terça-feira, 22 de março de 2016

Ideias erradas que temos sobre a meditação

Ando a ler um livro fantástico sobre meditação mindfulness ("Mindfulness - Atenção Plena" do Dr. Mark Williams, professor de Psicologia Clínica da Universidade de Oxford). O livro é muito giro (falarei dele noutra ocasião), e fez-me abrir os olhos para algumas ideias erradas ou mitos que nos afastam da prática da meditação.

Hoje pretendo desmistificar essas ideias, para que se alguma delas te esteja a impedir de meditar, possas finalmente fazê-lo.

Eis os mitos sobre a meditação:

1 - "Para meditar terei de adoptar uma nova religião." - Apesar de surgir frequentemente associada a religiões orientais, há dados históricos que comprovam que ela é quase tão antiga como a humanidade, tendo-se desenvolvido em diferentes culturas com diferentes nomes. Quem pratica meditação tanto pode ser religioso (inclusive de diferentes religiões), como ateu. Podes assim passar a ver a meditação, antes como um método de treino mental. Se começares a meditar, não tens que adoptar uma nova religião.

2 - "Para meditar preciso de me sentar no chão de pernas cruzadas." (como na imagem acima) - Se quiseres podes fazê-lo, mas grande parte das pessoas que praticam-na sentadas ou até deitadas. No caso do mindfulness, há inclusive sugestões para meditares no autocarro, no comboio, durante uma caminhada, etc. Assim, é possível meditares em praticamente qualquer lugar.

3 - "Para meditar é preciso despender muito tempo." - Há meditações mais longas e outras mais curtas (5 minutos, por exemplo), por isso mesmo para quem tem pouco tempo disponível (como eu), é possível meditar. Contudo, para colher benefícios da meditação, é preciso ter paciência e ser persistente. Se desistes de meditar ao fim de 5 dias, ou se tens uma prática irregular, é possível que tenhas mais dificuldade em obter benefícios além de um pontual relaxamento. Este é sem dúvida um aspecto em que eu própria tenho de melhorar! É uma questão de priorizar o que é importante nas nossas vidas.

4 - "A meditação é complicada." - A meditação não tem a ver com "conseguir" ou "não conseguir" qualquer coisa, pois mesmo quando parece que estás a falhar, podes daí retirar alguma aprendizagem. Com a meditação vais aprender a observar os teus pensamentos (que frequentemente surgem quando estás a meditar, aparentemente como distracção - mas não há nada de errado nisso!). É a aprendizagem do distanciamento em relação aos pensamentos (que podes praticar justamente quando surgem estas "distracções"), a percepção de que tu não és os teus pensamentos (pois podes inclusive observá-los), que irá fazer com que adquiras mais inteligência emocional. Não há certo, nem errado. Tudo faz parte da aprendizagem.

5 - "A meditação vai entorpecer a minha mente, impedindo-me de lutar pelos meus objectivos ou passando a ver o mundo de modo excessivamente optimista." - Se a meditação te desmotivasse ou incentivasse a não lutar pelos teus objectivos, então não haveriam tantas empresas a tentar proporcionar esta prática junto dos seus funcionários (como a Google, a General Mills, a Target, etc.). Na realidade, a meditação tende a tornar as pessoas mais criativas, focadas e determinadas (ah! e mais resistentes ao stress!). Para além disso, os seus praticantes podem tornar-se efectivamente mais optimistas, mas não irrealistas (não passam a aceitar o inaceitável). Passam sim a ver o mundo com maior clareza, permitindo-lhe agir de forma mais sábia e fundamentada, implementando na prática os seus valores mais profundos.

««»»

Se quiseres aprofundar os teus conhecimentos sobre meditação mindfulness espreita este post, que inclui um vídeo com meditação guiada.

Foto: weheartit
.............................................................
"A Felicidade é o Caminho" também está aqui:

2 comentários:

  1. Adorei! É isto mesmo. Eu medito no comboio, é optimo!

    ResponderEliminar
  2. Também ando a ler esse livro, vou na 4ª semana! É verdade que há muitos mitos errados e que não é nada de complicado, mas também é verdade que exige compromisso. Ainda me custam as meditações mais longas, principalmente começar :p, mas espero chegar ao fim do livro mais conectada com o agora :)

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails