quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Coisas que me entristecem

Hoje estava a chegar do trabalho e junto da auto-estrada, à entrada da minha cidade vi um pequeno incêndio. Atravessei a cidade, e numa parte completamente distinta vejo outro, ainda no início. Um bombeiro que estava atrás de mim, parou o carro e ligou aos colegas. Avanço um pouco e vejo outro incêndio, um pouco mais distante. Subo as escadas do prédio e ao dirigir-me à minha varanda avisto um quarto incêndio noutro sítio oposto. Todos eles começaram no meio da floresta, em locais onde não costumam transitar pessoas.

Obviamente que estas situações levantam suspeitas. Mas o que me entristece mesmo, é o descaso com a Natureza. Como é que alguém é capaz de ser tão egoísta, ao ponto de não se preocupar com o ambiente que deixa às gerações futuras? Como é que alguém não pensa que está a destruir o que há de belo, num país que poderia viver do turismo? Como é que alguém é tão egocêntrico, que não pensa nos riscos daqueles que têm de ir lutar com as chamas? Como é que alguém tem um coração tão frio, que não pensa que pode estar a destruir (às vezes as únicas) fontes de rendimento dos seus proprietários?

Como? Porquê? Não consigo entender...

Foto: Mafalda S. - Incêndios de 2003

7 comentários:

  1. Também não entendo. Estive na Suíça e a mentalidade era totalmente diferente, muito voltada para a defesa do ambiente.
    Também acho uma tristeza, pois o nosso país tem imensas belezas que estão a ser destruídas. É mesmo uma pena.

    Beijo

    ResponderEliminar
  2. Olá minha querida!

    Como sabes, nossas raízes são transmontanas e nesta época do ano, ninguém está tranquilo na aldeia, por que aparece sempre um feliz para atear fogo às matas.

    Nós sabemos que trata-se de fogo posto e os pobres dos bombeiros voluntários também, mas o que fazer?? Temos um país precário demais e a maioria da população não tem consciência cívica e muito menos ecológica.

    A dois anos, meus avós tiveram uma mata inteirinha queimada e é triste ver os pinheiros feitos em carvão, pinheiros que existem desde a muitas gerações atrás, chegamos a sentir o pedido de socorro das árvores. A paisagem que fica depois de um incêndio é desolador, muito triste mesmo.

    O ser humano está a pagar caro pelas agressões que tem feito à natureza, mas a ignorância é tão grande, que ainda não conseguiu aprender nada com as consequências dos seus erros. Aprenderá algum dia?? Era bem que sim.

    Beijinhos e espero que os incêndios sejam extintos depressa.

    ResponderEliminar
  3. Talvez possa responder as suas questões. Infelizmente aqueles q agridem a natureza não pensam nas outras pessoas, menos ainda nas outras gerações. Estão tão preocupados em amealhar bens materiais, q não possuem lugar para mais nada em suas mentes e em seus corações. É lamentável! Ainda bem q existem pessoas como vc, como eu, q nos preocupamos com a natureza e com os outros seres humanos. Muita paz!

    ResponderEliminar
  4. Por aqui acontecem crimes contra a natureza também, uma tristeza,
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Oi minha querida além mar. Conheci este teu belo cantinho e já estou a te seguir, mesmo daqui, longe da tua bela terra. Aqui no Brasil os imbecis também colocam fogo na mata, ajudando a destruir nossas belezas naturais. Cadeia neles. Um grande beijo. Fique com DEUS.

    ResponderEliminar
  6. Mafalda, como te entendo. Na 4ªf. de manhã, passou-se o mesmo comigo, ía a sair, para passar dois dias fora, e ao cortar para a estrada que daria acesso à auto-estrada, estava cortada, tive que fazer um percuso com mais 20 km, e que me fez perder mais tempo, fiquei toda chateada. Mas, ao subir a serra, que dá acesso à auto-estrada, apercebi-me que eram dois, depois três e por fim quatro incêndios. Já na auto-estrada, visualizei mais dois, todos próximos uns dos outros, um cenário horrível.
    Para não me alongar muito, faço minhas as tuas palavras e as da Patícia com as quais concordo, e não poderia dizer melhor.
    Mas é muito revoltante. Não vejo nenhum benefício que um incêndio possa trazer.
    Beijinhos
    (Espero que já esteja tudo bem.)

    ResponderEliminar
  7. É uma pena mesmo. Há gente muito perdida no mundo...

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails