terça-feira, 5 de março de 2013

Partilhando as histórias de família com as crianças

Há dias, dedicámos um serão cá em casa a contar histórias da minha família, à Letícia.
 
Isto é importante para as crianças, pois permite-nos:
- transmitir-lhes as melhores virtudes da família;
- trazer-lhes um olhar positivo sobre a família, nomeadamente a sensação de que se pertence a algo maior;
- dispender tempo numa actividade conjunta, o que as crianças normalmente adoram.
 
Depois do que descobri sobre a minha família, resolvi partilhar alguma coisa com a minha filha (por enquanto, só partilhei as coisas boas).
 
Começámos por ver velhas fotos. Expliquei-lhe quem eram aquelas pessoas e ia contando alguns episódios da vida deles. A Letícia estava mesmo interessada, pois fez imensas perguntas. Mostrei-lhe também alguns objectos antigos, que guardo da família.
 
Depois contei-lhe as histórias mais giras e, inclusive, algumas cheias de piada. Contei-lhe como eram as coisas antigamente e falei-lhe da minha própria infância (até tive de lhe prometer que a levava a uma floresta, onde costumava ir com a minha avó).
 
Lembrei-me entretanto de uma velha cassete áudio que tinha guardada numa caixa. Fui buscar o rádio e coloquei-a a tocar. Tratava-se da gravação de uma festa em família (com os 8 filhos, esposas e maridos, e uma série de netos), realizada antes de eu própria ter nascido. Havia entrevistas aos miúdos, o meu avô sem perceber de um assunto e a dizer que se a minha mãe estivesse ao lado dele (na altura estava fora de casa) saberia explicar-lhe tudo (a minha mãe, apesar da pouca escolaridade, era realmente muito inteligente). Havia umas anedotas, declamações de poemas e canções, muitas canções. Fiquei muito surpreendida, porque prestei mais atenção a esta cassete e reparei o quanto ambos os lados da minha família cantam bem. A minha avó, o meu pai, a minha mãe, a minha irmã... todos com vozes fantásticas. É curioso que isto foi gravado no pós 25 de Abril e a minha irmã, ainda criança, surge a cantar uma música sobre "Liberdade". Esta cassete foi a única forma de poder ouvir a sua voz (ela faleceu com 11 anos). O que me deixou um pouco triste, é que tive consciência de que já não me conseguia lembrar da voz da minha mãe (já vão fazer 20 anos que ela morreu).
 
A Letícia adorou ouvir isto. A família cantava em conjunto músicas muito animadas e a Letícia aproveitava para dançar. Adorou sobretudo a parte da "avó do Céu", que mesmo sem conhecer parece adorar. Disse-me que era ela, quem mais desejava ouvir.
 
No fim, aquela cassete acabava com gravações, sabe-se lá porquê de músicas da Heidi e o do Marco. A Letícia estava encantada.
 
Sei que adorou este serão. Quando arrumámos tudo, só perguntava "Mamã, quando podemos repetir?".
 
Foto: Bhima Bramantika

2 comentários:

  1. Mafalda que fantástico! O meu Manel tb adora este tipo de "programa" familiar. A Heidi? O Marco? Bem, ao tempo que isso vai... ainda me lembro de o meu pai colocar os famosos cartuchos no carro para ouvirmos os ABBA, que pena não ter guardado :(. Quando temos filhos temos sempre a oportunidade de reviver o passado de uma forma mais feliz! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que eu dancei ao som dos ABBA, em pequenina. Quase já nem me lembrava dessa fase da minha vida, mas vendo bem, eram momentos deliciosos.

      Eliminar

Related Posts with Thumbnails