quarta-feira, 2 de julho de 2014

Hábitos que melhoraram os meus dias


Começar a manhã com o pé direito, esperar o melhor, pode fazer toda a diferença no resto do dia. Evitar pequenos stresses matinais, também pode ser meio caminho andado para um dia em pleno.

Antigamente as minhas manhãs eram diferentes, mais stressantes. Entretanto, por influência das pesquisas que tenho feito, incuti hábitos na minha vida, que fizeram toda a diferença:

1. Passei a deitar-me mais ou menos à mesma hora, todos os dias - O meu sono andava muito desregulado, mas com esta pequena alteração consigo ter um sono mais reparador e assim acordar com mais energia.

2. Preparo de véspera, o que necessito de usar no dia seguinte - Isto engloba a minha roupa e acessórios, a roupa da minha filha, etc.

3. Passei a ter um sítio certo para cada objecto - Isto evita-me o dissabor de andar à procura das chaves, carteira ou óculos de sol, justo de manhã, quando tenho pressa.

4. Tomo sempre o pequeno-almoço - Este gesto dá-me, sem dúvida, mais energia e capacidade para me concentrar nas tarefas que tenho pela frente.

5. Enquanto tomo o pequeno-almoço leio algo inspirador ou assisto ao nascer do sol na minha varanda - Ler algo inspirador dá-me motiva-me a fazer o melhor pelo meu dia e assistir ao nascer do sol faz-me bem à alma, porque aprecio realmente a beleza das pequenas coisas.

6. Bebo um copo de água - É aqui que começo a rotina saudável de beber água, isto para beber o suficiente ao longo do dia.

7. Dou uma vistoria rápida pela casa, para não deixar nada desarrumado - Assim, não corro o risco de ficar stressada, imaginando que deixei tudo «de pernas para o ar». Este ponto inclui também fazer as camas, retirar a loiça da máquina e deixar algo no frigorífico para o jantar.

8. Converso com Deus - A esta hora não medito, mas acabo por agradecer a Deus o que tenho de bom e peço ajuda para que as coisas corram pelo melhor. Isto dá-me força para arregaçar mangas, e fazer o melhor que possa pelo meu dia (de notar que a espiritualidade é importante na minha vida, mas apesar de acreditar em Deus, não acredito propriamente em religiões).

9. Enquanto conduzo para o trabalho, aprecio realmente a viagem - A viagem é longa, por isso resta-me mesmo apreciar a beleza das coisas que vou vendo (a paisagem sob a luz matinal, costuma ser muito bonita). Ter uma boa música ou ouvir um programa de rádio animado também ajuda.

10. Faço um esforço para sorrir - Mesmo que o sorriso seja forçado, o esforço vale a pena. O sorriso reduz as «hormonas do stress» e ainda estimula a produção de uma série de «drogas naturais» como as endorfinas, que induzem uma sensação de felicidade. Para além disso, se olhar para uma pessoa com um sorriso no rosto e se for simpática, é normal que o seu comportamento seja parecido com o meu. Se começasse o dia rabugenta, é provável que obtivesse a mesma reacção da parte das pessoas a quem me dirigisse. O mundo fica melhor se formos mais simpáticos!

E tu, tens algum hábito para melhorares o teu dia?

Foto: Patrick Bouquet        

11 comentários:

  1. Uhmmmmmm que bom ler te :) e apreciar tanto o que escreves .
    Sabes Mafalda ;concordo com tudo o que aqui descreves e faço o muitas vezes .
    Ler o teu blog faz sempre relembrar o que de facto é importante nesta caminhada que é a vida .
    Obrigada também a ti por fazeres parte dos meus dias

    bj mt grande
    Lulu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelas palavras simpáticas Lulu! Aliás, é recíproco, tens um blogue que nos enche a alma, cheio de criatividade e positivismo.

      Bjs

      Eliminar
  2. Obrigada por partilhares os teus hábitos, são uma inspiração para mim que estou a tentar criar novas rotinas. A parte do acordar é a mais difícil, nunca funcionei bem de manhã. Para ter uma ideia, quantos tempo medeia entre o teu acordar e o sair de casa? Obrigada! Bji

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana!
      Bem, no meu caso, demora aproximadamente 1 hora.
      Beijinho

      Eliminar
  3. Também costumo fazer alguns desses preparativos, assim acalmo a manhã seguinte.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Eu, entre acordar e sair de casa, eu levo duas horas, mas confesso que o que me faz feliz logo pela manhã é fazer os meus filhos rir. Dar-lhes beijos para os acordar, fazer-lhes cócegas e brincar com eles.
    Claro que depois vem sempre aquele "despachate" mas se acordar-mos todos bem dispostos encaramos melhor a correria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão Nany, esse é um ponto essencial, mimarmo-nos uns aos outros. Também costumamos fazer isso cá em casa.
      Bjs

      Eliminar
  5. Excelente post, Mafalda! Inspirador!
    Eu procuro sempre dormir aquelas horas suficientes para acordar com energia suficiente. Espírito positivo, música e um belo pequeno-almoço e já estou com um sorriso e pronto para o dia!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Oi Mafalda!!! Adorei o seu post!! felicidades sempre!!! bjs!

    ResponderEliminar
  7. Amei!!!
    Continua assim e dás força às cotinhas como eu...
    Beijinho

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails