sexta-feira, 18 de março de 2016

"Do sentimento de inferioridade à autoestima" - um livro que nos dá uma ajuda

Ia a passear na minha cidade, quando vi este livro numa montra e não resisti... tive de comprá-lo. Aquela capa é muito apelativa!...

Mas qual é a minha opinião sobre "Do sentimento de inferioridade à autoestima" de José Maria Quintana (professor catedrático em Ciências da Educação, que começou a estudar este tema há mais de 50 anos)? Quando comecei a ler senti-me um pouco enganada, pois não é um livro com a profundidade que esperava. Mas ainda assim, depois de terminar a sua leitura, percebi que valeu a pena, pois deu-me as bases a partir das quais tanto um adulto como uma criança podem superar o sentimento de inferioridade.

O livro está dividido em 4 partes e cada parte reúne capítulos menores. Os capítulos são super-curtinhos, pelo que é de leitura bem rápida (2 a 3 páginas por capítulo). 

Os temas, que achei aliás bem interessantes, são os seguintes:
- o autor começa por falar do sentimento de inferioridade e dá exemplos concretos onde isso se passa;
- de seguida fala das consequências do sentimento de inferioridade (felizmente, algumas até são positivas!);
- são entretanto descritos os métodos que resultam e que não resultam para superar o sentimento de inferioridade. São também descritos que métodos devem de ser usados, consoante a causa do sentimento de inferioridade;
- por último são explicadas formas de superar a timidez e de adquirir auto-estima.

Na realidade, em grande parte do livro fala do sentimento de inferioridade tanto de crianças, como de adultos (acho que até fala mais neste último grupo). Por isso, considero que o livro é bom também para nós.

Só mais para o fim, o autor se começa a concentrar mais nas crianças e jovens. No último capítulo, fala inclusive de diversos casos de pessoas que se sentiam inferiorizadas e qual o tratamento para superar a situação.

Este livro é um óptimo ponto de partida para adquirir mais auto-estima. Contudo, só tenho pena que o autor não tenha aprofundado mais os métodos a utilizar, dando mais exemplos.

Ainda assim, acho que valeu a pena a sua aquisição, porque aprendi coisas que antes realmente desconhecia.

Foto: Mafalda S.
.............................................................
"A Felicidade é o Caminho" também está aqui:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails