quinta-feira, 15 de outubro de 2020

E que tal sermos mais empáticos com os outros?


Aprender a colocar-se no lugar dos outros, 
a ver através dos olhos deles, 
é assim que começa a PAZ. 
E cabe-te a ti fazer isso acontecer. 
EMPATIA é uma qualidade de caráter que pode mudar o mundo. ” 
Barack Obama 🌿🕊

Acredito no poder da EMPATIA. Se nos colocássemos no lugar dos outros mais vezes, existiria mais paz. Estaríamos a criar um mundo melhor.

Falo de empatia por quem sofre. Pelas novas gerações que vão ter como legado, um planeta diferente daquele que conhecemos. Empatia por quem é mais velho, que não deixa de ser um adulto com  sentimentos. Empatia, ao invés de julgar à partida. Interessar-se e tentar perceber o porquê das coisas. Há sempre dois lados na mesma história...

Podes estar a perguntar-te: “Mas porque está ela a falar disto agora? Qual o interesse?” 

A verdade é que no início da pandemia, as pessoas pareciam mais amigas, mais generosas. Não eram poucos os relatos de quem ia levar compras a casa dos mais velhinhos (com o devido distanciamento), de quem ficasse mais resguardado em casa (mesmo antes de decretado o estado de calamidade), de aplausos aos profissionais de saúde, de elogios aos professores... Quantos não apregoaram “Vai ficar tudo bem!”?

Mas nos últimos tempos, parece que as pessoas se sentem exaustas e a falta de empatia veio ao de cima.

Não é preciso irmos longe para perceber isso... Basta ir levar e buscar crianças à escola. Consegues ver amontoados de pessoas. Tantos sem máscara. Basta veres no Instagram ou no Facebook, as festas com amigos chegados, com uma data de familiares... Ou então, basta espreitar os comentários às notícias na Internet. Tanta agressão verbal, quando não se tem a mesma opinião do outro. Tanta dificuldade em se colocarem no lugar dos mais fracos, dos mais velhos, dos que por azar têm doenças... 

Há dias tinham-me falado de uma notícia sobre o coronavirus na minha zona. Fui espreitar e li comentários do género: “A mim ninguém me põe o açaime” (referindo-se à máscara), como se aquela pessoa fosse mais importante e estivesse acima de todas as outras. Pasmem-se, pois também li: “queremos a nossa liberdade, talvez uma limpeza na sociedade fosse positiva. Velhos e doentes são um peso para o estado.” (comentário de um membro de um partido da extrema-direita... que me lembrou, de forma arrepiante, o nazismo). 

Lembram-se da Greta Thunberg? Tanta crítica, sem conhecerem as medidas radicais que ela e a sua família, aplicaram nas próprias vidas, em prol do planeta (espreita este livro). A verdade é que foi uma adolescente que, em vez de ficar acomodada, ergueu-se e tentou chamar a atenção para a necessidade de proteger o planeta (se calhar o termo mais correto, é proteger a humanidade). Tudo o que ela diz é verdade. Já foi dito por vários cientistas, a quem normalmente não ligam nenhuma. Já li vários livros sobre o tema. Tive uma cadeira de Educação Ambiental na Universidade. Por isso, admiro a coragem de quem não fica acomodado e tenta fazer algo. Quem critica, na minha opinião, deveria ocupar esse tempo de forma mais produtiva. As alterações climáticas e as suas consequências dramáticas vão ser vistas por muitos de nós, acreditem (sugiro a leitura deste livro, sobre o assunto).

O meu apelo é: que tal sermos mais empáticos com os outros?

Voltando ainda à temática da pandemia. A máscara, álcool gel e afins podem ser uma chatice. A covid-19 pode para alguns não passar de uma gripezinha, mas e se essa pessoa a transmitir a alguém mais indefeso, que por culpa sua, irá morrer? Terá ela menos direito à vida porque é mais velha ou porque tem doenças? Por já sofrer, tem de sofrer ainda mais? Temos o direito de entupir o sistema de saúde, quando outras doenças também precisam de ser tratadas? (O meu pai é provavelmente um bom exemplo disso, se tivesse ficado internado mais cedo, talvez tivesse sobrevivido... e a vida dele não valia menos do que a de qualquer outra pessoa).

E para quem se pensa indestrutível, nós nunca sabemos o que nos baterá à porta... 

Que tal termos mais humanidade dentro de nós? 

Recordo-me de várias discriminações a idosos, durante os anos que trabalhei com eles. Quem não os quisesse numa explanada porque eram velhos e davam mal aspeto... (única vez na vida, em que pedi o livro de reclamações). Ou porque levámos um utente ao hospital, tendo ele já 90 e tal anos (criticando-nos devido à idade [esquecendo a parte do cancro], à frente da pessoa, com a ideia pré-concebida de que o idoso era surdo ou demente... não era o caso e no dia seguinte, ele estava no meu gabinete a chorar ao contar-me isto... ah... e passado uns dias faleceu). Ou então as infantilizações (tratando a pessoa idosa como se fosse uma criança, que não sabe nada da vida e que está muito abaixo no nível de sabedoria dos mais novos). A sério, cenas tristes, de falta de respeito, a que já assisti...

Apelo por isso à EMPATIA! Temos de pensar mais no outro antes de abrirmos a boca, ou proferirmos agressões gratuitas. Pensar em como o outro se sente. Pensar em fazer o bem. Em fazer a nossa parte. Por nós, pelo planeta, pela humanidade. EMPATIA, precisa-se! 

Por isso gosto tanto da citação que deixei do Barack Obama. Disse tudo!...

.............................................................
"A Felicidade é o Caminho" também está aqui:

4 comentários:

  1. Concordo com o teor do seu texto!
    -
    Baloiço do tempo...
    -
    Beijos e uma excelente noite!

    ResponderEliminar
  2. Concordo com o seu texto, gostei muito de ler. Boa noite e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  3. Texto muiiito oportuno. Você disse tudo!
    😘🌺

    ResponderEliminar
  4. Bom dia Mafalada :)
    Espero que na medida do possivel a tua lama esteja mais leve e sarando.
    A tua observação e conhecimento trazem a realidade do que estamos a passar, apesar de que aqui como tudo é mais pequeno as pessoas preocupam se.
    Quanto aos idosos, tendo a minha avó 91 anos, sei e sinto do que falas.Ela ensinou me tanto e ensina.
    Abomino quem a trata como uma pessoa que não se sente!Eles captam tudo tal como uma criança.
    As pessoas esquecem se que somos feitos de energia, h+a de chegar a vez de todos.
    Bom Domingo
    Lulu

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails