sexta-feira, 22 de maio de 2015

Gestão de tempo com a chegada de um bebé


Mesmo com uma filhota linda cá por casa, nunca imaginei que ter um novo bebé fosse ocupar tanto o meu tempo. Ele é um querido, todo sorridente e não faz grandes birras. Contudo, vomita que se farta (já fez exames e parece tudo normal, por isso, em princípio passará com o tempo). Mas é óbvio que é uma chatice para ele, e eu, passo a vida agarrada ao estendal e ao ferro de engomar (quase todos os dias, entre a roupa cá de casa e a dele, são 2 estendais).

Depois há as outras tarefas: a preparação de refeições, a organização da casa, acompanhar a outra princesa... Quase não me sobra tempo.

Mas ainda assim, estou a apreciar cada segundo desta nova etapa da minha vida! Tive de reorganizar-me face aos novos desafios, ou daria em maluquinha. Deixo assim as sugestões do que apliquei cá em casa, ou seja, ideias para gestão do tempo para aproveitar a maternidade ao máximo:

1 - Listar e realizar tarefas antes do nascimento do bebé - ... é que depois dele nascer, o tempo parece que voa. Quando estava grávida fiz uma lista de tudo o que necessitava de fazer (ex.: lavar  o carrinho, comprar produtos de higiene para o bebé, deixar mudas de roupa para a Letícia enquanto estivesse no hospital, congelar o máximo de legumes cortados para facilitar a preparação de sopas, etc.). Garanto que é um alívio deixar tudo orientado.

2 - Manter uma agenda - Não é por não estarmos a trabalhar fora de casa, que uma agenda deixa de ser útil. Pelo contrário! Nela anoto as consultas, festas de aniversário, reuniões escolares, etc. Defino as minhas ementas. Registo os meus planos de organização e objectivos para os próximos tempos. Defino igualmente 1 ou 2 tarefas semanais (cinjo-me a este número porque não consigo mais, mas traço este objectivo, que por menor que seja, só assim consigo concretizá-lo).

3 - Definir prioridades - As prioridades de topo, neste momento, são as tarefas relacionadas com o bebé. À parte disso tenho de dar apoio à minha filha. Tenho as tarefas da casa. Também me incluo a mim e ao meu marido, se bem que estamos mais para o fim da lista (por pouco que seja, tentamos ter um tempo juntos e eu, um tempo para mim mesma... nem que sejam só 5 minutos). Quando ao que não é prioritário (por exemplo, perder demasiado tempo na Internet), tenho mesmo de dizer NÃO.

4 - Destralhar - Ando novamente nesta fase (infelizmente, de tempos a tempos a tralha multiplica-se). É óbvio que menos objectos resultam em menos trabalho e em mais tempo para a família.

5 - Definir um sítio certo para cada objecto - Depois de utilizar um objecto, arrumá-lo de imediato num lugar certo (que todos conhecem cá em casa), é meio caminho andado para evitar desarrumação. Claro que é essencial que todos colaborem, o que nem sempre é fácil... Mas com o tempo, adquire-se o hábito.

6 - Passar a ter um cronograma de limpezas (realista) - Normalmente vem cá uma senhora, uma vez por semana, ajudar-me com as limpezas. Normalmente, não significa sempre, e quando ela falha, opto por fazer cerca de 30 minutos de limpeza em cada dia (acabou-se a história de um dia inteiro dedicado às limpezas, já não consigo). Assim, o meu cronograma é o seguinte:

Dia 1 - Hall de entrada, corredor e despensa;
Dia 2 - Varandas (tenho 2, uma das quais com mobília de jardim, churrasqueira, plantas...);
Dia 3 - Sala-de-estar;
Dia 4 - Marquise;
Dia 5 - Cozinha;
Dia 6 - Casas-de-banho (tenho 2);
Dia 7 - Quarto da minha filha;
Dia 8 - Meu quarto;
Dia 9 - Escritório (futuro quarto do bebé, que agora ainda dorme no nosso quarto);
Dia 10  - Limpeza mais profunda/destralhamento de alguma parte da casa.

Notas:
- Não defino dias da semana, pois se não puder fazer limpeza num dia, não altero o cronograma (por exemplo se tivesse feito o dia 2 na Terça-feira, e na Quarta não pudesse limpar, o dia 3 passaria a ser na Quinta-feira). Assim, não corro o risco de deixar algo por limpar ou de ter de limpar 2 divisões no mesmo dia (tarefa impossível, aliás);
- Entre estes dias (por norma ao fim-de-semana, faço uma pausa das limpezas);
- Claro que todos os dias é necessário fazer alguma coisa, como varrer ou aspirar e arrumar a cozinha;
- Se algo estiver sujo antes do tempo, limpo;
- Não limpo o que não estiver sujo (ex.: se as janelas não estão sujas, então não serão limpas).

7 - Delegar tarefas/aceitar ajudas - Actualmente não tenho grandes ajudas, o marido também chega tarde e até ao Sábado costuma estar ocupado. Assim, optámos por pagar um dia a uma pessoa para vir ajudar nas limpezas. Para além disso, é mesmo essencial que todos colaborem (por exemplo, eu estou a cozinhar, o marido vai levar o lixo à rua, a filhota começa a pôr a mesa...). Também ajuda se todos juntos, colaborarem no ponto 5 (colocar cada objecto no seu respectivo lugar).

8 - Simplificar o tratamento de roupa - Esta é das tarefas onde despendo mais tempo... Costumo utilizar as técnicas já descritas neste post. No que respeita à roupa do bebé, passo-a toda. Contudo, a nossa só lavo se estiver sujo (por exemplo uma saia pode ser usada duas vezes) e só passo o essencial (deixei de passar a roupa de cama, dobro as toalhas e só passo por cima, passei a usar mais roupa que nem precisa de ser passada, como por exemplo leggings...).

9 - Comprar alimentos já com algum preparo - Não me refiro a refeições pré-cozinhadas (com as quais não simpatizo nada). Mas como o tempo não dá para tudo, temos comprado alguns legumes já cortados, peixes amanhados, chocos sem tinta e limpos, etc.

10 - Optar por refeições de confecção rápida - Seleccionei das minhas receitas as que são mais rápidas de confeccionar (ex. dourada ao sal, lombo assado no forno, peixe cozido com legumes, etc.). As receitas com confecção mais longas estão reservadas para o Domingo.

11 - Fazer compras online - Anteriormente já fazia isto, mas agora é realmente imprescindível. Eu gosto de comprar localmente, mas, para já não tenho condições. Por exemplo, tentei comprar pijamas para o Lucas, com o tamanho de 6 meses. Percorri as lojas da cidade (com o meu pai e madrasta ao meu lado, porque sozinha com 2 miúdos, sacos, numa cidade cheia de subidas e descidas, não é fácil). Fui aos hipermercados e até à feira local. E o que comprei? Um pijama no Pingo Doce (o único que encontrei para 6 meses). Conclusão: perdi duas manhãs para nada. Assim, acabei por encomendar o que precisava na Vertbaudet, e no final da semana já tinha as roupas em casa, sem me chatear muito.

12 - Não ser demasiado exigente/perfeccionista - O perfeccionismo é inimigo da felicidade e impede-nos de saborear estes momentos únicos da maternidade. Por isso, é importante nos isentarmos de culpas se a casa não estiver arrumada, se tivermos de comprar uma refeição fora, se tivermos de andar com o cabelo apanhado porque nos facilita a vida. É preferível uma mãe feliz, a uma mãe perfeita!

13 - Aumentar os conhecimentos sobre gestão de tempo - Eu aproveito por exemplo as refeições que faço sozinha ou depois de todos estarem deitados, para ler um bocadinho sobre este e outros assuntos. Também costumo assistir a alguns vídeos no youtube, enquanto cozinho. Aprender, para além de nos dar novas ideias, é sempre motivador (pelo menos comigo, funciona).

Foto: Kevin Conor Keller

7 comentários:

  1. Desde que fui mão que não tenho dúvidas que um recém-nascido é a prova de fogo de qualquer sistema de organização de tempo! Excelentes dicas práticas, um beijinho!

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  2. Excelentes dicas que dão para vários momentos da nossa vida.
    Espero que essa situação de vómito do seu menino se resolva rápido.
    Bjs

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  3. Parabéns pelo Lucas! Linda foto!
    Mesmo não sendo mãe, achei a partilha muito útil. ;)

    Beijinho é bom fim de semana,

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    1. Obrigada :)
      Quando à foto, é realmente bonita, mas não é minha e do bebé. No fim do post está identificado o autor da mesma.
      Beijinhos

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  4. Também tive essa experiência do vótimo com a minha filha mais nova...tudo passa, felizmente!

    Caramba!!! Seria um belo exemplo de foto para podermos "conhecer" os protagonistas deste blog. Pois se acompanhamos, mereceríamos ver fotos de verdade, concorda?

    Felicidades

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    1. Sabes, há uma justificação para não publicar determinadas fotos. Tenho algumas fotos minhas pelo blogue e tinha também umas de bebé da minha filha (apaguei entretanto todas as fotos dela). Tenho inclusive uma rubrica só com "Fotografia (de autoria própria)" - podes espreitar. Mas, nunca mais coloco o que quer que seja de um dos meus filhos (mesmo sendo de bebés). Isto porque se passou o que está descrito neste post, sem entrar em grandes detalhes:
      http://manualdafelicidade.blogspot.pt/2013/09/os-perigos-da-internet-ou-porque-pensei.html
      Na altura pensei mesmo em deixar de escrever...
      Acredita, apesar da Internet ter muitas coisas boas, também esconde uma série de perigos.

      Beijo

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  5. Muito obrigada pela partilha! Texto bastante útil! Vou ser mamã de 2ª viagem e já ando às voltas cá na minha cabecinha a pensar… como vai ser!! Tenho receio, mas quero ter garra para tentar o impossível. O que me assusta mais ainda é o facto do o pai sair para trabalhar às 6h45 e regressar às 22h!... Tenho que contar essencialmente comigo mesma. E depois… quando eu regressar ao trabalho!!! Entro às 8h30 e saio às 18h… conjugar a vida profissional com a familiar/doméstica… assusta-me, mas se as outras conseguem, tb tenho de conseguir, não é? :)
    Tenho de me tornar mais organizada e quero ver se começo o quanto antes! Falta um mesinho para a minha bébé nascer!! E… o meu filhote vai entrar de férias!!! Ai ai! :P
    Beijinhos, mais uma vez, mt obrigada pelo maravilhoso post!

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