terça-feira, 22 de julho de 2014

Umas férias diferentes

Este ano vou ter umas férias diferentes. Tenho saudades da minha cidade (o que pode soar estranho), por isso quero ficar por cá.

Costumo viajar para outras paragens. O ano passado fiz uma road trip pela Europa. Este ano estive uma semana no Algarve. Mas e aqui, onde vivo? Tenho saudades da minha cidade. Ultimamente parece que só estou cá para dormir. E é uma cidade tão linda... 

Quando regresso de viagem valorizo muito mais o lugar onde vivo. Ao contrário de algumas zonas do país (desculpem dizer isto), está mesmo muito bem arranjada. Tem parques verdejantes, flores por todo lado (até em cestinhos, debaixo dos candeeiros de rua) e um centro histórico bonito e recuperado. As ruas estão limpas e em cada recanto parece haver algo criativo (esculturas, murais, etc.). É uma cidade calma, muito ao estilo slow city. Mas, ao mesmo tempo, estão continuamente a decorrer actividades culturais e uma boa parte delas até são gratuitas. E a comida então... Adoro pratos internacionais como a moqueca de camarão, os mais tradicionais como um bacalhau com batatas a murro, ou os petiscos como a sapateira... Mas a cidade é mais conhecida pela doçaria, alguma é conhecida em todo o país. Se passearmos de manhã pelo centro da cidade, é bem provável sentir um agradável aroma a bolos.

Por isso, este ano quero matar saudades da minha cidade. Voltar aos locais culturais, conhecer a nova galeria de arte. Fazer um piquenique no parque, passear calmamente junto ao rio.

Talvez a única excepção, seja sair algum fim-de-semana. Talvez a Sintra, vila que nos apaixona e da qual também sentimos saudades. Mas ainda não tenho a certeza. Afinal tenho saudades da minha cidade.

E vocês? Já fizeram férias (voluntárias), na vossa cidade?

2 comentários:

  1. Eu sempre que posso, a minha cidade de eleição é Lisboa e se verificares são muitas as vezes que faço verdadeiros passeios por lá, ainda no sábado, e adoro!!!
    Nós temos cidades lindas, eu faço muitos passeios por Portugal e adoro o nosso país!!!
    beijinho

    ResponderEliminar
  2. É uma grande verdade, às vezes só pensamos em coisas distantes quando o que está à nossa volta é tão bonito e há tanto para descobrir...

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails