sexta-feira, 1 de março de 2013

Como sobreviver à crise financeira #3

Eis que chegou o último post desta série. Aqui seguem mais algumas estratégias para enfrentar a crise financeira e, se possível, retirar algo de bom destes tempos difíceis.
 
««»»
 
16. Lute por um mundo melhor – Por vezes é necessário surgir uma crise para melhorar o que não estava a funcionar. Por exemplo, uma das causas das crises financeiras e da infelicidade das pessoas é a corrupção. Hoje em dia, há países onde a mesma é quase nula. Também a justiça funciona bem melhor por outras paragens. E estes países já passaram por crises terríveis. É uma boa ideia aprendermos com eles. Estude as boas práticas de países mais bem sucedidos ou de outras comunidades. Dê o seu contributo para que o local onde viva também comece a progredir. Resumindo, o mais importante é concentrar os seus esforços não em lamentações, mas colaborando, reivindicando e contribuindo para a melhoria da actual situação.
 
17. Pratique actos de solidariedade – Com o avolumar de casos de pobreza, tem a oportunidade de fazer algo que aumentará a sua felicidade e a dos outros: praticar actos de  solidariedade. É muito importante sentir que contribuímos para a felicidade das outras pessoas. Não sabe muito bem o que fazer? Leia este post para algumas sugestões.
 
18. Sinta-se grato pelo que tem – É preferível concentrar-se no que tem de bom (uma família, uma casa, emprego, bons amigos...), do que sofrer pelo que não tem. Isto fará com que se sinta melhor com a sua vida, mesmo nos piores momentos.
 
19. Mantenha-se positivo face ao futuro – Como referi na primeira estratégia, esta crise irá atenuar-se aos poucos, por isso não deixe de sonhar com um futuro melhor. Não se deixe contaminar pelas más notícias ou pelas ideias pessimistas dos outros. Em vez disso, utilize estratégias para cultivar o optimismo.
 
20. Prepare-se para o pior cenário – Imagine o pior que lhe poderia acontecer. Comece a pesquisar soluções para evitar esse cenário, ou sobre o que deveria fazer caso tal acontecesse. O pior certamente nem vai acontecer, mas ao saber exactamente como agir, sentir-se-á mais seguro e confiante, mesmo que surjam adversidades. Para além disso, ao estar preparado, é mais fácil ultrapassar situações difíceis.
 
21. Tenha objectivos de vida - Não há melhor coisa para nos motivar (pelo menos comigo funciona) do que ter sonhos por concretizar, do que sentir que temos um propósito pelo qual vale a pena viver. Descubra qual o seu propósito (o meu é sem dúvida investigar a «felicidade», tentar ser mais feliz na prática e tentar contribuir para a felicidade dos outros). Mantenha a cabeça ocupada, nem que sejam só uns minutinhos por dia, com acções para alcançar os seus objectivos. Isso aumentará a sua esperança no futuro e trar-lhe-á alegria ao seu presente.
 
22. Utilize estratégias para controlar o stress – As épocas de crise conseguem ser muito stressantes, por isso é fundamental controlar o stress. Para enfrentar a vida com mais energia e positivismo, utilize técnicas que resultam no combate do stress, nomeadamente actividades que lhe permitam relaxar.
 
23. Recorra diariamente a estratégias que o façam feliz – 40% da nossa felicidade depende das actividades que intencionalmente fazemos e só 10% das circunstâncias de vida. Deste modo, é possível ser mais feliz mesmo em tempo de crise, se utilizar diariamente estratégias para a felicidade (comprovadas através de inúmeros estudos). Conheça essas estratégias neste post.
  
««»»
 
E assim termina esta série de post's. Espero ter ajudado e sobretudo ter-lhe dado alguma esperança face ao futuro. Sobretudo, tente não esquecer a estratégia n.º1.

Um bom fim-de-semana!
 

6 comentários:

  1. Obrigada por esta série de post. Se as pessoas lerem com atenção vão ver que há muito para aprender e particar em prol da felicidade.


    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Parabéns por esta série de posts - está fantástica! Bom weeekend :)

    ResponderEliminar
  3. Adorei a série de post's, muito claros e úteis e acima de tudo e muito importante, cheios de positivismo.Obrigada. Bjs

    ResponderEliminar
  4. Adorei o blog,já estou seguindo.Segue de volta,por favor?
    http://lala-mh-ecologico.blogspot.com.br/#
    Beijos

    ResponderEliminar
  5. Excelentes posts e muito para aprender!
    Obrigada e continue!
    Maria

    ResponderEliminar
  6. Aqui no Brasil estão maquiando a crise financeira... Mas ela está ai..sutil, discreta... vindo como a maré...
    Ando um pouco afastada dos comentários por cinco principais motivos:
    1-muito envolvida com projetos complexos na vida profissional;
    2-super empolgada com as últimas revisões para o lançamento do site Projetando Pessoas;
    3-volta a rotina das aulas das minhas meninas;
    4-casa em pintura (ufa! e eu sou alérgica ao cheiro de tinta!)
    5-focada no Projeto Março do Blog, Mês da Mulher, uma surpresa por dia, uma Projeção de uma grande mulher por dia!
    Mas sei que vc sabe que eu não te esqueci, que tenho vindo aqui, mesmo sem comentar!
    bj Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com.br//

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails