quarta-feira, 28 de junho de 2017

Os livros que li e/ou comprei no primeiro semestre de 2017

Desde que me conheço, que tenho paixão por livros (sim, eu preferia livros a brinquedos!). Alguns trouxeram-me ensinamentos que não só têm melhorado a minha vida, como me têm ajudado a crescer interiormente. Outros, simplesmente me proporcionam momentos de puro prazer. 

De vez em quando apresento um livro no blog, algo sobre os temas que falo aqui. Mas os meus interesses são mais abrangentes. Por isso, e em jeito de book haul, vou falar-te dos livros que de algum modo, fizeram parte da minha vida no 1.º semestre de 2017. 

Alguns têm que ver com Psicologia Positiva, destralhe, parentalidade, etc. Outros nem por isso. Ainda assim, podes ter interesse em conhecê-los. 

Na área da Psicologia:


Tropeçar na Felicidade de Daniel Gilbert (psicólogo da Universidade de Harvard) - Encontrei este best-seller da Psicologia Positiva, por acaso, na semana passada. Tem estado esgotado e era o único exemplar da livraria. O autor fala das projecções, tantas vezes erradas, que o nosso cérebro faz acerca do que nos fará felizes, bem como de como tropeçamos na felicidade quando menos esperamos.

Fluir de Mihaly Csikszentmihalyi (psicólogo da Universidade de Claremont) - Este livro fala das «actividades de fluxo», ou seja, daquelas experiências que nos dão prazer, não as sentimos como obrigação e ficamos de tal forma absorvidos por elas que até nos esquecemos do tempo a passar. São actividades que contribuem para sermos mais felizes e com base nisso, o autor dá-nos dicas para melhorarmos a qualidade de vida a vários níveis (através do corpo, do pensamento, do trabalho, da solidão e da companhia, transformando a tragédia, lidando com o stress...).

A Fórmula da Felicidade de Bridget Grenville-Cleave e Ilona Boniwell  (ambas psicólogas positivas) - As autoras apresentam 100 factores que influenciam a nossa felicidade, tanto pela positiva como pela negativa. Cada um destes factores baseia-se em estudos científicos que vão sendo explicados ao longo do livro. Um livro sintético, que considero bom para quem se está a iniciar no tema.

O Livro do Hygge - O Segredo Dinamarquês para Ser Feliz de Meik Wiking (presidente do The Happiness Research Institute de Copenhaga) - O primeiro livro que li este ano (falei mais detalhadamente dele aqui). Nele é explicada a razão pela qual a Dinamarca tem alcançado o 1.º lugar (por diversas vezes) na lista dos países mais felizes do mundo. Tudo se resumo a uma filosofia de vida baseada no Hygge - uma forma de trazer sensações de aconchego e felicidade ao dia-a-dia, através do apreciar das coisas simples. O objectivo do livro é explicar-nos como fazê-lo.

Hygge - Ser Feliz à Dinamarquesa de Anna Skyggebjerg (mestre em Literatura, com funções no Conselho de Ética Dinamarquês) - Gostei tanto do livro anterior, que acabei por comprar este, sobre o mesmo tema (falei dele, com mais detalhe, aqui). Este sugere-nos diversas actividades e a forma como devemos realizá-las para nos proporcionar o hygge.


✓ Porque Sofrem as Pessoas Inteligentes de Eric Maisel (psicoterapeuta) - Este ainda não li, mas estou curiosa. Nele, o autor aborda os desafios que as pessoas inteligentes têm de enfrentar e as consequências por vezes devastadoras desses desafios. Oferece de seguida estratégias para os enfrentar e conseguir uma vida mais calma, com mais sentido.

✓ Silêncio - O Poder dos Introvertidos num Mundo que Não Para de Falar de Susan Cain (estudiosa da introversão e timidez) - Pessoalmente, apesar de disfarçar bem, sinto que sou introvertida, daí a minha curiosidade acerca deste livro. A autora fala da importância da introversão, dos seus aspectos positivos e de soluções para alguns problemas que os introvertidos têm de enfrentar. Dá a conhecer a história de introvertidos célebres. Conclui ainda que ambas as personalidades fazem falta à humanidade e que jamais a introversão deve de ser subestimada.

Nas áreas do minimalismo, organização e ecologia:



Destralhe a Sua Casa de Paula Margarido (arquitecta e especialista em Feng Shui) - Estou a adorar este livro, pelo que quando acabá-lo (está quase) vou fazer um resumo no blog. Ensina-nos estratégias para destralhar eficazmente, organizar e manter a casa limpa. Com base no feng shui, refere como as áreas da casa influenciam a nossa vida e o método de destralhe/organização ideal, tendo em conta a nossa personalidade. Ao nível da limpeza, sugere sempre soluções ecológicas, dando receitas de produtos caseiros para diferentes tipos de limpezas. Muito bom!

Menos é Mais de Francine Jay (blogger e autora de vários livros sobre minimalismo) - A primeira parte fala dos benefícios de ter menos coisas (pessoalmente, como não sou iniciante neste assunto, já sei de cor estes benefícios, pelo que achei um pouco entediante. Mas para quem está a começar, é fundamental). Do resto do livro, gostei bastante. Apresenta técnicas para destralhar e organizar de forma eficaz, as várias áreas da casa. Dá também dicas para envolver toda a família no estilo de vida minimalista.

Eco Inteligência de Daniel Goleman (psicólogo, autor do best-seller "Inteligência Emocional)" - Este também ainda não li, mas pelo sumário, Goleman, fala dos impactos ocultos daquilo que consumimos, pois até na produção de alguns produtos ecológicos há riscos para a saúde de quem os produz. A ideia é tomarmos cada vez decisões mais inteligentes, ao conhecermos os factos ecológicos por detrás dos produtos que consumimos.

Na área da educação/parentalidade:


1333 Perguntas para Fazer ao Seu Pediatra de Mário Cordeiro (pediatra) - Fiquei fã do autor, quando li "O Grande Livro dos Medos e das Birras", pois quase sentimos que estamos no consultório de um pediatra amigo, que nos auxilia a sermos melhores pais. Este livro «gigante» de 671 páginas é um livro de perguntas e respostas, para as mais variadas questões (alimentação, sono,  crescimento, higiene, desenvolvimento, educação, escola, brincadeira, sexualidade, acidentes e saúde). Abrange as crianças desde que são bebés até à adolescência.

 Educar com Amor, também de Mário Cordeiro - Este livro é uma espécie de guia para que os nossos filhos cresçam felizes. Ajuda-nos a ensinar os nossos filhos a lidarem com os seus sentimentos, a enfrentarem problemas do dia-a-dia, a serem alegres. Também fala de qualidades que devemos ensinar-lhes (empatia, honestidade, responsabilidade...), das birras, dos comportamentos menos bons, dos limites, da espiritualidade e da importância do exemplo dos pais. Muito bom!

1-2-3 Magia - O Método de Disciplina mais Eficaz para Crianças dos 2 aos 12 anos de Thomas W. Phelan (psicólogo especializado em disciplina infantil e em crianças com défice de atenção) - Este ainda não li, mas fala do «Programa 1-2-3 Magia», que ajuda os pais a estabelecerem limites. O 1.º passo refere-se ao controle dos comportamentos inaceitáveis, o 2.º ao estímulo dos bons comportamentos e o 3.º ensina técnicas para fortalecer relações entre pais e filhos.

Educar na Curiosidade de Catherine L'Ecuyer (Mestre em Investigação, dedica-se ao estudo de temas educativos). - Este livro tem muito que ver com o slow parenting. Fala das consequências negativas do excesso de estimulação e das exigências que a sociedade actual coloca sobre as crianças. Ensina-nos a aplicar um modelo educativo bem mais saudável: o de «Educar na Curiosidade» (inspirado no método Montessori), que aproveita a curiosidade natural das crianças e a sua motivação interna. Fala ainda do respeito pelos ritmos de desenvolvimento, da importância de deixar as crianças serem crianças, do valor do silêncio (ao invés de TV´s continuamente ligadas)...

Ajude o Seu Filho a Ter Êxito de Bill Lucas (Educador) e Alistair Smith (Formador Motivacional) - Este é um livro fininho, mas com conteúdo e imagens interessantes. É indicado para pais de crianças do pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Vem recheado de sugestões de actividades e jogos, testes, conselhos e truques para ajudar as crianças a serem bem-sucedidas, especialmente ao nível da aprendizagem. Fala em como ajudá-las a alcançarem os seus sonhos, a estudarem eficazmente, a sentirem-se seguras e menos stressadas, a expressarem sentimentos, a conseguirem lidar com desafios, a ganharem motivação, a aprenderem regras e a controlar a raiva, etc., etc.

Na área da saúde:


Ioga para Corrigir a Visão de Kazuhiro Nakagawa (director do Vision Fitness Center em Tóquio) - Devo dizer que comprei este livro somente por dois motivos: 1.º) corrigi um problema de visão através de sessões de uma espécie de fisioterapia sugerida pelo oftalmologista; 2.º) ouvi um programa na TSF, justamente sobre exercícios para a visão, apontando alguns casos de sucesso. Como eu e a Letícia temos miopia, também não custa saber um pouco mais sobre o assunto... O autor baseia-se no facto da capacidade visual não depender só dos olhos, mas também do cérebro. Com base nisso, apresenta uma série de exercícios e técnicas para melhorar a visão e prevenir o desgaste ocular.

A Solução das Zonas Azuis - Comer e Viver como as Pessoas Mais Saudáveis do Mundo de Dan Buettner (investigador da National Geographic e fundador do Projecto Zonas Azuis) - O autor investigou os modos de vida nos locais do planeta onde existem populações com vidas incrivelmente longas e saudáveis, as chamadas «zonas azuis» (nota minha: também já o fez em relação aos lugares mais felizes do mundo, investigação divulgada no seu livro "Thrive: Finding Happiness The Blue Zones Way"). Neste livro, o autor apresenta sugestões para incorporamos na nossa rotina diária as dietas e os hábitos de vida saudáveis dos habitantes das «zonas azuis» (inclui receitas culinárias e dicas relativas ao estilo de vida). Muito interessante!

Na área da culinária saudável:


Chegar Novo a Velho - Receitas de Manuel Pinto Coelho (médico) e Camila Balbi (terapeuta da nutrição/health coach) - Para quem conhece o Chegar Novo a Velho, este livro é uma espécie de complemento do primeiro, com receitas baseadas no regime paleolítico e alcalino. Numa primeira parte o autor faz um enquadramento mais científico explicando como é possível ter mais saúde e longevidade e o papel dos alimentos na saúde. Na segunda parte, encontramos as receitas, com informações acerca dos benefícios de alguns dos ingredientes usados. As receitas estão divididas por: a) pequenos-almoços e snacks; b) sopa, condimento e salada; c) prato principal; d) para viagem e e) bebida. O que me desagradou, é o facto do livro não trazer índice...

Cozinha Saudável de Mafalda Pinto Leite (chef, terapeuta da nutrição/health coach) - Como já vem sendo habitual, a Mafalda destaca os benefícios de vários dos ingredientes usados nas receitas. Fala também dos utensílios necessários e da lista de ingredientes para construirmos uma despensa saudável. As receitas (com aspecto lindíssimo), estão organizadas por: a) bebidas; b) pequeno-almoço; c) snacks; d) saladas e sopas; e) pratos principais e f) sobremesas.

A Comida dos Miúdos Cá de Casa de Ágata Roquette (nutricionista) - Ainda não tinha nenhum livro desta autora, mas estou a adorar as receitas. Uma delícia! Enquanto nutricionista, explica-nos em que consiste uma alimentação saudável para crianças, quais as necessidades nutricionais de acordo com a idade, quais os alimentos a consumir e o que deve de ser evitado, e... como lidar com as esquisitices deles. Em termos de receitas, estão dividas assim: a) pequeno-almoço e lanche; b) lanches (inclui sugestões para as lancheiras escolares); c) snacks para petiscar; d) refeições principais e e) molhos caseiros.

Cozinha Vegetariana para Bebés e Crianças de Gabriela Oliveira (jornalista, vegetariana há quase 20 anos) - Tem uma introdução bastante detalhada sobre a alimentação vegetariana na infância (tipos de alimentos, fases de introdução dos mesmos, estratégias para provar e gostar, etc.). As receitas estão divididas da seguinte forma: a) purés e sopinhas de legumes; b) cremes de frutas e papas de cereais; c) pratos principais; d) acompanhamentos; e) compotas, manteigas e bolachas; f) bolos, gelados e gelatinas. Cada receita refere a idade para a qual está indicada, a duração da confecção da receita e o número de doses que faz.

Nas áreas da espiritualidade e meditação:


Provas da Vida Depois da Morte de Jeffrey Long (médico oncologista) e de Paul Perry (escritor) - Eu, a céptica, adorei este livro (falei dele aqui). Este fala de um dos maiores estudos a nível mundial sobre EQM's (experiências de quase morte) e respectivas conclusões: 9 provas de que a vida de alguma forma subsiste após a morte. Inclui relatos de quem passou por isso e os argumentos dos cépticos, contrapostos, com justificações para cada argumento.

Meditação para Pessoas Ocupadas de Osho (místico) - Este livro foi-me oferecido e, incrivelmente, ainda não o li (nem nunca li qualquer livro do Osho). Mas o conteúdo parece interessante... Fala sobre o stress e como lidar com ele, da ligação que existe entre o corpo e a mente. Inclui uma série de meditações diárias e meditações activas para encontrar a tranquilidade interior. Tenho de lê-lo brevemente!


Bíblia - Volume I de Frederico Lourenço (especialista de línguas e literaturas clássicas e professor na Universidade de Coimbra) - Ok, eu já tinha lido vários livros da bíblia, mas reparei que algumas passagens variam consoante a religião, ou até dentro da mesma religião, consoante a época. Daí que este volume, traduzido por alguém com intuito meramente académico, me parece mais isento. O melhor é que o autor faz o enquadramento históricos de cada livro, e explica os diversos versículos.

As Novas Seitas Cristãs e a Bíblia de Joaquim Carreira das Neves (sacerdote e professor de teologia na Universidade Católica Portuguesa) - Apesar do autor ter sido um sacerdote católico, também foi um estudioso das diversas religiões. Interessava-me saber o porquê de tantas interpretações diferentes da bíblia. O autor explica o surgimento destas religiões cristãs, quais as principais crenças, que, por sua vez, contrapõe, com uma série de argumentos baseados na bíblia.

Na área da ficção:


Fúria Divina de José Rodrigues dos Santos (jornalista e professor na Universidade Nova de Lisboa) - Digam o que disserem (porque as pessoas de sucesso têm sempre de levar com críticas) eu simplesmente adoro a escrita do JRS. É viciante e dá para desanuviar do stress do dia-a-dia. Neste livro repleto de mistério e aventura, percebemos como uma criança inocente e cheia de boas intenções se pode transformar no pior dos terroristas. Mais uma aventura do Tomás Noronha, cheio de enigmas por decifrar. 

Vaticanum, também de José Rodrigues dos Santos - Neste livro os terroristas raptam o papa e ameaçam decapitá-lo até à meia-noite. Na busca de pistas para evitar que o pior aconteça, Tomás Noronha vai descobrindo uma série de sujeiras em que o Vaticano (principalmente o Banco do Vaticano) tem estado envolvido. Bem... é incrível como uma instituição que se diz santa, está envolvida em tantos crimes e maldade. A sério que cheguei a pensar que isto era romanceado. Depois fui pesquisar em canais de notícias e tudo aquilo era verdade. Meu Deus!... Agora percebo muitas das atitudes do Papa Francisco.

Na área da história:


A Grande Conspiração de Robert Goodman (químico) - O livro é interessante. Fala dos Templários, dos illuminati, da Maçonaria, do FMI e do Vaticano (inclusive da irmã Lúcia). Aborda também algumas tragédias modernas: a guerra do Golfo, o atentado de Oklahoma, o 11 de Setembro, o ataque ao Afeganistão, o ataque terrorista de 11 de Março em Espanha, entre outros. Fala de muitas situações efectivamente documentadas. Mas depois... pelo meio aparecem puras especulações e isso desiludiu-me. 

Episódios da História de Portugal Que Não Aconteceram Bem Assim... de Ricardo Raimundo (historiador) - Uma leitura leve, ideal para desanuviar (e até nos divertirmos) ao serão. Fala de vários episódios históricos que temos como verdadeiros, mas que não passam de invenções. Entre outros fala do milagre das rosas, da morte de Martim Moniz entalado num portão, de D. Pedro ter mandado desenterrar a amada Inês, da padeira de Aljubarrota, do templo de Diana, do pinhal de Leiria, da descoberta do Brasil, de Salazar ter sido um homem casto e poupado... Pois, pois... muita imaginação à mistura.

Os 100 Grandes Erros da História de Bill Fawcett (historiador, antologista e editor) - Este livro fala de erros, distracções e disparates que alteraram o curso da história mundial. É igualmente cheio de curiosidades. Pena que contenha alguns erros (por exemplo o Pedro Álvares Cabral não descobriu o Brasil por acaso...). O autor separou os assuntos por épocas e fala de temas como: os Romanos, os Viquingues, os descobrimentos, as guerras napoleónicas, as guerras mundiais, a guerra do Iraque (mencionei só alguns, porque são 100 temas ao todo).

Nas áreas da BD e nostalgia:


Toda a Mafalda - Edição Comemorativa dos 50 anos de Quino (Autor de Banda Desenhada) - Talvez seja influência do nome 😉, mas a verdade é que eu adoro a Mafaldinha. E este livro é espectacular! É mesmo de coleccionador. Tem mesmo TODAS as tirinhas da Mafalda! E eu continuo a achar-lhes graça. Ainda tem o enquadramento histórico das tirinhas, a biografia do Quino, a descrição das personagens (só agora soube que a mãe da Mafalda se chama Raquel) e, no final, fala das publicações saídas em Portugal. É definitivamente... um livro fantástico! E também um calhamaço de 600 páginas em tamanho A4.

A Sebenta do Tempo de Mário Augusto (jornalista) - Ando a lê-lo de momento e é tão divertido fazê-lo. Recorda-me coisas que ainda existiam na minha infância e mostra-me outras anteriores: os livros que se usavam na escola, as brincadeiras e brinquedos, as revistas, as guloseimas, a música, os filmes... tem imensa informação e está cheio de fotos giras. 

Caderneta de Cromos de Nuno Markl (humorista) - Este livro é muito parecido com o anterior, até tem vários temas em comum. Não tem fotos, mas ilustrações. Mas tudo com muito sentido de humor. O autor a falar do Nesquik e do Suchard Express: "Miúdo que era homem bebia os achocolatados com tanto chocolate que aquilo já não era para beber. Era para comer." Dá umas boas horas de diversão!

««»»

É o primeiro post que faço deste género. E gostei de o escrever, porque os livros, ai os livros..., fazem-me tão feliz!

Fotos: Mafalda S.
.............................................................
"A Felicidade é o Caminho" também está aqui:
Facebook || Instagram

9 comentários:

  1. Gostei da partilha! Até tirei ideias para novas compras! :)

    ResponderEliminar
  2. Obrigada, Mafalda! Que belas sugestões, ficou a apetecer-me ler imensos dos que falas =)

    ResponderEliminar
  3. Deves ter uma biblioteca super interessante em casa!
    Gostei muito do O Livro do Hygge. Os que apresentaste na culinária saudável estão na minha lista de compras também :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso a biblioteca cá de casa, está cada vez mais interessante. Só de olhar para aqueles livros todos, já me sinto feliz.
      Bjs

      Eliminar
  4. Bela lista e confesso que já encomendei dois que me despertaram mais a curiosidade, porque a vontade era a de comprar mais :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como te percebo. Sou igual, quando vejo livros que gosto.
      Bjs

      Eliminar
  5. Óptimo post, Mafalda! Já fiquei c algumas referências, como o Fluir ou o eco inteligência. Tb sou fã de não ficcao sobretudo de desenvolvimento pessoal. Boas leituras! :)

    ResponderEliminar
  6. Na cozinha saudável recomendo As 5 cores da cozinha saudavel. Tens aqui um haul muito interessante, propício para gastarmos umaz belas massas... é em prol do nosso crescimento, portanto é bem gasto =)

    ResponderEliminar
  7. Querida Mafalda, estou a fazer uma lista de livros para comprar no site da fnac porque estão com uma campanha ótima de 20% até em novidades e vim ao teu blog. Agora a minha lista não pára de aumentar com as tuas sugestões :) gosto mesmo muito de te ler e as tuas sugestões de leitura também me deixam feliz!

    Beijinhos e obrigada pelas tuas sugestões!
    Andreia

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails