terça-feira, 6 de junho de 2017

Como manter a casa limpa e arrumada diariamente #4 - Planear as tarefas domésticas


Hoje vou falar-te de um dos principais segredos para manter a casa limpa e arrumada: o planeamento.

Planear significa distribuir tudo o que temos para fazer, pelo tempo que temos disponível. Significa definir prioridades, criar rotinas. Facilita-nos a vida, para termos tempo para o mais importante. Ajuda-nos a criar o refúgio caseiro, com que sempre sonhámos.

Eis algumas sugestões, para planeares as tuas tarefas domésticas:

««»»

Uma «agenda doméstica» pode ser utilizada para planear limpezas,
destralhes, ementas, etc.
29. Tem uma agenda doméstica - ter agenda não é fundamental, mas ajuda bastante. As nossas ideias tornam-se mais claras quando as transferimos para o papel. Quando escrevemos podemos perceber coisas como: se conseguiremos realizar tudo a que nos propomos, no tempo que temos disponível, ou se é necessário definir prioridades e excluir algumas actividades.

No meu caso, utilizo a agenda para planear as limpezas, os destralhes, as ementas, etc. (podes espreitar o interior da minha agenda aqui).


30. Lista todas as tarefas que tens de fazer - inclui na tua lista todas as tarefas domésticas que te lembres e a frequência com que tens de realizá-las. Há coisas que necessitamos de fazer diariamente (ex. fazer camas, arrumar cozinha), outras semanalmente (ex. limpar os quartos), outras mensalmente (ex. limpar vidros) e outras algumas vezes por ano (ex. limpeza da Primavera).

Se não tiveres tempo para tudo, terás de definir prioridades e rever coisas como a frequência com que realizas algumas tarefas (ex. podes não ter tempo para lavar os vidros todas as semanas, pelo que podes optar por fazê-lo 1 vez por mês). Pode não ser o que desejarias, mas é o possível...

31. Planeia com um mapa de organização de tarefas - isto sim, é IMPRESCINDÍVEL, para te ajudar a cumprir tudo a que te propões. Distribui as tarefas que listaste anteriormente, por um mapa semanal ou mensal (conforme preferires - o meu é semanal).

Este mapa será o teu plano de limpezas (ou de tarefas domésticas, se incluíres outras actividades). A ideia é fazeres um pouco cada dia, para ficares com o fim-de-semana ou dias de folga mais disponíveis.

No meu próprio plano, incluo tarefas além da limpeza, como as compras ou tarefas relacionadas com o blog. Mas também incluo tempo para passar em família. Por vezes, quando não definimos esse tempo, acabamos por estar continuamente a realizar tarefas - afinal, estas estão sempre a surgir. Há pois que impor limites, para termos tempo para quem mais amamos.

O plano é uma coisa muito pessoal, deve ser adaptada à realidade de cada um. Este é o meu (clica na imagem, para veres melhor):

A distribuição de tarefas por um mapa semanal ou mensal,
é IMPRESCINDÍVEL, para cumprir tudo a que nos propomos.

Notas adicionais sobre o meu plano
:
  • Não inclui algumas tarefas por não terem a ver com tarefas domésticas (ex. levar a filha à escola) ou por serem demasiado específicas (ex. na «preparação da refeição do dia», já incluo a preparação da lancheira da minha filha); 
  • Não incluo tarefas que são realizadas por outras pessoas (ex. o lixo é deitado fora diariamente, mas é o meu marido que o faz); 
  • Quando não defino horário específico, significa que uma actividade é realizada algures no período assinalado (ex. «fazer camas e anti-tralha», ocorre algures durante a manhã. A anti-tralha é antes dos miúdos acordarem e o fazer das camas é depois); 
  • Só limpo se estiver sujo (ex.: se o chão da sala não estiver sujo, onde se refere «limpar o chão», não incluo esta divisão. O único chão que costumo limpar diariamente é o da cozinha); 
  • Ao Domingo não preparo refeição porque costumamos almoçar fora e ao jantar fazemos um lanchinho ou comemos sobras do dia anterior;
  • Onde menciono «limpezas» na 6.ª Feira, significa uma limpeza mais profunda (ou faxina) de uma área específica (ex. na cozinha, todos os dias arrumo e limpo algo que esteja sujo [bancadas, fogão, lava-loiça...]. Mas limpar coisas tipo azulejos, janelas ou o interior dos móveis (quando necessário), só o faço na semana da limpeza mais profunda;
  • Nem sempre consigo concentrar a lavagem de roupa ao fim-de-semana (quando fica mais barato lavar). Quando a quantidade para lavar é muita, programo para lavar à noite durante a semana;
  • A limpeza «geral» referida à 6.ª feira, na 6.ª semana, implica fazer uma limpeza mais profunda a alguma área ou objecto (ex. pode consistir na limpeza profunda do congelador, no tratamento das flores da varanda, na lavagem de todos os estores da casa, etc.). 

32. Tenta executar sempre as «tarefas do dia» - a melhor forma de manteres a organização é executar hoje as tarefas do dia de hoje.

Claro que há situações em que isso é impossível. Por exemplo na semana passada, estive doente, e não consegui realizar uma data de tarefas. Mas isso foi uma excepção, tento sempre cumprir o plano.

A verdade é que se dedicarmos um pouco do nosso tempo diário a estas tarefas, evitamos a acumulação de tralha/sujidade, etc. Fica mais fácil limpar e arrumar.

33. Assinala as tarefas concluídas - ok, isto também não é obrigatório. Contudo, dá imensa satisfação constatares que consegues alcançar as tuas metas.

Resultado: reduzes a ansiedade e ainda ganhas motivação para cumprir as tarefas.

Um mapa para registar as tarefas concluídas,
ajuda a reduzir a ansiedade e dá motivação para cumprir tarefas.

34. Cria a rotina para criares o hábito - agora a melhor parte: se executares estas tarefas domésticas seguindo sempre a rotina planeada, elas irão transformar-se um hábito. Isto significa que com o tempo (os especialistas dizem mais ou menos, ao fim de 21 dias), conseguirás realizar estas tarefas de forma mais automática e com menos esforço.

««»»

Vais ver que o planeamento fará uma enorme diferença na tua vida. E o passo seguinte tem a ver com «a rotina diária». Mas isso fica para o próximo post.

Espero que continues por cá!

Fotos: 1.ª HusmanHagberg; 2.ª e 3.ª Mafalda S.
Figura: Mafalda S.
.............................................................
"A Felicidade é o Caminho" também está aqui:

9 comentários:

  1. Perfeito!! Obrigada!! Adorei, beijinho

    ResponderEliminar
  2. Adorei as dicas e algumas já as pratico.
    Obrigada pela partilha.
    Carla

    ResponderEliminar
  3. Excelente post, como sempre. Mas fiquei com uma dúvida... Tu não trabalhas fora de casa? Como é que articulas o plano de limpeza semanal com o horário de trabalho? Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De momento, estou em casa, pois tenho um bebé (segundo filho) e optei por ficar mais algum tempo com ele, após a licença de maternidade. Mas quando estava a trabalhar fazia mais ou menos semelhante, com a diferença que tinha mais tempo para coisas como o blog, por ex. (Com dois filhos as coisas realmente ficam mais complicadas. Agora levanto-me às 6h e estou sempre super-ocupada. Tenho muito pouco tempo para mim).
      Quando estava a trabalhar, fazia 75 km's diários, por vezes tinha reuniões tardias, fora o stress. Por isso cheguei a ter uma senhora que me ajudava a limpar uma vez por semana. Mas não gostei muito. Apesar de lhe explicar n vezes como queria as coisas, ela limpava muito superficialmente. Acabei por desistir dela.
      O que fiz foi renegociar com a entidade patronal o horário de trabalho. Por ex. em vez de almoçar numa hora, passei a fazê-lo em 30 minutos. As reuniões também foram alteradas para horários mais decentes, pois por vezes chegava a casa às 23h. Não era vida, pois quando chegava nem tinha vontade de jantar, quanto mais de limpar ou arrumar. Com essa renegociação de horário as coisas ficaram mais fáceis.
      Mas uma coisa que acho que faz realmente a diferença é o destralhe. Menos coisas significa limpezas mais rápidas e mais tempo para as nossas prioridades.
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Ìa precisamente perguntar como faz a conciliação trabalho/casa com um bébé pq tb tenho 2 filhos, inclusive uma bébé com 23 meses e ando esgotada!... Que sorte tem poder renegociar horários e estar mais tempo com o seu bébé... infelizmente essa não é a realidade da maior parte dos locais de trabalho. :(

      Eliminar
    3. Infelizmente não é mesmo essa a realidade no nosso país, porque noutros é justamente assim. Curiosamente até são mais produtivos que nós.
      No meu caso, o facto de trabalhar longe, de a mudança de horário não prejudicar a empresa, e de sempre ter feito tudo pela empresa, ajudou...
      Ainda assim, não é nada fácil. Mas acredito que os filhos vão crescendo e as coisas vão ficando mais fáceis de gerir.

      Eliminar
    4. Acompanho este blog há imenso tempo e fiquei com a noção que o seu Lucas já estava crescidinho :)

      Parabéns por poder estar com ele mais tempo, isso só traz vantagens a todos (pais e filhos).

      Bom fds

      Eliminar
    5. O Lucas tem 2 anos. Não me arrependo de ficar este tempo com ele. Tenho sim pena de não o ter feito com a minha filha...
      Beijinho e bom fim-de-semana!

      Eliminar
  4. Boas dicas e sugestões para manter a casa limpinha e arrumada!

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails