problema de se partilharem coisas virtualmente. Todos corremos esse risco Mafalda e é triste quando as pessoas não tem respeito pelo nosso trabalho. Espero que resolvas esse problema mas sobretudo espero que não desistas do blogue,

    beijinhos!!

    ResponderEliminar
  16. Que grande chatice! Porque não registas o blog na Inspecção Geral das Actividades Culturais? Bj e bom weekend querida!

    ResponderEliminar
  17. este mundo está perdido... e perde-se por tão pouco... assim se vê como as pessoas se perdem, se vendem, se roubam...
    Mas olha, Mafalda, embora lamentável e realmente revoltante, acho que não deves desistir... as tuas palavras e o teu trabalho são únicas! inspiradoras e terapeuticas... já te disse tantas vezes q este blogue é dos que mais me inspirtam e ajudam na minha caminhada!! encontrei-te, estás nos meus favoritos e não precisei procurar mais... :) já cheguei a vir de propósito ao teu blogue à procura de respostas para algumas das minhas aflições!
    Não sei se ajuda, mas há blogues que em não dá para copiar (seleccionar) os textos - não sei como isso se faz - qqr das maneiras não avita que roubem as tuas palavras mas pelo menos vão ter de ter muito trabalho para transcrever tudo ;)

    ResponderEliminar
  18. Oi Mafalda, realmente muito chato isso, e pra falar a verdade nunca verifiquei isso, mas vou dar ums pesquisadas, quem sabe tb não acho algo meu...se bem que nem sei se gostaria de ver rsss
    De qualquer forma, será que vale á pena parar com o blog só por causa desses plagiadores? Todos nós fazemos textos com tanto carinho e acho que o negócio é denunciar, afinal todos os escritores ajudam as pessoas com seus textos, eu pelo menos adoro ler o que meus amigos postam.
    Nem sempre comento, mas me são de grande ajuda e reflexão.
    Que você consiga resolver isso da melhor maneira, beijos e bom fim de semana pra ti!

    ResponderEliminar
  19. Olá Mafalda!!!

    Já me roubaram até o painel que crio do Blog Luz,aff...diversase diversas vezes, mas como gosto de criar e me divirto com isso continuo...!!!
    Realmente, é muito triste isso, já pensei em eliminar o meu, mas depois desisti, pois os textos são com o objetivo de iluminar e espalhar boas informações, infelizmente mesmo sendo dessa forma, o objetivo esta sendo espalhado...
    Entendi??

    Beijinhos Querida!!!
    Reflita...mas pense sobre a propagação do Bem!!!

    Muita Luz!!!

    ResponderEliminar
  20. Desista não!!!
    Força!!!

    Beijinhos Iluminados!!!
    Paz e Luz!!

    ResponderEliminar
  21. Ó Mafalda,não desista.
    Nem todos temos o dom de escrever aquilo que você escreve, mas todos (os que são assíduos do blogue como é o meu caso)temos o prazer de ler aquilo que você escreve.É um prazer e um óptimo momento de reflexão aquilo que nos proporciona, dia a dia. Ajuda-nos a procurar o caminho para a felicidade, a sermos gratos,para com Deus, por tudo aquilo que temos e tantas vezes não valorizamos.Vivemos um tempo em que vale tudo, até roubar conteúdos de blogues, por isso é que é necessário escrever aquilo que escreve para ajudar a criar um Mundo melhor

    ResponderEliminar
  22. Esta é uma decisão que só tu podes tomar,espero que continues.

    Beijo e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  23. Por favor não desistas!!!
    O que seria de mim sem este cantinho.
    Adoro vir aqui, apesar de nem sempre comentar. Mas és uma fonte de inspiração.
    Não deixes que gente egoísta e sem escrúpulos (ou seja o mal), vença o bem (ou seja tu).
    Fica, por favorrr!!!!

    Beijinho,
    Marina Reis

    ResponderEliminar
  24. Olá Mafalda,

    Tens duas opções: continuar a escrever (que é algo que te agrada e faz bem) ou parar com esta fonte de alegria porque outras pessoas roubam o teu trabalho.

    Eu identifico a tua decisão com uma frase que marcou o início da minha mudança:

    "Podes ter razão ou podes ser feliz"

    Eu escolhi ser feliz.

    ResponderEliminar
  25. Acredito que estejas muito chateada e é de facto uma situação incomoda. Mas se ligas a essa gente medíocre que te roubou os textos estás a ir contra o que tentas ensinar aqui, estas a desistir de ti e do que te faz feliz. Isto tendo em conta que te faz feliz ter este blog claro. Eu espero que sim e espero continuar a poder ler os teus textos. Beijinhos

    ResponderEliminar
  26. Minha querida!
    Seu blog é ótimo e você ama o que fazes.
    Não deixe que pessoas inescrupulosas façam interompê-lo.
    Abraços e um final de semana abençoado pra ti.

    ResponderEliminar
  27. Deixa estar. São uns tristes que felicidade não têm nenhuma, pois se gostam de ter um blog, não deve haver coisa mais triste do que não ter criatividade ou não saber escrever. por isso, copiam o que é dos outros. Nós gostamos de passar por aqui e identificamo-nos com a tua escrita e não são esses blogs que plagiam as coisas dos outros que são mais interessantes.Nunca pesquisei. Mas vou fazê-lo. Espero não ter nenhuma surpresa desagradável.
    Quanto a ti, tenho pena se deixares de escrever para nós, mas entendo. Muitos beijinhos

    ResponderEliminar
  28. Oi Mafalda,
    Sei que copiam meus posts e já peguei vários blogs fazendo isto. Sempre tenho o cuidado de indicar fontes de onde tiro ideias, os autores de fotos, e linkar tudo o que não me pertence, mas quem copia não faz isto, apropria-se de tudo.
    Já me aborreci com isto, mas hj me sinto lisonjeada. Se copiam é pq gostam do que eu faço. Por outro lado,em 1,5 ano de blog já aprendi que estes blogs não duram muito tempo. Ficam emperrados em si mesmos e na maioria das vezes acabam logo.
    Acho válido vc denunciar os plagiadores, mas terminar o blog por causa deles! Nunca!
    Beijos 1000 e um final de semana maravilhoso para vc.

    www.gosto-disto.com

    ResponderEliminar
  29. Olá minha querida
    Fiquei mesmo triste com o que está a acontecer. Acho lamentável. Adoro o teu blog, é dos meus favoritos, e deixa-me sempre feliz vir aqui, excepto hoje.
    Respeito a tua decisão, seja qual for, mas pondera bem, se for preciso, aguarda mais uns dias.

    Às vezes partilho certas coisas que sei desde há muito tempo, e gosto de referir com quem aprendi ou quem me inspirou. Não preciso de ter os louros dos outros. Pois sou contra o plágio.

    Ainda há dois dias, vi dois post iguais, em dois blogs que sigo, a fazerem ligação a um blog que eu desconhecia. Achei estranho, pois tinha lido um post igual, uma semana antes noutro blog. Ou seja os blogs que sigo fizeram muito bem, copiaram e fizeram o link e o blog que fez o plágio, autorizou a cópia e disse que fez o mesmo (no comentário da autorização), sem referir a fonte. Eu própria fiz uma referência a esse post, no dia em que ele foi publicado, mas sem o copiar, fiz uma ligação.

    Quando avisares os blogs em questão, avisa aqui, que eu vou lá e denuncio. A união faz a força, certo?

    Beijinhos e boas decisões. Estou contigo!

    ResponderEliminar
  30. Mafalda, não desistas! O blogger devia de arranjar um sistema em que ninguém conseguisse copiar, bolas, que chatice. Já tenho visto alguns blogs copiados (outras pessoas a queixarem-se do mesmo que tu) e penso em como seria terrível alguém copiar a minha vida...
    Falta de gente com amor próprio, é por isso que deves continuar com o teu blog e ensinar algumas meninas a viverem a sua própria vida!

    Pensa bem,
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  31. Passei por aqui para te avisar que mudei o endereço do meu blog e deparei-me com esta triste noticia... Essas pessoas deviam ter vergonha na cara... mas claramente não têm...por favor não desistas do teu blog... Please???

    Aqui está o meu novo endereço:
    http://it-is-i-ana.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  32. Mafalda, querida amiga. Tudo isso é muito chato, mas nós que entramos na internet, estamos vulneráveis. Não deixe esse blog maravilhoso de lado. Se por um lado, algumas pessoas o roubam, por outro lado, ele ajuda muita gente. Pense antes de tomar uma atitude. Você e seus textos nos são muito importantes. Beijos e saudade.

    ResponderEliminar
  33. Acho que não deves desistir!Existem seguramente muito mais pessoas que te respeitam , a ti a ao teu trabalho no blog, que precisam das tuas palavras sábias, que tiram daqui força para continuar, doque pessoas que te copiam ( provavelmente porque têm uma vida pequena e sem interesse ).

    E é porque há quem gosta e precisa de ti ( e também porque este trabalho te dá prazer)que deves, sem dúvida, continuar :)
    Um beijo grande

    ResponderEliminar
  34. Mafalda,

    Estive no blog da Dani, e com minha pouca experiência na blogosfera, pude perceber que é pura falta de criatividade. Muitas coisas ali parecem ser copiadas, algumas tem até a marca da cor da página original. A postagem mais nova eu já vi, mas não lembro onde. No final da página ela pede "entre em contato se achar algo seu", portanto deixa um comentário pedindo a ela para te dar os créditos.
    Na verdade os textos originais são aqueles que autoria própria. Partes de livros, periódicos e textos literários não adianta muito a gente recorrer ao google. Mas lógico que vale a pena tentar e é um direito seu. Eu já fui plagiada e denunciei como crime praticado pela internet, mas a justiça é lenta e o plagiador nem foi ainda indiciado ...
    Resumindo: o seu blog é mais importante do que esses pobres em criatividade! Continue escrevendo.

    ResponderEliminar
  35. Olá Mafalda. Sim vale a pena você continuar com seu blog SIM. Eu cheguei até o seu blog através do Projetando Pessoas da querida Sandra Portugal e fiquei deveras encantada com suas postagens, suas colocações, fotos e tudo o mais que consegui ler até agora.
    Fiquei triste em ler que está avaliando em parar de publicar, não faça isso, POR FAVOR!
    Sabemos que a questão de direitos autorais na web é um tanto complexa... Eu já tive posts copiados na íntegra sem citar que eram meus, creio que muitos tiveram, não diminui sua dor falar isso, ok. Sabe o que penso? Devo ter sido muito inspiradora a ponto da pessoa copiar sem citar. Sinto muito, não quero ter razão, quero ser feliz, a pessoa é que está clonando, não eu.
    Sugiro que leia Leo Babauta se ainda não conhece o blog Zen Habits
    Zen Habits
    Dê uma espiada, vale a pena! Ele escreve coisas inspiradoras e diz podem copiar, modificar, me citar ou não como autor. Tenho me inspirado nele, para me libertar dos meus "direitos autorais".
    CONTINUA POR FAVOR!
    Um beijo GIGANTE.

    Elis Dias

    ResponderEliminar
  36. Sim, penso que vale a pena! :)
    Olá, Mafalda. Sou uma seguidora atenta do teu blog. Nunca deixei nenhum comentário, mas hoje não conseguia não o fazer. Quero dizer-te, antes de mais, que compreendo a tua tristeza e indignação. Considero inaceitáveis os comportamentos de plágio que aqui expuseste. Contudo, pela sensibilidade a que já nos habituaste, sei que nesta tua decisão também irás ter em conta as enumeras pessoas que, estou certa, tens ajudado, com a gratuitidade do serviço que ofereces, na partilha generosa de pistas para a felicidade. No meu caso concreto, posso dizer-te que o que leio no teu blog, inspira-me a ser uma pessoa melhor, mais feliz, mais completa! Sei que como eu, existirão muitos outros a sentirem o mesmo. E é por isso mesmo que eu penso valer a pena continuar. Vale a pena porque se trata de um gesto de amor com efeitos muito positivos na vida de muitos!
    Espero que continues com o blog, contudo, qualquer que seja a tua decisão, ela será sempre compreendida.
    Força! :)
    EA

    ResponderEliminar
  37. Mafalda, é realmente lamentável o que essas pessoas fazem. Infelizmente quando entramos na net ficamos vulneráveis ás maldades e egoísmo dos outros. Mas, se eles copiam é porque gostaram e se sentiram inspirados e tambem querem divulgar a mensagem - apesar de ser através de um meio desonesto por não indicar a fonte.

    Eu gostaria muito que continuasses, pois tens sido uma fonte inspiradora para mim (mesmo que nem sempre comente). Adoro ler o teu blog.

    Amanhã cá estarei para saber a tua decisão.

    Bjos

    ResponderEliminar
  38. Não vou dizer grande coisa, pois o principal está dito nas mensagens acima.
    Mas penso que decisão é fácil, basta pensares nas pessoas que te lêem e a quem ajudas. Não é um revés que te vai fazer desistir, que nós não deixamos!!! Não é pessoal!Beijos a transmitir energia positiva :)

    ResponderEliminar
  39. só tu podes responder à questão que colocas. só tu sabes o que te faz sentir bem. acho que (cm td na vida) há sempre alguém ou algo q de uma forma ou de outra nos tenta deitar abaixo. cabe-nos a nós descobrir se queremos ter razão ou queremos ser felizes (cm diz o dr phil)

    posso dizer-te que descobri o teu blog há poucos dias e adoro. já está nos meus top!

    ResponderEliminar
  40. Mafaldinha a blogosfera precisa de ti e não de quem copia.
    Não desistas!Es muito importante para todos nós que te visitámos com carinho:)

    ResponderEliminar
  41. Ainda no outro dia desabafei um bocadinho sobre esse ponto. Mas chegarem ao cúmulo de nem sequer se darem ao trabalho de editar as partes com links e vida pessoal, isso já é mesmo muito abuso!

    Força para continuares, e obrigada pelos teus comentários no meu blog :)

    Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  42. pessoa maravilhosa não faça isso, eu conheço um código que vc poe aqui no blogger que impedem que roubem seu conteudo... se quizer entra em contato comigo que eu te passo... so nao vou escrever aqui pois o blogger não deixa rashbaunbonjovi@yahoo.com.br

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails