quinta-feira, 22 de outubro de 2015

"Não sou feliz." - "Tens tempo para isso?" #2


"A nossa vivência emocional, assim como a sua modificação,
necessitam que se lhes dê atenção, tempo e muito prática repetida
para se ter sucesso na sua execução."
Américo Baptista

Existem pessoas que nascem naturalmente felizes e pouco têm de se esforçar para o ser. A propensão para a felicidade é-lhes natural, sem pensarem sequer no assunto. Umas sortudas, podes pensar (eu penso!), pois a maioria de nós vive num estado de "saúde mental moderada" (nem muito felizes, nem muito tristes). E por isso temos de nos esforçar mais um pouco para termos uma vida feliz. 

A boa notícia é que 40% da nossa felicidade está nas nossas mãos, ou seja, depende de «actividades para a felicidade» que intencionalmente escolhemos realizar. A ciência já provou que estas podem realmente aumentar o nosso bem-estar e felicidade! Mas, para pena minha e de muita gente, não é algo fácil de conseguir de forma duradoura...

A verdade é que para teres uma mudança positiva na tua vida e, tal como referi, duradoura, terás de te esforçar para adquirires o «hábito» de ser feliz e isso implica tempo. Tempo justamente para praticares as ditas «actividades para a felicidade». Estas precisam de ser praticadas diariamente, com persistência e ao longo do tempo, para que a felicidade se torne um «hábito». Não quer isto dizer que vais estar contente e aos saltinhos todo o tempo, quer dizer que irás passar a pensar de forma mais positiva e sentirás uma maior satisfação global com a tua vida, tudo isto de forma mais natural e sem esforço. 

Para mim, que não sou uma das afortunadas que nasceu já feliz, a falta de tempo tem sido um dos principais obstáculos à minha felicidade. É por isso que estou constantemente a implementar ideias para gerir melhor o meu tempo. Quero que me sobre algum, para investir no que me faz feliz. E tem resultado!

Se queres começar a investir na tua felicidade, sugiro que comeces pela gestão do teu tempo, de forma a dedicares alguns momentos por dia a realizar «actividades para a felicidade». Começa por ler este post: "Como ter mais tempo para ser feliz". Podes encontrar outras sugestões na etiqueta sobre "Gestão de Tempo/Organização".

Acredita, se encarares a felicidade como um verdadeiro objectivo, tu tens a capacidade para melhorar significativamente a tua vida! Só tens de pôr mãos à obra.

Foto: Michael Yan

2 comentários:

  1. Cada vez somos pessoas mais exigentes, no âmbito material.
    E por vezes, para sentirmos uma felicidade, basta ficar a olhar o mar ou o céu e sonhar acordado(a).

    Feliz dia para si! Hoje com um solinho que, também, propícia felicidade!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo Lua. O materialismo rouba-nos tempo/atenção, por vezes até para as coisas mais simples da vida. Tudo o que referiste são coisas que me trazem felicidade.
      Bjs

      Eliminar

Related Posts with Thumbnails