terça-feira, 7 de junho de 2011

Actividades culturais contribuem para a nossa felicidade?

Uma investigação norueguesa a quase 51 mil adultos, conclui que sim. Actividades como tocar instrumentos musicais, pintar quadros ou ir regularmente a galerias de arte, museus e teatros podem aumentar a felicidade, diminuir a ansiedade e depressão e, em consequência, melhorar o estado de saúde.

Eu concordo em pleno com esta teoria. Ainda no fim-de-semana passado fomos passear ao Jardim Zoológico e, para além de aprendermos um pouco mais sobre animais, é impressionante como saímos de lá relaxados (especialmente após o espectáculo com os golfinhos e os leões-marinhos – a Letícia acrescentaria o facto de ter estado com a Kitty). Este ano também já fomos ao teatro, a museus e a própria leitura, têm sido actividades que para além de nos enriquecerem, nos aliviam do stress do dia-a-dia.

Só vejo um problema neste caso. É que tudo isto custa dinheiro, e por vezes não é pouco. Infelizmente em Portugal nem toda a gente tem possibilidades para despender dinheiro nestas actividades (que na verdade chegam a ser bem mais caras do que em países com melhor situação financeira, como a Alemanha – juro que estou a falar verdade, pois já andei pelos museus/palácios daquelas bandas). Bom, mas como não sou de lamentar-me, há que dar asas à criatividade. Há museus/palácios que têm entrada gratuita em determinados dias, existem exposições abertas gratuitamente ao público, etc. (Qualquer dia ainda faço um post sobre actividades culturais económicas).

Se puderem, não deixem de se envolver neste género de actividades. Quanto muito acabarão por ficar com a mente mais leve e, espero, um pouquinho mais felizes.

Foto: Carolus
Fonte do estudo: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2011/05/pessoas-com-maior-nivel-cultural-sao-mais-felizes-e-saudaveis-diz-estudo.html

13 comentários:

  1. Enquanto estamos distraídos não pensamos em tristezas... além de que estimulamos o cérebro :)

    ResponderEliminar
  2. Olá Mafalda;

    Existem tal como tu disseste museus, galerias, teatros e outros que as entradas são gratuitas em certos dias. Aproveitar os jardins públicos que são gratuitos, ir a feiras e mercados (também é cultura) e agora no Verão há tantas festas de rua que os miúdos podem participar. Existem por exemplo, oficinas no museu do Oriente e na Gulbenkian para as famílias que são muito acessíveis, onde se aprende e diverte ao mesmo tempo :)

    ResponderEliminar
  3. Concordo com o teu texto .É verdade que o dinheiro não abunda mas, em eventos ou outros atos de cultura com entrada livre, ou com preços reduzidos as salas e museus estão às moscas.

    Beijo.

    ResponderEliminar
  4. sou a prova viva ; tenho mãos inquietas, que nada mais são que minha ansiedade que não cabe mais dentro de mim,basta um artesanato qualquer seja com tinta ou barro , que já fico mais feliz.

    ResponderEliminar
  5. "Quanto muito acabarão por ficar com a mente mais leve e, espero, um pouquinho mais felizes."
    Tão quida.

    E tens razão: sabe bem "aprender" assim. Aprender faz-nos sentir que evoluímos e sentir que evoluímos faz-nos sentir felizes.

    ResponderEliminar
  6. Se estivermos bem fisicamente, ficaremos bem espiritualmente.

    ResponderEliminar
  7. Olá Mafalda!!

    Concordo! Actividades que mexam com nosso intelecto de alguam forma, elevam nossos pensamentos e trazem um enorme bem estar.

    Também adoro o espectáculo com os golfinhos e leões marinhos do zoo, hehehe...
    Sabes que recebi um big beijinho de um leão marinho??A pois é!! :D

    Beijinho grande.

    ResponderEliminar
  8. contribui sim, otimas palavras.
    ja estou de novo com net e sempre vou passar por aqui, ja estava com saudades!
    bj

    ResponderEliminar
  9. Obrigada pelo carinho,
    bjus iluminados!

    ResponderEliminar
  10. Comigo resulta e muito.:)

    Esqueço de tudo e fico deslumbrada a apreciar as belezas. Sou assim mesmo uma deslumbrada.
    Qualquer coisa bonita deixa-me tão leve

    Só tenho pena de não poder fazer isso mais vezes porque aí andaria sempre feliz.

    Beijinhos da Formiguinha

    ResponderEliminar
  11. Ai querida, não é só em Portugal, aqui no Brasil essas atividades tbem são caras. Uma pena! Minha filhinha chama Leticia :-)
    E acredito nessa pesquisa sim, acho que atividades culturais muito importantes para a qualidade de vida.
    Beijos
    ursulaferraricoach.wordpress.com

    ResponderEliminar
  12. Olá Mafalda!!!
    Amo as manifestações artisticas, me atraem, encantam...é realmente um momento de paz e satisfação!!!Adoro museus, teatro, cinema..musicas!!!

    Beijinhos Querida!!!
    Lindo Dia!!!

    ResponderEliminar
  13. Concordo com você, com a idade a gente já tem certeza do que nós faz bem, e isso me faz muito bem então procuro sempre fazer um passei por mê, uma das vantagens de estar aqui no Rio de Janeiro é que a gente consegue fazer programas bem legais e super baratos, até dou umas dicas no blog. Bjs Eliane

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails