terça-feira, 21 de junho de 2016

O livro "Crianças Felizes" da Magda Gomes Dias

Há que tempos que ando para falar deste livro... e a Magda entretanto já publicou outro (o "Berra-me Baixo"). Mesmo assim não poderia deixar de falar do "Crianças Felizes" e já vais perceber porquê.

Em primeiro lugar, devo dizer que este livro foi muito além das minhas expectativas. É realmente muito, muito bom (!!!), pelo que o aconselho a todos os pais.

Está dividido em 5 grandes capítulos.

O primeiro capítulo fala dos diferentes tipos de educação e do que acontece quando escolhemos cada um deles. Explica igualmente o que é a Parentalidade Positiva, os seus benefícios e como aplicá-la na prática. Fala ainda da importância das regras e limites na educação de crianças felizes e da importância da felicidade dos pais.

Com o segundo capítulo entramos na área das neurociências. Aqui é explicado como se desenvolve o cérebro da criança e como esse desenvolvimento influi nas suas reacções e comportamentos. Mostra-nos como podemos ajudar os nossos filhos a criarem melhores conexões cerebrais. Fala ainda do que se passa no cérebro dos nossos filhos quando têm uma birra e como devemos reagir perante a mesma.

O terceiro capítulo dá-nos sugestões para ensinarmos os nossos filhos a serem mais resilientes, a terem uma auto-estima mais saudável e a serem mais inteligentes emocionalmente. Aborda ainda questões como a concentração (indicando uma lista de actividades para a estimular) e o bullying.

O quarto capítulo indica-nos como podemos comunicar de forma mais eficaz. Chama-nos à atenção para o impacto do nosso discurso nos nossos filhos, dando-nos sugestões para um uso mais benéfico da linguagem (por ex. criando oportunidades para dizer mais vezes «sim»). É ainda salientada a importância da escuta activa, de falar a verdade (adaptando o discurso à idade da criança) e de usar linguagem não violenta.

No quinto e último capítulo fala-se de como conseguirmos a cooperação dos nossos filhos, através do reforço do vínculo parental (indicando-nos sugestões práticas para o efeito). Dá-nos também algumas ideias para conquistarmos a autoridade que os nossos filhos precisam, aquela que fará com que os miúdos sintam as regras lá de casa como suas. É ainda referido que ao invés de castigar e punir, podemos envolver as crianças nas decisões e torná-las responsáveis pelos seus comportamentos.

Outros dois aspectos que me agradam neste livro, é o facto de vir recheado de casos práticos e de exemplos concretos (sobre o que dizer ou fazer em certas situações, para melhores resultados).

Em suma, um excelente livro para nos ajudar a criar crianças resilientes, com uma auto-estima mais saudável e, sobretudo, felizes. 

Foto: Wook
.............................................................
"A Felicidade é o Caminho" também está aqui:

4 comentários:

  1. Vou recomendar para as amigas mães...não pretendo me candidatar ao cargo kkk
    Bj e fk c Deus
    Nana
    http://nanaeosamigosvirtuais.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Ena! Que boa surpresa! Obrigada! Feliz por teres gostado! Beijinhos!

    ResponderEliminar
  3. Por aqui, chegou hoje, pelo correio, repleto de mimo... ❤

    (aqui: http://feltronasmaos.blogspot.pt/2016/12/dia-de-receber-coisas-boas-pelo-correio.html?m=0)

    Beijitos!

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails