quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Mudança de estilo de vida - ponto de situação e ementa para esta semana


Como referi neste post, decidi mudar de estilo de vida, começando pela alimentação. Entretanto gostaria de dizer como está a correr e o que tenho aprendido/feito deste então.

1.º Pelo menos para mim, é imprescindível elaborar previamente a ementa. Por um lado permite ter disponíveis os ingredientes para cada receita, por outro evito o «não saber o que fazer» (acabando por confeccionar comidas rápidas de última hora - nem sempre muito saudáveis).

2.º Descobri que com as receitas certas, os legumes podem ficar (mesmo muito) deliciosos. A sério! Descobri que os vegetarianos se tratam muito bem. Não como sempre vegetariano, mas as receitas que descobri em blogues do género têm sido fantásticas (encontras sugestões de blogues neste post). Ainda esta semana fiz uns «legumes com natas» (versão vegetariana de «bacalhau com natas»), que para mim superou a receita original.

3.º Primeiro devemos recolher informação sobre ingredientes novos, só depois devemos comprá-los. Comigo foi ao contrário e fiz logo disparate. Resolvi comprar um substituto do açúcar e comprei néctar de agave. Só depois me apercebi que este produto tem uma série de contra-indicações... Entretanto comprei stevia (que ainda não experimentei, pois não consumo muito açúcar).

4.º O que me mantém motivada são 2 factores essenciais: ler sobre o assunto (em livros, revistas e blogues) e ir vendo resultados (sinto por exemplo que o pessoal cá de casa começa a gostar de receitas, que antes nem experimentariam).

5.º Uma forma de ir ingerindo líquidos ao longo do dia, é trazendo uma garrafinha atrás. Não sei porquê, mas parece que ao vê-la ali, identificada com o meu nome, me lembro mais de beber.

6.º Uma forma de fazer com que as crianças apreciem comida saudável, é tornando-a divertida. Por exemplo para o lanche da escola, por vezes faço umas sandes (de pão mais escuro) em forma de coração. Tento relacionar o que a minha filha come, com o que aprende na escola (conversando sobre a roda dos alimentos). Quando era mais pequenina baptizava as comidas com nomes engraçados: "sopa da Cinderela", "salada da Jasmine"...

7.º Para uma mudança consistente, é preferível ir introduzindo as alterações aos poucos. A ideia é ir educando os palatos cá de casa (inclusive o meu). Assim, não me ponho a experimentar receitas novas ou a testar novos ingredientes todos os dias. Vou sim introduzindo algumas novidades, no meio de receitas/ingredientes já conhecidos.

8.º O gosto por alguns sabores, é uma questão de hábito. Nada como ir experimentando, pois com o tempo podemos começar a apreciar o que antes nos parecia estranho. Lembro-me por exemplo da primeira vez que experimentei comida asiática - ainda durante a infância - e detestei. Hoje, posso dizer que é uma das minhas cozinhas de eleição. Não quer dizer que funciona sempre, mas nada como ir experimentando. Eu por exemplo, para reduzir o açúcar, passei a beber chá sem açúcar. Não é que agora, se experimento com açúcar, até parece que sinto que é doce demais...

9.º Passei a comprar mais produtos biológicos. Na minha zona não é fácil adquiri-los, principalmente os frescos. Mas, de qualquer modo, o que houver disponível, opto por comprar. Há quem invista em roupa mais cara, porque dura mais. Eu gosto de investir em comida de melhor qualidade, para que a saúde da minha família seja a melhor possível.

10.º Na altura de comprar alimentos, tento fazer as opções já mencionadas neste post. Nunca mais utilizei por exemplo óleo. Tenho cozinhado sempre com azeite (e este é só um dos exemplos).

Aproveito para te dar a conhecer a ementa que escolhi para esta semana:

Segunda-feira - Sopa de feijão verde / Legumes com natas (baseados na receita de «bacalhau com natas»)
Terça-feira - Dourada grelhada com salada de grão
Quarta-feira - Sopa de nabiças / Fritos de vegetais
Quinta-feira - Feijoada de legumes
Sexta-feira - Caldo verde/ Bacalhau assado com batatas a murro e esparregado de espinafres
Sábado - Entrecosto grelhado e ratatouille
Domingo - Moqueca de peixe e camarão com salada mista

Qualquer dia começo a partilhar receitas ;)

Foto: Miriam

7 comentários:

  1. Qualquer dia começo a partilhar receitas ;)

    Qualquer dia??? Que tal já hoje? Cá em casa até comemos muitos legumes, mas por vezes, confesso, a forma de os preparar não é nada original, o que cansa.

    Gostava muito de ter a receita dos legumes com natas e do ratatuille. À sua moda, claro! :)

    Uma vez por semana, mais ou menos, costumo fazer um prato que rende imenso mas que desconheço o nome. Aviso já que é muito saboroso e até o pequenito o adora! Mesmo sem premissão, vou partilhar a receita:
    Num wook - ou numa frigideira bem grande com tampa - salteiam-se cogumelos frescos com azeite. Quando já estiverem macios, junta-se bastante alho francês cortado às rodelas fininhas. Depois, junta-se cenoura ripada, couve lombarda em juliana e rebentos de feijão mungo. Caso seja necessário, vai-se juntando uma colher de água de cada vez - o que quase nunca é preciso pois os alimentos cozinham na sua própria água. Quando estiver tudo bem cozinhado, é só servir!

    Agora é assim que faço, mas a receita original leva, no final, natas - normalmente usava das de soja - e abrem-se uns buraquinhos nos legumes para colocar medalhões de peixe que vai a cozinhar nas natas e nos legumes.

    Sim, é delicioso, e é a única forma "diferente" que sei de fazer legumes de forma saborosa.
    Também eu gostava de introduzir mais variedade cá em casa.

    Já agora, como é que faz as sopas? Pergunta básica, pode parecer, mas tenho imensa dificuldade em fazer a base da sopa. Coloco imensos legumes, mas nem sempre sai com um sabor "de jeito" :( Nunca sei o que meto a mais ou o que meto a menos... tenho tanto a aprender neste campo!

    Continue a motivar-nos com estas rubricas. Ah, e com as do destralhamento que tanto me têm ajudado!!!
    sara

    ResponderEliminar
  2. Obrigada por este post e pela partilha das experiências.
    E sim, receitas, partilha de receitas, por favor.
    Sou um pouco como a Sara do comentário anterior, tenho dificuldades com a sopa, parece que às vezes sai tudo bem e noutras nada, fica má.
    Quanto à introdução d enovos sabores nem semrpe é fácil, mas aos poucos espero lá chegar.
    É difícil com horários apertados e ainda não encontrei o meu (nosso) ritmo, além do que lá em casa legumes é guarnição, quase desenhos no prato, não são para tocar :)
    Bjs
    Nany

    ResponderEliminar
  3. Depois de alguns anos sem comer carne, voltar a comer e sabendo o que se está a passar no nosso planeta decidi ser vegetariana. Vou começar para o ano pois preciso de um processo de interiorização e, lá está, de aprender a cozinhar com legumes de forma deliciosa e diferente para não cansar.

    A ideia da garrafa de água e otima mas já pensaste em substituir por uma garrafa de vidro? E certo que e mais pesada mas muito melhor para a nossa saúde pois o plástico liberta tóxicos que serão ingeridos por nos.

    Um smoothie logo pela manhã e tb um hábito saudável.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens toda a razão. Por acaso, há uns tempos atrás bebia água engarrafada em garrafa de vidro. Não sei porquê, deixei de o fazer. Mas obrigada por me lembrares disso.

      Quanto ao smoothie já tentei, mas presentemente as manhãs são uma correria e não tenho muito tempo para isso. Mas até tenho feito pequenos-almoços saudáveis (por exemplo com chá verde, fruta, bolachas de aveia sem açúcar, etc. , também quero experimentar as papas de aveia).

      Com o tempo, acredito que vou melhorando os hábitos cá de casa. Mas obrigada pelas tuas sugestões :)

      Eliminar
  4. Olá Sara, obrigada pela tua receita ;) Vou experimentar, acredita.

    Quanto à confecção de legumes, das receitas que testei até agora só não gostei de uma. Todas as outras foram muito boas. Posso por isso publicar, o que achar que resulta (por ex., os tais legumes com natas). Quanto ao ratatuille, vou experimentar pela primeira vez, pelo que ainda não tenho a certeza se correrá bem ou não. Se correr, publico.
    As sopas também são aquilo que nem sempre me corre melhor. Ultimamente, apercebi-me que tinha muito que ver com a qualidade dos ingredientes que utilizava (por exemplo se as cenouras forem mais doces, dão um sabor mais agradável à sopa). Comecei a usá-las em maior quantidade e, se possível também adiciono um pouco de abóbora. Só com esta pequena alteração, já começaram a ficar mais saborosas. Mas num livro que tenho cá em casa, é sugerido que façamos um caldo de legumes previamente e que adicionemos esse caldo à sopa (ainda não experimentei, mas está para breve). A meu ver, as coisas resultam também, se tivermos a receita certa. Por isso, se correr bem, posso publicar aqui algumas receitas, inclusive de sopas.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Olá Mafalda!!
    Que excelente post, como eu adoro ver as mudanças que as pessoas se propõem. E o melhor de tudo vê-las a alcançar esses objectivos! Parabéns Mafalda, estás sem dúvida no bom caminho.
    Ganhar consciência e tratar de nós é realmente importante! Já há muito que sou adepta de uma alimentação saudável, e é incrivel com o passar do tempo a dimensão que isso ganhou na minha vida. Hoje vou muito mais além, não só me preocupo com a alimentação saudável, como tenho um estilo de vida cada vez mais saudável e sustentável. Penso que isto é uma bola de neve, que não pára de crescer, mas claro de uma forma super positiva!
    Força, espero que continues neste caminho que com certeza só te vai beneficiar a ti e aos que te rodeiam.Por aqui estarei a acompanhar-te !
    Beijinhos***

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails