sábado, 31 de dezembro de 2016

A minha agenda pessoal

Hoje vou falar-te da minha agenda pessoal, aquela que uso para organização doméstica e para alcançar os meus objectivos de vida.

Para agenda uso um simples caderno A5, de papel quadriculado (tenho vários cá por casa e quero aproveitá-los). Não tem um design fantástico, nem estou convencida acerca do autocolante na capa. Ainda assim, o que importa é o conteúdo e com esse, estou muito satisfeita.


Se reparares esta agenda é para 2017/2018, e há uma justificação para isso. Quando termina o ano, parte das vezes ainda me sobram folhas, por isso uso a agenda até ser possível. Este ano foi pura coincidência começar uma, justamente em Janeiro.

Na contracapa colo sempre 2 coisas: o calendário e a minha identificação.


Depois divido a agenda por vários capítulos. Uso post it´s para o efeito, onde coloco um título para cada capítulo.

Vou agora mostrar-te como a organizei, de acordo com os respectivos capítulos:

1. To do list
Na primeira página registo as tarefas que ficaram pendentes da agenda anterior (felizmente, não tenho muitas!!).

De seguida, este espaço é utilizado para listar as minhas tarefas semanais. Registo inicialmente a semana (por ex. 2 a 8/01/2017) e depois enumero as tarefas. Se há algo que tenho de realizar em determinado dia, assinalo isso. Quanto aos assuntos, começo por realizar os prioritários e só depois passo aos seguintes.

Já tive uma to do list diária, mas não era tão eficaz. Acabava por não conseguir concluir todas as tarefas e sentia-me frustrada por isso. Deste modo, por norma consigo concluir tudo, ao meu ritmo. Isso retira-me uma dose de ansiedade. Mas este é o meu caso, contigo pode ser diferente.

Sempre que uma tarefa estiver concluída, coloco um visto (). Quando todas as tarefas registadas numa página estão concluídas, no topo da página coloco um risco amarelo fluorescente.

2. Diário de Gratidão
Aqui irei escrever, no máximo umas 3 vezes por semana, as coisas que me acontecem de bom.

Quando olhamos para a nossa vida com gratidão tendemos a ser mais felizes. Daí, este novo capítulo na minha agenda. Não o farei diariamente, para não cair na rotina. Nesse caso, habituando-me a essa tarefa, não alcançaria o efeito esperado. São os mistérios do cérebro humano... para sermos felizes precisamos de praticar, mas também de variar.

3. Planificação semanal
Este capítulo difere do primeiro (To do list). Nesse escrevo as tarefas que variam semanalmente, enquanto que neste defino as que se mantêm constantes durante um bom tempo.

Para o efeito optei por criar um planner no computador e colei-o na agenda. Neste, registo as tarefas domésticas que realizo todas as semanas (por ex. na Terça-feira é dia de escrever ementas e passar a ferro; na Sexta-feira é dia de limpar o pó, etc.)


Este mapa só é modificado, de tempos a tempos, quando necessito de alterar a rotina semanal. Por exemplo no Verão costumo passar a ferro à Segunda-feira, mas no Inverno tem de ser noutro dia (pois a roupa não costuma estar seca).

4. Organização doméstica
Este é o capítulo onde elaboro planos que facilitem as tarefas domésticas. Na agenda anterior, foi aqui que criei o plano para destralhamento total da casa. Registei também os esquemas de organização, das várias áreas da minha casa. Costumo também escrever ideias que vão surgindo (ex.: regras para manter a casa destralhada).

Neste capítulo registo ainda as tarefas que vou realizando para manter a casa limpa e organizada. Este ano criei o esquema da foto seguinte. Em cima escrevo a semana a que se refere, depois, sempre que concluo uma tarefa, assinalo com uma cruz (🇽).


5. Ementas
Neste momento elaboro ementas todas as semanas. Começo por indicar a semana a que se refere e depois escrevo a ementa. Faço-a sempre num dia específico, antes da ida às compras.

6. Finanças domésticas
Confesso que já não registo todas as receitas e despesas diariamente (como fazia antigamente). Sendo honesta, falta-me a paciência. 

Ainda assim, neste capítulo costumo traçar planos de poupança e de investimento. Foi neste capítulo que escrevi o plano para amortizar o crédito bancário. O ano passado, fiz aqui a análise da produção dos painéis solares, definindo assim a melhor hora para lavar a roupa e loiça.

7. Objectivos
Este é o espaço onde enumero os meus sonhos, a curto, médio e longo prazo. Depois incluo tarefas no meu dia-a-dia relacionados com esses sonhos. Por vezes tenho capítulos na agenda, relativos a um sonho específico. Mas neste capítulo, listo somente os meus objectivos e faço planos mais generalistas.

Alguns dos meus objectivos, passam por adquirir novos hábitos. Para isso defino rituais que, se praticados ao longo do tempo, me ajudarão a criar hábitos (ex. se desejo passar a beber mais água, posso definir rituais como: 1.º assim que me levanto, devo buscar uma garrafa de água e identificá-la com o meu nome; 2.º trazer a garrafa próxima de mim e ir bebendo ao longo do dia).

Para ir acompanhando a interiorização desses rituais criei folhas mensais que colei neste capítulo. Aqui vou assinalando o que consigo cumprir e faço uma avaliação mensal. Logo que determinado hábito tiver sido adquirido, deixarei de registar os rituais que lhes estão associados. (Nota: não devemos exagerar, tentando adquirir muitos hábitos em simultâneo. As probabilidades de sucesso aumentam, quando nos focamos em menos objectivos).


8. Blog
Aqui registo ideias para posts do blog.

9. ----- (digamos que vou manter este título em privado 😉)
Recordas-te de no ponto 7, ter referido que tenho capítulos destinados a um sonho/objectivo específico? Este é o capítulo. É aqui que escrevo o plano para o alcançar.

10. Livros lidos
Já há algum tempo que desejava ter um espaço na agenda, para uma das minhas paixões: os livros. Quero registar o que vou lendo ao longo do ano. Coloco o título e autor do livro, assim como o início e conclusão da leitura. Tenho esperança de que assim, consiga controlar o hábito de ainda não ter acabado um livro e já começar a ler uma série de outros livros interessantes.

Podia dispensar este capítulo na minha agenda? Podia. Mas não era a mesma coisa...

11. Saúde
Este ano quero ver se encontro motivação para dar mais importância à minha saúde. Não costumo ligar muito, mas quando vemos pessoas muito próximas, até mais novas que nós, a ficarem doentes. Dá que pensar... 

Ainda não sei bem o que incluir aqui. Certamente envolverá mudanças na alimentação e exames de rotina. Para já será um espaço para colocar as minhas ideias.

12. Planificação mensal
Imprimi uma destas folhas por cada mês do ano (assinalando os fins-de-semana manualmente - espreita como numa agenda anterior). Depois, em cada dia, aponto os compromissos ou lembretes importantes (ex. Dia 2 - Rescindir contrato com empresa X; Dia 7 - 14h00 Consulta no dentista, etc.)


E assim termina a minha agenda pessoal, devidamente personalizada.

««»»

Tal como tinha prometido no facebook, se tiveres interesse, posso enviar-te em formato editável, os planners que fiz para a minha agenda (publisher para o calendário e word para os restantes planners). A ideia é que os possas adaptar à tua realidade. Mas se o teu computador não tiver o publisher, posso enviar o calendário em pdf.

Podes imprimir em formato A4, ou se quiseres imprime 2 páginas numa e ficas com o formato A5. (Coloquei 2 folhas de planificação mensal na lista de planners, porque dá jeito quando imprimimos em formato A5. Podemos imprimir logo todos os meses, 2 por página).

Para que os documentos não surjam desconfigurados, tens de ter a letra Segoe Print instalada no teu computador (podes instalar através da Net). Podes alterar o tipo de letra, para uma em que as tabelas não estejam desconfiguradas. Ou podes optar por receber os ficheiros em pdf.

Se tiveres interesse nos planners, envia-me um pedido para o e-mail do blog: manualdafelicidade.mafalda@gmail.com. Se existirem demasiados pedidos, não garanto que os consiga enviar de imediato.

Para ser franca em posts anteriores tentei disponibilizar documentos, em que os leitores teriam somente de fazer download, recorrendo ao Google Docs. Isto facilitaria imenso a minha vida, pois dá muito trabalho enviar documentos a cada pessoa que me pede. Mas a verdade é que sempre que alguém tentava fazer download (mesmo tendo permitido a partilha com outras pessoas), recebia um pedido de autorização no e-mail. Depois teria de autorizar, etc., etc. Por isso, desta vez, sou eu que peço ajuda! Se souberes como tornar este processo mais simples, em que basta o interessado fazer download, agradeço que me expliques. É que não é fácil, com o tempo escasso que tenho, responder a todos os e-mails.

««»»

Espero que este post te inspire a criar a tua agenda ideal.
Porque quando temos ferramentas de planeamento
ajustadas às nossas necessidades,
fica mais fácil gerir o nosso tempo e alcançar os nossos sonhos.
E isso, só pode contribuir, para que sejamos mais felizes!

Ah! A propósito! Um Feliz 2017!

Fotos: Mafalda S.
.............................................................
"A Felicidade é o Caminho" também está aqui:

15 comentários:

  1. A minha sugestão: coloca todos os ficheiros dentro de uma pasta zip/rar e faz upload para um site de armazenamento de ficheiros (por exemplo, wetransfer, filefactory, clicknupload, entre outros). Depois de fazeres o upload o site gera um link que podes colocar no blog e as pessoas descarregam diretamente a partir desse link.

    Espero ter ajudado ;)

    Bom ano,
    Filipa M.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Filipa!
      Quando tiver um pouquinho de tempo, vou experimentar a tua sugestão.
      Bjs

      Eliminar
  2. Há forma de tornar os google docs publicos
    http://pt.wikihow.com/Tornar-P%C3%BAblico-um-Documento-do-Google-Docs

    Votos de bom ano !
    Ricardo_A

    ResponderEliminar
  3. O melhor para ti, Mafalda, obrigada pela tua disponibilidade.
    Um abraço do Porto.
    São

    ResponderEliminar
  4. Gosto muito da forma como te organizas e sem duvida que as agendas poupam tempo e dinheiro, já nem sei viver sem elas! Obrigada por facultares a agenda a malta =) este ano comprei a agenda a uma ilustradora, é muito lindo e assim o dinheiro chega localmente.

    Quanto aos livros, tinha uma conta desde 2008 no goodreads.com mas so no final de 2016 é que passei a usar e não podia estar mais contente.
    Por lá podes inserir os livros que leste, os que queres ler e podes tu propria fazer a tua organização por temas, ou wishlist. Tambem avalias o livro com estrelas e comentario, se quiseres. Assim, podes ver o que as outras pessoas acharam do livro.
    Este site ajuda me mesmo muito a parte de organizar as minhas leituras.
    Podes adicionar amigos e se quiseres podes me adicionar aqui: https://www.goodreads.com/user/show/1570326-marta

    Feliz ano novo Mafalda, que continues a fornecer-nos conteudo de qualidade =)

    ResponderEliminar
  5. Gostei muito do teu método.
    Também tenho pensado e fazer a minha própria agenda à medida, já que as que se encontram à venda começam a parecer-me insuficientes para as minhas necessidades.
    Obrigada pela partilha.
    Bom 2017 :)

    ResponderEliminar
  6. Bom ano Novo! Uso agenda mas mandei vir um planner do aliexpress tipo journal.
    ...Apesar de nunca teres respondido ao meu e-mail, gosto de passar por cá. bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode ter escapado, pois recebo muitos e-mails. Se quiseres, envia novamente.
      Beijinhos e bom ano!

      Eliminar
  7. Olá Mafalda!

    A propósito do diário de gratidão, partilho uma reflexão:

    Em Janeiro de 2016 fiz um desafio de 28 dias de gratidão, organizado pela Chloe do blog One Infinite Life (https://oneinfinitelife.com/) que entretanto deixei de seguir. Este desafio foi muito interessante por desconstruir um pouco a ideia de que a gratidão só se pode praticar de uma mesma forma e, assim, cair na rotina. Se virmos bem, até faz sentido, e faz lembrar aquele ditado "se fazes sempre da mesma forma, como podes esperar um resultado diferente?".

    Por exemplo: Imaginemos que tivemos um dia péssimo. Tudo correu mal logo desde que acordámos, fomos mal atendidos em algum lugar, tivemos um problema no trabalho. Chegámos a casa e ainda por cima estava tudo caótico. Ainda havia tanto para fazer, mas sentíamo-nos exaustas e desesperançadas. Se se mantiver um diário de gratidão em que se escreve até 3x, pegando no caso que mencionaste, o mais provável é que este dia não conste. Certamente durante a semana existiram dias em que é mais fácil ser-se grato, dias em que as coisas correram melhor e que nos sentimos mais confiantes. Mas será que esse dia que correu tão mal não deixou nada pelo qual nos sentimos gratas?! Será que não aprendemos nada com ele? Poderá, por exemplo, ter contribuído para nos chamar a atenção para o facto de que, apesar de não podermos controlar tudo do exterior, podemos pelo menos começar a procurar controlar a forma como essas coisas nos afectam, o que é um importante ensinamento e sempre que o temos sentimo-nos gratos por isso, muitas vezes até de forma inconsciente.

    A autora do desafio enumera algumas formas de se manter uma prática diária de gratidão "sem cair no hábito" precisamente por mostrar que pode ser uma prática dinâmica, flexível e adaptável até aos dias em que não é tão óbvio sentirmo-nos gratos. Não sei se ela ainda continua a lançar este desafio (gratuito), mas eu recomendaria a participação, acho que vale mesmo a pena, não só pela questão da gratidão em si, mas porque nos ajuda a ver uma série de outras coisas a partir de lentes diferentes do comum.

    Como disse, foi só uma reflexão. Cada um pratica o que quer, como quer ;)

    Votos de um 2017 muito feliz e cheio de harmonia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela sugestão Inês! Não conhecia o desafio. Vou espreitar o site.
      O meu objectivo é mesmo não cair na rotina. Mas por acaso, por vezes é justamente nos dias maus que tento pensar no que tenho de bom. Não é tarefa fácil, mas ajuda um bocadinho a sentir-me melhor.
      Beijinhos e votos de um excelente 2017! 😘

      Eliminar
  8. Olá Mafalda!
    Leio sempre o que escreves e aprecio muito. Também fico grata por ter tido oportunidade de conhecer o teu blog 😍😍
    Quanto á tua agenda gostaria de ter os teus modelos
    Talvez seja facilitador seguir uma das sugestões apresentadas.
    Quando puderes disponibilizar diz.
    Grata!!
    Beijinhos
    Filomena

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh... obrigada pelas palavras simpáticas.
      Quanto aos planners, envia-me um pedido para o e-mail do blog. Enviar-te-ei os documentos por e-mail.
      Beijinhos

      Eliminar
  9. Uau adorei a organização!
    Muito gira também :)

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails