quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Os livros mais recentes cá em casa #2

Há algum tempo que não comprava livros, mas este mês... digamos que me entusiasmei. Os livros são óptimos para nos fazer relaxar e também para ajudar no nosso desenvolvimento pessoal. 

No meu caso, antes de dormir leio sempre um pouco. Actualmente começo por ler algo sobre a gravidez, bebés e educação infantil (percebe-se porquê!). Depois costumo ler algum livro cujo texto me inspira a melhorar a minha vida (sobre felicidade, saúde, gestão de tempo, etc.). Por último, leio algo mais relaxante, um romance por exemplo. E aí, o sono chega rápido e acabo por adormecer.

Eis as minhas últimas aquisições...

Para me organizar:


- Foco de Daniel Goleman - Numa época de constantes solicitações/distracções/multi-tasking, não é fácil mantermo-nos concentrados. Contudo, a atenção pode ser treinada como um músculo (se a trabalharmos desenvolve-se). E é justamente isso que este livro nos ensina.

- Seja Dona do Seu Tempo, de Christian Barbosa - Um livro sobre gestão de tempo dedicado especificamente ao universo feminino. Ensina-nos a definir prioridades, a gerir o tempo no trabalho e nos afazeres domésticos, a ensinar os filhos a gerirem o seu próprio tempo e a equilibrar a vida profissional com a vida familiar.

Para uma vida mais saudável (livros na área das neurociências):


- Mude de Cérebro, Mude de Vida, do Dr. Daniel G. Amen - Neste livro, o autor fala-nos de como as ligações neuronais do nosso cérebro condicionam os nossos comportamentos e emoções. Por outro lado indica-nos, através de exercícios cognitivos e alterações nutritivas (entre outras actividades), como podemos optimizar o nosso cérebro de modo a pensarmos mais positivamente, controlarmos o medo e a ansiedade, melhorarmos a nossa concentração, etc.

- Mude de Cérebro, Mude de Idade, também do Dr. Daniel G. Amen - Aqui são abordados exercícios específicos, entre outras sugestões, que permitem desacelerar ou até reverter o envelhecimento do cérebro e aumentar inclusive a esperança de vida.  Fala da optimização da memória, da boa disposição e da atenção, da adaptação da nutrição para prolongar a longevidade, da redução dos sinais visíveis da idade e da melhoria da aparência e da saúde em geral.

Para quem precisa de dormir melhor (como é o meu caso):


- Bom Sono, Boa Vida da Prof.ª Teresa Paiva - A autora fala-nos como se estivesse a atender um doente no seu consultório. Cada doente relata um problema diferente (insónia, ressono, agressividade durante o sono, o síndrome das pernas inquietas, etc.). Após isso, a médica descreve as soluções para o problema em questão.

- Receitas para Dormir Bem do Dr. Eduard Estivill com Mirta Averbuch - (Estou a adorar este livro, com dicas realmente muito úteis!) - Os autores falam-nos de uma miríade de causas que podem afectar o sono (palavra, que acho que não se esqueceram de nada), desde o stress, às preocupações, à falta de horários, etc.. Falam-nos igualmente de problemas associados às diversas fases da vida (na infância, na gravidez [bem que preciso de sugestões!], nos adultos, na velhice, etc.). Para cada problema, dão-nos indicações muito pormenorizadas de como os resolver.

Para descontrair (este foi oferecido):


- A Mão do Diabo de José Rodrigues dos Santos - (Já acabei de o ler) - Por entre mais uma das aventuras de Tomás Noronha (com uma estranha mensagem por decifrar, muito suspense e viagens por diferentes países), o autor revela-nos informação verídica sobre a origem da actual crise financeira, dos seus autores e do que nos poderá reservar o futuro.

««»»

Em suma, estou ansiosa por fazer mais estas aprendizagens. É por isso que adoro ler!

Fotos: Mafalda S.

6 comentários:

  1. Obrigada pelas sugestões. Fiquei curiosa com alguns deles.

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Já li o Seja dona do seu tempo e apesar de achar o método um pouco complicado, aprendi muitos truques que uso no dia-a-dia.
    Agora estou ansiosa por "meter a mão" na Mão do Diabo.

    :-)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. De todos esses tenho um Seja dona do seu tempo...confesso que me desiludiu um pouco, talvez porque já tenha lido muito sobre o assunto e esperasse mais!!!
    Fiquei curiosa quanto aos outros :) !
    Bjs
    Maria

    ResponderEliminar
  4. Muito boas sugestões! Por acaso ando a ler o Foco, mas fiquei curioso em relação aos livros do Dr. Daniel G. Amen.
    Bjs

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails