terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Balanço de 2013 e perspectivas para o ano que aí vem


O último dia do ano é dado a reflexões. Gosto de fazer um balanço do que passou, para ser franca, para saber para onde vou.
 
Estou feliz com o ano 2013, sinto que consegui ir além do que imaginei.
- Para mim, foi um «ano de aprendizagens». Aprendi imenso em livros e em formações. Sinto-me melhor comigo mesma e... fiquei com vontade de aprender ainda mais (deve ser a tal «sede de conhecimento»).
 
Logo no início do ano frequentei uma formação relacionada com «o poder do hábito» e com a concretização de objectivos. Foi 5 estrelas e ajudou-me a levar os meus objectivos por diante! (Atenção que este curso está novamente disponível gratuitamente, aqui.)
 
- E por falar em objectivos, defini uns tantos que consegui ir concretizando ao longo do ano.
 
Para 2014, pela primeira vez, não vou delinear novos objectivos. Os objectivos de 2013 já diziam tanto de mim... e são algo para manter ao longo do tempo... que decidi manter-me concentrada nos mesmos. (ok, terei um único objectivo novo, mas esse continuará no segredo dos deuses).
 
- Pratiquei uma série de estratégias para ser mais feliz. Umas resultaram francamente bem. Outras não têm tanto a ver comigo. O resultado é que apesar de dar trabalho, vale a pena investir tempo naquilo que aumenta o meu bem-estar.
 
- Investi em educar a minha filha para a felicidade. Sinto que já vamos colhendo frutos deste método educativo, que visa como o nome diz, criar crianças felizes.
 
- Passei a fazer meditação, o que tem sido uma grande ajuda para controlar o meu «eterno» stress. Por vezes, após meditar, não só me sinto a cabeça mais leve, como até as dores físicas passam ou acalmam. É incrível!
 
- Sinto que aprendi a lidar melhor com a morte (no trabalho, tenho de conviver com ela com alguma frequência). Sinto que a espiritualidade, me tem ajudado neste aspecto. Ter fé de que há algo mais para além da vida, ajuda-me a enfrentar estas situações.
 
- Corrigi um pouco o vício do perfeccionismo. E se algo não correu como eu imaginei, tento sempre  retirar uma aprendizagem da situação (a sério que passei a fazer isto). Tento ter em mente que para a próxima farei melhor.
 
- Aprendi algo bastante doloroso. Existem pessoas excelentes, como também há pessoas com más intenções e que dificilmente mudam. Faz parte da vida. E a atitude mais correcta é tentar lidar com a pessoa na hora h, mas evitar conviver com pessoas deste género (sugam-nos a energia) no dia-a-dia.
 
- Também os problemas fazem parte da vida, hão-de sempre surgir... e ir embora. Tento observar cada situação e, mais uma vez, aprender com ela. Por vezes digo a mim mesma: "Daqui a 1 mês, isto não vai ter importância nenhuma".
 
- Mas também fiquei doente, por excesso de cansaço. Foi uma chamada de atenção. Tenho de equilibrar mais a minha vida. Como dizem os dinamarqueses "uma parte é trabalho, outra parte é descanso e a terceira é o lazer".
 
E para isso, preciso de simplificar ainda mais. Mas estou no bom caminho. Organizei imensa coisa e destralhei outras tantas.
 
- Algo que preciso de melhorar é o cuidar de mim mesma. Preciso de descansar o tempo devido, ter mais cuidados de beleza, praticar mais exercício físico... Sinto que adoeço com frequência e isso irrita-me. Parece que atrapalha não só a minha qualidade de vida, como os projectos que quero concretizar. É algo a melhorar, sem dúvida.
 
- E porque não podia faltar o lazer, adorei fazer uma road-trip pela Europa. O que aprendi, as experiências que tive, as pessoas com quem convivi, ok, e a comida que provei... tudo foi uma experiência única, que espero um dia repetir.
 
- Fiquei igualmente satisfeita, pelo facto de ter conseguido reunir algumas poupanças e finalmente ter feito a primeira amortização do crédito habitação. Foi uma amortização pequenina, mas já é qualquer coisa. E, neste momento, faltam-me 6 anos e pouco para pagar a dívida.
 
- Sinto-me mais leve, aceito melhor quem eu sou e tenho uma noção clara do meu propósito de vida.
 
Em 2014, espero aprender mais um pouco, melhorar, dar o meu contributo para um mundo melhor... ser feliz e fazer felizes quem me rodeia. Tudo isto nas calmas, sem pressões e aproveitando ao máximo cada minuto. Será pedir muito? Penso que não.
 
E cá estarei pelo blog para fazer mais uma caminhada. Espero que me acompanhes!...
 
Foto: Tim Donnelly

8 comentários:

  1. Eu cá estarei. Gosto muito de vir aqui, este lugar inspira-me muito!

    Um Feliz Ano Novo

    ResponderEliminar
  2. que 2014 te traga tudo o que sonhas alcançar e ainda mais :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Ao longo de 2013, este blogue foi uma inspiração para mim!
    Muito obrigado!
    Votos de um 2014 muito feliz!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Podes ter a certeza que sim!
    Desejo que 2014 seja um ano muito bom para ti.
    Feliz 2014!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Oi Mafalda! Adoro ler seus post´s eles são bálsamos para o nosso dia a dia. Desejo um maravilhoso Ano para você e sua família. Um caloroso abraço(40 graus no Rio de Janeiro)!! Bjs!! Fatima Castro-Navegar é preciso

    ResponderEliminar
  6. Que em 2014 continues a tua jornada de caminho para a felicidade e nos conduzas também.

    tenho aprendido muitas coisas contigo!

    Que 2014 seja repleto de saúde e sucesso.Muitas felicidades a abundar também.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  7. Parabéns!
    A vida é mesmo assim, troca de experiências. Gosto de ler o que escreves, Mafalda, trato por tu, por me pareceres uma mulher nova e com muita vida.
    Penso que somos parecidas...talvez por isso parece que ouço a tua voz, ao ler estas frases estimulantes....

    ResponderEliminar
  8. Parabéns, Mafalda!
    Parece que somos parecidas, por isso ao ler, tenho a sensação de escutar a tua voz.
    Trato por tu, sem te conhecer, pois pareces-me ser uma mulher jovem.

    Continua...

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails