terça-feira, 26 de março de 2013

Dedicar tempo aos filhos

Há dias estava numa reunião de pais na escolinha da minha filha e confesso que saí de lá um pouco chocada. As educadoras apelavam para que dedicássemos pelo menos 15 min  por dia, exclusivamente aos nossos filhos. Que o Jardim-de-Infância não substitui a família, etc., etc. Nesse momento, alguns pais referiam que a sociedade actual não permitia dedicar tempo aos filhos. Que as próprias crianças preferiam ver TV ou estar no computador.
 
Não há pais perfeitos, mas acredito que todos podemos tentar dar o nosso melhor. De acordo com o pediatra Dr. Mário Cordeiro, bastam 10 min por dia dedicados inteiramente aos filhos, para reduzir significativamente as famosas birras e até problemas mais graves. Os miúdos têm saudades dos pais e criam tantas expectativas com a sua chegada, que é uma desilusão para as crianças quando os pais não lhes dão a devida atenção. Perante isto, por vezes acabam por lhes chamar a atenção da pior forma.
 
Caramba, são só 10 minutos (que podem ser prolongados, é óbvio). Mas estes servem para a criança se sentir tranquila, para perceber que também é amada, que os pais também sentem saudades suas. Quanto muito, porque não incluir pelo menos estes 10 minutos na nossa agenda preenchida?
 
No meu caso pessoal, também me sinto cansadíssima quando chego a casa (conduzo 75 km's diários e tenho uma profissão super-exigente). Mas faço os possíveis para dedicar tempo exclusivo à minha filha.
 
Faço assim:
 
Quando ela chega dou-lhe normalmente o abraço de boas vindas e digo-lhe o quanto gosto dela. Dou-lhe o banho e, depois disso ela costuma ir brincar sozinha, ver televisão ou até jogar no computador. Eu termino o jantar e jantamos em família (normalmente sem a televisão ligada). Depois disto, arrumo a cozinha.
 
Quando tudo está arrumado, cabe-me a mim (ou ao pai, claro) a decisão de deixar a televisão e computadores desligados). Vamos para o quarto (agora, no tempo frio) e é aí que temos tempo exclusivo para nós. Costumamos fazer jogos, pintar, ler histórias, dizer 3 coisas boas que aconteceram, rezar, sonhar com o futuro (a Letícia imagina-se quase sempre no Algarve, vá-se lá saber porquê...), fazer uma sessão de massagens, escrever no "diário" da Letícia, etc. Não fazemos todos os dias a mesma coisa. Mas também não somos fundamentalistas. Por vezes ligamos o computador para vermos filmes cómicos no youtube e, ultimamente temos visto os desenhos animados da "Anita" em conjunto.

Como referi em tempos, "uma criança feliz precisa de ter menos brinquedos e mais momentos mágicos em família".

Quando chega o fim-de-semana também fazemos pelo menos uma actividade em família (num post antigo já dei uma série de sugestões de actividades).

Sei que os tempos que correm são difíceis, mas nós também temos uma palavra a dar, a sociedade não são só os outros. Mesmo que sejam só 10 minutos, este tempo pode fazer toda a diferença.
 
Foto: Colin Charles

10 comentários:

  1. Vivemos num mundo louco, sempre à pressa. Sem fazer julgamentos, mas estes pais não percebem que os filhos crescem, e os momentos mágicos desaparecem?!?

    Beijinho e votos de uma Santa Páscoa :)

    ResponderEliminar
  2. Mafalda S.
    Adoro o teu blogue! Não passo um dia sem o visitar.
    Visita o meu, tenho lá um selo para ti.
    beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
  3. Eu vivo a recriminar-me de passar pouco tempo com as minhas filhas. Porém acho que passo com elas bem mais do que o mínimo aconselhável. A diferença de idade das duas é grande (quase 8 anos)mas todos os dias fazemos algo em conjunto as três e tento arranjar um bocadinho para cada uma de forma individual. Apesar de tudo penso sempre que não é o suficiente. Fico chocada quando as pessoas acham natural não estarem com os filhos. Concordo com a Mafalda S., o maiores valores que podemos transmitir aos nosso filhos é o afeto e o carinho e não há nada que substitua isso.
    É pena, mas como diz a Maria XL, os filhos crescem e depois não há volta a dar. O lógico é colher na medida em que se semeia. Quem não semear afeto e carinho, o que pensa colher?

    ResponderEliminar
  4. Concordo tanto com o que dizes!
    A minha filha, por norma entre as 20:30, 21h está a dormir...

    Para estar um bocadinho com ele, e só com e para ela, normalmente temos um momento de brincadeira ao chegar a casa... Colegas minhas que têm filhos +/- da mesma idade (quase 2 aninhos) queixam-se q os filhos não lhes largam a perna quando estão na cozinha, pq não podem ao chegar a casa estar com eles, pq têm q fazer o jantar e tratar da casa.., dado que a minha filha adormece cedo, primeiro trato dela e estou com ela, depois trato das minhas coisas...

    Beijinhos

    Ps. não estou com isto a dizer q eu estou certa e elas erradas... acho q abordamos a questão de formas diferentes...

    ResponderEliminar
  5. Sou mãe de três e custou-me tanto ler este post... Que misto de sentimentos!
    E a quem respondeu tal barbaridade, eu digo, que faço parte da sociedade actual, mas daquela que sabe que a presença na vida dos nossos filhos é mais importante que qualquer outra coisa.
    E mesmo tendo mudado de país, de condições profissionais etc e tal, terei sempre como prioridade os meus filhos.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Na reunião de final de ano do meu filho o ano Passado a educadora também sugeriu o mesmo e eu fiquei abismada como há pais que dizem não ter tempo.
    Mas como é possível? Então eles que participem nas tarefas, ajudem a faze ro jantar, a pôr a mesa…mas 15 minutos depois de comer? O que fazem então essas crianças? Não consigo mesmo entender…

    ResponderEliminar
  7. Isto diz tudo: "uma criança feliz precisa de ter menos brinquedos e mais momentos mágicos em família" ♥

    Gostei muito de reler as 23 Sugestões para actividades especiais em família (com filhos pequenos)!

    Obrigada :)

    ResponderEliminar
  8. Por isso quando a minha filha me chama para lhe dar mais um beijinho a ela e à boneca, eu vou e dou vários. E quando o meu filho me pede o miminho me deito ao lado dele a ouvir as histórias que ele me quer contar, mesmo que para mim não tenham importância, para ele têm, e vou-lhe dando miminhos. Por vezes adormecemos os dois, outras vezes não, já que fico quase sempre deitada em cima da tábua da cama e ao fim de algum tempo a dita daz-me doer a perna.
    Em menos de nada ele não vai querer a mãe ao lado dele porque é crescido e ela já não vai dormir com bonecas. Já basta o tempo que estão na creche enquanto trabalho e felizmente trabalho.
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Fico chocada que os pais achem normal, e que ainda por cima não façam nada por isso. Parece que simplesmente se conformam porque é a vida...
    Eu tento estar com a minha filha o mais possível, mesmo que tenha que deixar tarefas para trás. Jantamos em família e depois de jantar aqueles momentos são nossos, de nós 3, a brincar, a jogar...

    ResponderEliminar
  10. Olá, gostei muito do seu blog, já ando aqui há algum tempo a saltar de história em história. Parabéns!!

    Eu sempre dediquei tempo aos meus filhos, agora que estou desempregada passamos muito tempo juntos, antes passavamos menos, mas havia sempre um tempinho nosso, e nunca senti que precisa-se de me esforçar muito, as coisas aconteceram sempre naturalmente. Há dias muito exigentes em que estamos cansados para contar uma história ou fazer palhaçadas, então apenas falamos de coisas simples durante o jantar, mas todos partilhamos esse tempo. Não concordo quando dizem que não têm tempo, enquanto faço o jantar ou dou um banho consigo ouvir o que têm para dizer. Mas tb sou critica com as escolas, agora que tenho tempo, que gostava de lá ir com frequencia para saber coisas, não me sinto muito desejada na escola. Há uma muro muito alto entre os pais e a escola.
    Já me alonguei muito :) mas o assunto interessou-me bastante ...

    beijinhos
    Isa

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails