terça-feira, 14 de novembro de 2017

Objectivo: levar uma vida mais ecológica

Recentemente li no livro "Lagom", sobre o amor que os suecos devotam à Natureza e a forma como a protegem. Devo dizer que fiquei bastante impressionada. Especialmente com o facto da percentagem de resíduos que enviam para os aterros ser inferior a 4%!!! O resto é reciclado. (Para efeitos comparativos, em Portugal, em 2015, a percentagem de resíduos em aterros foi de 34%).

Eu própria confesso que reciclo o básico, mas preciso de mais conhecimentos sobre o destino a dar a alguns materiais. Para além de também me irritar o facto de junto de casa, numa cidade, ter somente contentor para o lixo indiferenciado. É uma pena o ecoponto estar tão longe. Não faria mais sentido ter juntos o ecoponto e o contentor do lixo indiferenciado? Facilitaria a vida às pessoas e estimularia à reciclagem. Penso eu...

Inspirada pela forma de estar sueca perante o ambiente, resolvi tomar algumas medidas neste sentido. Aproveitei que no Sábado, no desafio "Actividades para a Felicidade", a tarefa era registar um objectivo e traçar um plano para o alcançar, para definir um objectivo neste âmbito. Escolhi: levar uma vida mais ecológica.

Em vez de traçar um plano com tarefas e prazos, optei por desenhar um mind map para afixar num local visível. A ideia é sensibilizar-me a mim e à minha família, para o que podemos fazer para proteger a Natureza. Claro que este é um mind map muito pessoal, em que tenho tarefas relacionadas com a minha realidade. Por exemplo em termos de poupança de água, incluo a reparação de uma torneira da casa-de-banho (é óbvio que nem todas as pessoas têm esse problema). Por outro lado não incluo coisas como a instalação de painéis solares, porque já os tenho. Falo também de coisas que já faço, mas que por vezes não cumpro totalmente (por exemplo programar as máquinas de lavar para as horas de vazio ou às horas em que os painéis têm o máximo desempenho). A ideia é estar mais atenta e melhorar. Conclusão: é realmente um mind map adequado à minha realidade, mas que te pode inspirar a construir o teu.

Podes espreitar o meu mind map aqui (clica na imagem para o veres melhor):


Tenho de referir que na «área n.º 2 - Reciclar & Reutilizar», no campo «reciclar o máximo de produtos» e para isso «aumentar conhecimentos sobre reciclagem de resíduos» vou recorrer ao livro "Consumo ecológico. Poupar o ambiente e a carteira" da DECO, pois tem algumas páginas a explicar que destino a dar a uma série de resíduos da cozinha, do escritório, da casa-de-banho, etc.(fala de 7 áreas ao todo). Este livro é fantástico para quem quer realmente proteger o ambiente. Tem imensas sugestões e enquadra-as na realidade portuguesa.

Já na «área n.º 3 - usar + produtos eco», no campo «fazer produtos em casa», no que respeita a produtos de limpeza vou recorrer às receitas do livro "Destralhe a Sua Casa" da Paula Margarido (falei dele neste post). Por exemplo em termos de produtos de beleza, já faço alguns em casa, como o esfoliante (recorrendo a mel e açúcar amarelo).

Confesso-me inspirada! Pensar que tudo começou com um livro... 

Imagem: Mafalda S.
.............................................................
"A Felicidade é o Caminho" também está aqui:

5 comentários:

  1. Bom, relativamente ao ecoponto, tenho a dizer que eu sou "obrigada" a acumular o lixo no quintal (tenho um espaço com três contentores), porque na minha área de residência não há ecoponto, somente a uns 3 ou 5 km de distância...
    gostei do mapa, bem giro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Ainda assim, vale tudo pelo ambiente!
      Fico contente por gostares do mind map!
      Bjs

      Eliminar
  2. Olá Mafalda,
    Vi que uma das suas soluções para ser mais ecológica é o uso de recargas de sabonete liquido. E porque não usar sabonete em barra, com embalagem de cartão ou sem embalagem? Seria menos uma embalagem de plastico! É como fazemos aqui em casa!
    Aline

    ResponderEliminar
  3. Olá Aline!
    É uma boa sugestão! Já usei desse sabonete e inclusive já fizemos sabonete em casa. O problema é que as nossas peles são muito sensíveis e dão-se melhor com sabonete líquido (e não é qualquer um).
    Mas quem sabe se não descobrimos um sabonete mais adequado.
    Contudo, este também costuma vir numa embalagem e tu falas de sabonete sem embalagem. Qual a marca desse sabonete?
    Beijinho e obrigada.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails