terça-feira, 28 de março de 2017

O que tenho no meu frigorífico - produtos que uso e como os organizo

Em alguns dos e-mails que recebo, perguntam-me que produtos uso em casa, desde a alimentação, passando pela beleza, até à limpeza. Daí fazer este post, para mostrar, pelo menos alguns dos alimentos que consumo. 

Desde que comecei a tentar introduzir alimentos mais saudáveis, que muitos produtos foram substituídos. Mas ainda não fazemos a alimentação "ideal". Sinto que este processo, tem de ser gradual, feito de erros e acertos, para chegarmos ao tal ponto de comer saudável com um sabor que nos agrade.

Porquê optar por uma alimentação saudável?
Por uma questão de saúde mesmo. Claro que o objectivo é ter uma boa saúde global. Mas tenho de admitir que entre os principais motivos que me leva a querer mudar, é a sombra do cancro, que tem afectado tantas pessoas próximas. Há algum tempo que leio sobre possíveis causas e o que fazer - pelo menos para prevenir. Uma das causas de maior peso é sem dúvida a alimentação.

Não imaginam a quantidade de casos, que há na minha zona. A minha própria mãe faleceu com cancro da mama, a minha avó com leucemia. No prédio onde vivo, entre quatro famílias, duas foram afectadas e uma das doentes faleceu (com cancro no cérebro). A minha melhor amiga, um pouco mais nova que eu, neste momento está doente. E na minha terra os casos sucedem-se. No mês passado uma rapariga de 20 anos faleceu, outra da mesma idade descobriu que estava doente. Uma menina de 5 anos também faleceu, etc., etc. Poderia continuar com os relatos. Mas creio que são dados mais que suficientes para tentar mudar.

Na minha aldeia natal, aqui perto, está instalada a 2.ª fábrica mais poluente de todo o país. Uma outra fábrica da mesma aldeia, foi notícia recente na TV, pela quantidade de casos de cancro existentes em ex-funcionários. O rio Tejo, que me proporciona uma vista tão linda, está super-poluído. Têm havido manifestações, por isso mesmo. E é justamente esse rio, que serve para regar grande parte dos terrenos agrícolas. Se juntarmos alguns químicos usados em agricultura não biológica...  

Não vou continuar, porque isto dava pano para mangas... Mas podemos mudar, pelo menos o que está ao nosso alcance: a alimentação.

E é por isso que hoje vou, literalmente, abrir as portas do meu frigorífico para quem me lê.

Onde refrigero e congelo os alimentos 
Cá em casa tenho um frigorífico e uma arca verticais, exactamente do mesmo tamanho. Só assim tenho espaço suficiente para guardar tudo. Os mesmos estão separados por áreas, onde reúno alimentos da mesma categoria.

Apesar de não ir falar propriamente do congelador, este tem 6 gavetas, organizadas da seguinte forma, de cima para baixo: 1) carnes vermelhas; 2) carnes brancas; 3) pão (sim, eu congelo, para não ir todos os dias ao hipermercado); 4) peixe e marisco; 5) legumes (colocados na maior gaveta); 6) legumes II (são aqueles legumes que já vêm congelados do hipermercado, os da gaveta anterior, sou eu que corto em pedacinhos e congelo).

Alteração de ementa mensal para semanal
Quem me acompanha há algum tempo, sabe que de início fazia ementas mensais. A ideia era fazer grandes compras unicamente 1 vez por mês. Apesar de por um lado dar menos trabalho, nem tudo resultou:
- havia mais acumulação (e grandes desperdícios) de produtos: nem sempre nos apetecia refeições programadas com tanta antecedência e por vezes as sobras eram suficientes para mais refeições. Acabavam por ficar uma série de ingredientes por usar, estragando-se uma data deles;
- havia mais desarrumação no congelador e no frigorífico, devido à enorme quantidade de produtos e por organizá-los só uma vez por mês;
- acabava por ter de ir às compras, na mesma, todas as semanas (para comprar o pão e os frescos).

Passei assim a fazer ementas semanais. Hoje há menos desperdício, o que nos permite comprar produtos mais saudáveis, normalmente mais caros. Como organizo o frigorífico sempre que faço compras, é também mais fácil mantê-lo arrumado.

Por exemplo quando tirei estas fotos, vais ver coisas no frigorífico associadas à ementa da semana. Por curiosidade, a ementa foi a seguinte:

Segunda-feira - Canja / Bifinhos com cogumelos e salada mista
Terça-feira - Gratinado de Tofu e salada de pepino, tomate cereja e pimentos grelhados (esta receita foi escolhida, por causa deste objectivo)
Quarta-feira - Sopa de feijão verde / Jardineira (substituíndo as ervilhas, que não apreciamos muito, por feijão verde) e salada de alface
Quinta-feira - Arroz de marisco e salada de alface com cenoura 
Sexta-feira - Tagliatelle à carbonara light com espinafres salteados
Sábado - Sopa de nabiças / Falafel com molho de iogurte e hortelã (experimentei a receita da Filipa Gomes) e salada pepino e tomate em cubos
Domingo - Almoçar fora

Nota: consumimos sopa diariamente, mas em alguns dias comemos a confeccionada no dia anterior. A sobremesa é por norma, fruta da época. Ao Domingo ao jantar, costumamos fazer um lanchinho ou comemos algumas sobras.

O que tenho no frigorífico e como o organizo

Na parte de cima guardo basicamente produtos para tempero: ervas aromáticas, molhos e pickles. Tenho mostarda, molho inglês (que usei numa única receita... e agora onde é que gasto o resto?!) e um molho de iogurte para temperar saladas (eu sei, até agora não são opções saudáveis). Também costumo ter aqui óleo de palma (para a minha querida moqueca!). A polpa de tomate é orgânica (olha só o detalhe: até o papel colado na embalagem é reciclado!). 


Esta parte está meio vazia, mas devido à hora, pois já tínhamos comido praticamente todas as sobras. Nesta parte guardo duas coisas: as sobras e os preparativos para as refeições. Tenho ali um arroz basmati que sobrou e tenho uma marinada para a refeição seguinte.


Algum tempo depois, já tinha a salada mista preparada para o jantar (claro que o tempero foi só na hora).


Na zona central, tenho os ingredientes usados para o lanche. Já não costumo comprar este iogurte natural que tem mais gordura (apesar de ser o meu favorito), mas esta semana preciso dele para o falafel. Os miúdos andam meio enjoados de iogurte, pelo que desta vez não comprei. Ela anda numa de comer os palitos com «queijo da vaca que ri» e ele anda numa de fruta. Atrás do queijo da Letícia está também uma espécie de requeijão. Quanto aos enchidos, são consumidos pelo meu marido (não devia, mas as mudanças fazem-se aos poucos). Tenho vários frutos vermelhos, que adoramos simples ou juntando a outros alimentos (iogurte, papas de aveia, batidos...). Há também um doce de morango, orgânico.


A parte para colocar garrafas é mais usada no Verão, onde colocamos várias garrafas de água. Na parte de baixo, tenho cogumelos bio, tofu e... queijo ralado. 🙈


Tenho 2 gavetas onde guardo os legumes (que não congelo). Na de cima guardo os ingredientes para saladas. A alface é do quintal do meu pai. Com excepção dos pimentos e dos oregãos, são todos alimentos bio. 

Quanto à organização, uma coisa que me ajuda a manter tudo arrumado foi passar a usar organizadores no frigorífico, separando os vários alimentos (uso os meus velhos tupperwares de plástico, pois para comida quente, passei a usar de vidro). 


Na segunda gaveta, tenho os legumes que normalmente uso nas sopas ou segundos pratos (sim, eu costumo usar muuuiittass cenouras durante a semana: nas sopas, saladas e lanchinhos. Aqui, os produtos orgânicos são: as cenouras e os curgetes. Os outros produtos não consegui comprar na versão bio, até porque na minha zona, encontrá-los, não é tarefa fácil.

Agora seguimos para a porta do frigorífico.


Na parte de cima guardo as margarinas vegetais. Não usamos muito, mas quando o fazemos usamos Becel. Tenho também concentrado de tomate. Presentemente, raramente uso (por acaso noutros tempos, era um ingredientes que usava com muita frequência). Os ovos são bio.


Aqui tenho leite meio gordo e leite de aveia, ambos bio. Tenho uma garrafa de água, que nesta altura no ano é somente usada pelo marido. Recentemente passámos a comprar de vidro, pois é mais saudável e ecológico que o plástico. No hipermercado são realmente gentis, pois mandam vir mais garrafas, especialmente para a minha e outra família. Bem... deves de ter reparado naquele frasco de chantilly... É que tinha tantas saudades de fazer um capuccino em casa!... Substituí o café por cereais bio, mas não resisti a pôr chantilly. São desejos ocasionais que às vezes me dão. 😂

Entretanto, passeio-o para a prateleira debaixo, para o afastar dos meus olhos... Para além disso, estava mesmo a mais, pois é neste espaço que costumo guardar os meus smoothies (o nosso mais recente vício).


Na última prateleira guardo os vinhos que uso para cozinhar (por norma branco e tinto) e as natas. Neste último caso uso natas light (por não terem tantas gorduras saturadas) e, sempre que posso, creme de soja. 

Vendo eu própria o meu frigorífico, constato 2 coisas:
- tem-se mantido mais arrumado;
- ainda tenho uma data de ingredientes não tão saudáveis quanto gostaria, mas pronto, estou a tentar melhorar.

Claro que para uma alimentação saudável, não dependem só o tipo de alimentos, mas também os utensílios utilizados e a forma como são confeccionados (sim, há por aí muitos vegetarianos, que não comem propriamente de forma saudável). Tenho noção que tenho muito que aprender. Mas para a mudança ser consistente, tem de ser gradual (principalmente com crianças em casa).

Para já, vou-me inspirando na frase de Hipócrates:
"Que a alimentação seja o teu único remédio."

E tu? Tentas ter uma alimentação saudável?

.............................................................
"A Felicidade é o Caminho" também está aqui:

4 comentários:

  1. Sim, sou adepta de uma alimentação paleo, sem light´s, sem processados... ;) Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu só agora estou a conhecer esse regime alimentar, pois ando a ler um livro sobre o assunto e só para a semana vou experimentar a primeira receita paleo.
      Quanto aos produtos light´s também não consumo, pois por vezes para se conseguir determinado efeito, acresce uma série de efeitos negativos complicados. Por isso, quando ali vês a palavra light numa refeição de ementa, não é light de compra, significa que os ingredientes foram substituídos por versões saudáveis, nomeadamente legumes triturados no processador.
      Mas, no meu caso, estou a ir por etapas. Primeiro comecei pela aquisição de produtos bio, depois conheci o mundo do vegetarianismo (nem sempre tão saudável, quanto imaginava), entretanto comecei com a substituição de ingredientes, por outros mais saudáveis, para agora me debruçar sobre o paleo. É realmente interessante, há muitas coisas que são uma novidade e tanto... Mas com o tempo chego lá... ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá,

    A propósito da alimentação saudável - que ando, a pouco e pouco, a tentar implementar - gostaria, se possível, que me ajudasse num ponto, para mim, fulcral: os lanches do meu filho.
    Ele não gosta de queijo, fiambre ou manteiga, o que complica muito na hora de lhe preparar o pão para os lanches da escola. Normalmente leva pão com doce ou chourição (a única coisa de que gosta) e, raramente, com tulicreme. Fruta todos os dias e bebe o leite da escola - simples ou com chocolate. Mas, confesso, que é uma área onde sufoco, pois não sei o que lhe mandar para o lanche. Pode.me dar umas dicas saudáveis? Obrigada
    sara

    ResponderEliminar
  3. Olá Sara,

    Cá por casa, também são um pouco esquisitos. Então o que fiz foi o seguinte:
    - comprei livros de receitas saudáveis, e experimentei receitas de lanche em casa (aquelas que são aprovadas podem ser enviadas para a escola);
    - por vezes faço formas engraçadas no pão, recorrendo a cortadores de biscoitos;
    - lanches menos saudáveis costumo enviar só nos passeios escolares (que ocorrem umas 2 vezes por ano). É a excepção para batatas fritas ao almoço, ou um bollycao ao lanche. Fora disso, não envio. Não envies tulicreme, não é nada saudável!;
    - procuro nas lojas de produtos bio algo para pôr nas sandes que seja mais saudável (se bem que actualmente não lhe costumo enviar um lanche com muita coisa, pois o intervalo é demasiado perto do almoço);
    - é possível enviar doces mais saudáveis (novamente espreitar receitas nos livros de comida saudável). Lembro-me que já fiz biscoitos sem um grama de açúcar, o que adoçava era a banana que fazia parte dos ingredientes;
    - podes enviar outras alternativas que os miúdos costumam gostar: palitos de cenoura, os tais doces saudáveis, nozes (quando envio, os colegas da minha filha querem sempre provar), sumo natural (feito no dia) ao invés do industrializado, queijo fundido com palitos (da "vaca que ri"), bolachinhas de água e sal ou de arroz, etc.
    - Vario, para não se fartar.

    Espreita este post. A autora é brasileira, mas dá para adaptar:
    http://www.maetipoeu.com.br/kids/dicas-de-lanches-saudaveis-para-levar-a-escola/

    É difícil agradar, mas vai por tentativas. Ah! E experimenta primeiro em casa.
    Bjs

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails