terça-feira, 27 de junho de 2017

Como manter a casa limpa e arrumada diariamente #5 - A rotina diária


Neste percurso para trazer boas energias à casa, um passo fundamental é destralhar. Depois disso, devemos organizar, de modo a que seja mais fácil manter a casa arrumada. Por último, ajuda bastante fazer um planeamento das tarefas domésticas.

Todos estes temas foram abordados em posts anteriores. Hoje vou falar da rotina diária.

Se fizermos um pouco todos os dias, é muito mais fácil manter as coisas sob controle. Viveremos num sítio que nos acalma a mente, ao invés de termos na casa uma fonte de stress. Ao fim do dia encontraremos um lugar acolhedor, onde os problemas podem ser deixados do lado de fora. Não teremos receio de visitas inesperadas, porque a casa estará limpa e arrumada diariamente. (Nota: claro que isto significa ter uma casa com vida, não uma casa perfeita com ar de museu).

Eis assim algumas sugestões para a rotina diária:

««»»

35. Levanta-te mais cedo - Acordar uma hora ou 30 minutos mais cedo, já ajuda a adiantar algumas tarefas. Podes por exemplo, limpar uma divisão ou adiantar o jantar. 

Claro que há pessoas mais matinais e outras mais nocturnas. As mais nocturnas podem optar por concentrar as tarefas quando chegam a casa e deitar-se mais tarde. No entanto, acordar cedo tem outra vantagem. Quando sais de casa com a casa organizada e já cumpriste algumas tarefas, o dia tende a correr melhor. O facto é que as manhãs influenciam o nosso humor, durante o resto do dia.

36. Deita-te mais cedo - Claro que se optares por te levantar mais cedo, convém deitares-te a horas decentes. 

Cria rotinas de sono para ti e para os teus filhos. Se se deitarem por volta da mesma hora diariamente, é mais fácil o corpo adaptar-se e sentir sono nessa altura.

37. Prepara o dia seguinte na noite anterior - De início pode parecer difícil, mas com o tempo, torna-se um hábito e farás tudo de forma mais rápida. Os preparativos podem envolver escolher a roupa e acessórios para o dia seguinte, preparar marmitas, programar a máquina de lavar roupa e/ou loiça para lavar durante a noite, etc.

O que acontece a seguir, é uma espécie de ciclo vicioso: se preparaste as coisas na noite anterior, terás uma manhã mais calma e tempo extra para adiantar tarefas. Em consequência, como já adiantaste tarefas pela manhã, terás os serões mais livres.  

Preparar o que se precisa na noite anterior,
permite adiantar tarefas pela manhã.

38. Inclui no teu «mapa de tarefas domésticas», o que tens de fazer diariamente - A ideia é incluíres uma espécie de checklist com as tarefas que tens mesmo de fazer todos os dias. Esta lista ajuda-nos a não esquecer do que necessitamos de fazer, para que a casa esteja em condições. Podes incluir coisas como: fazer as camas, preparar o jantar, deitar o lixo fora, etc. (Para saberes como fazer um «mapa de tarefas domésticas, espreita o post anterior).

39. Faz as camas logo pela manhã - Puxa as mantas para trás assim que te levantas. Depois vai fazer qualquer coisa (tomar duche ou comer alguma coisa, por ex.), para que a cama fique a arejar. De seguida, faz a cama.

Se saíres com a cama feita, a casa fica logo com um ar mais arrumado e só gastas uns 5 minutos.

40. Começa cedo, os preparativos para o jantar - Podes adiantar refeições ao fim-de-semana e congelar. Pessoalmente não aprecio fazer isto, opto por fazer o máximo todos os dias, ainda antes de todos acordarem. Faço a sopa. Para o segundo prato, posso deixar todos os ingredientes cortados, no frio, e depois é só misturá-los. Posso também fazer a salada, que irei temperar só na hora da refeição. 

Depende do tipo de refeição, mas há sempre qualquer coisa que podes adiantar.

Ir adiantando o jantar logo cedo,
trará mais disponibilidade ao serão.

41. Antes de saíres, deixa a casa minimamente organizada - Percorre as divisões da casa, uma a uma, e arruma o que estiver fora do lugar. 

É muito mais relaxante quando regressares a casa, encontrares tudo arrumado e com ar acolhedor.

42. Nas tarefas domésticas, recorre ao multitasking - Enquanto cozinhas, podes ir colocando a loiça na máquina e pondo a mesa. Enquanto esperas que um produto de limpeza actue, podes ir organizar uma gaveta. Enquanto arrumas as compras, podes aproveitar para arrumar/limpar o frigorífico ou verificar a validade dos produtos que tens na despensa. Há imensas possibilidades. 

A ideia é ires adiantando serviço, para te sobrar tempo para relaxar.

43. Define altura(s) no dia, para recolheres os objectos que estão fora do lugar - Bom seria após usar, guardar de imediato. Mas, principalmente quem tem crianças, sabe que há objectos que acabam espalhados pela casa. Sugiro assim que dês uma volta pela casa, divisão a divisão, para arrumares tudo o que está fora do sítio e te desfaças do que é tralha.

Para que isto seja mais eficaz, define diariamente as alturas em que o deves fazer. No meu caso, é após ter feito as camas e 15 minutos antes do jantar. O ideal seria envolveres outros elementos da família nesta actividade (para os motivar a arrumar logo após usar, pois dá menos trabalho).

É muito importante que isto seja feito diariamente! Se deixares acumular, corres o risco de, quando chegar a altura de limpar, perderes mais tempo a arrumar do que com a limpeza propriamente dita.

Arrumar o que está fora do sítio num momento específico do dia,
previne a acumulação e facilita as limpezas.

44. Limpa o fogão sempre que o usares -
É muito mais fácil limpar na hora, do que deixar acumular sujidade. Com o uso das altas temperaturas, a sujidade do fogão seca e torna-se muito mais difícil de limpar. Por isso, limpa na hora.

45. Arruma a cozinha antes de ires dormir - Tenta sempre fazer o seguinte: levantar a mesa, lavar a loiça ou pô-la na máquina para lavar durante a noite, passar um pano nas bancadas e outro no fogão ou forno (o que tiver sido utilizado) e limpar o chão. 

Eu sei, às vezes estamos tão cansados/as que não apetece nada... Mas se o fizermos, no dia seguinte é muito menos stressante acordar e saber que não termos de perder tempo nessas tarefas.

46. Separa os talheres por categorias dentro da máquina de lavar - Para facilitar esta tarefa, se puderes optar na altura da compra, escolhe uma máquina de lavar com prateleira para talheres (se bem que a organização por categorias, também é possível com cesto de talheres). A ideia é ires colocando na máquina colheres de sopa junto de colheres de sopa, garfos, junto de garfos, etc. Quando chegar a altura de os retirar da máquina, a arrumação será muito mais rápida.

Separar os objectos por categoria na máquina de lavar loiça,
facilita a sua posterior arrumação.

47 - Abrevia as tuas tarefas - Antes de realizares determinada tarefa, pensa em como poderás fazê-la perdendo menos tempo. Eis alguns exemplos: deixa o produto de limpeza actuar alguns minutos, para ser mais fácil retirar a sujidade; deixa a louça a secar no escorredor ao invés de limpares peça a peça; limpa só o que estiver sujo; opta por roupa fácil de passar a ferro, etc.

48 - Se a casa estava arrumada, deixa as coisas como as encontraste - Se todos os moradores de uma casa, cumprissem esta regra, a casa daria muito, mas muito menos trabalho. Para isto ser possível depois de usar, devemos de ir logo arrumar. Assim como quando sujamos, devemos limpar de imediato.

49 - Arruma e limpa diariamente - Estas tarefas devem mesmo de ser diárias. Por mais organizados que sejamos, há sempre algo que sujamos, há papéis que chegam pelo correio, há crianças que têm de ser crianças e acabam por desarrumar. Isto é ter uma casa com vida! Mas tal como sujamos e desarrumamos, é importante também arrumar, limpar e evitar a todo custo acumular (objectos e sujeira). 

Bastam algumas tarefas por dia, para que a tua casa se mantenha acolhedora... e se transforme naquele lugar, onde podes ser feliz.

Fazer um pouco todos os dias,
ajuda a transformar a casa num refúgio acolhedor.

No próximo post desta série falarei das «compras semanais». Do que pode ser feito nesta área, para contribuir para uma casa limpa e arrumada.

Fotos: 1.ª e 3.ª Alvhem; 2.ª StockSnap; 4.ª Interior Design and Decoration; 5.ª Mafalda S.; 6.ª Per Jansson
.............................................................
"A Felicidade é o Caminho" também está aqui:

2 comentários:

  1. Um post excelente, já tento aplicar algumas destas dicas no meu dia a dia e de facto facilita muito. A minha maior dificuldade ainda está na preparação antecipada das refeições.

    ResponderEliminar
  2. Muito bom ler tudo isso, que quanto mais lemos mais colocamos em prática e hoje foi super útil rever essas dicas. Obrigada por compartilhar.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails