quarta-feira, 20 de março de 2013

Como calcular a sua pegada ecológica?

Nunca tiveram curiosidade de calcular a vossa pegada ecológica no nosso planeta?
 
Agora é possível, pois há um questionário online para efeito. Basta consultarem o site Ecological Footprint, selecionarem a vossa linguagem (não há a opção em Português) e iniciarem o questionário. Se tiverem alguma dificuldade com as línguas, podem sempre recorrer ao Google Tradutor. A questão mais complexa, talvez seja sobre a proveniência da vossa energia eléctrica, nomeadamente a percentagem que provém de energias renováveis. Para fazerem este cálculo, basta consultarem a vossa factura da electricidade (na minha existem dados estatísticos sobre a origem da energia que consumo). Todas as outras questões são de resposta fácil.
 
No fim do questionário, dir-vos-á o número de planetas "Terra" que seriam necessários existir, se todos consumissem como vocês. Será que estão a consumir de mais ou não? O questionário indica-nos também uma série de dados estatísticos sobre o nosso consumo.
 
Por último, são sugeridas uma série de medidas práticas para reduzir a nossa pegada ecológica e ter um modo de vida mais amigo do meio ambiente.
 
E eu fiquei chocada com o meu resultado. Apesar de todas as medidas que tenho aplicado (por ex. só utilizo produtos de limpeza ecológicos), se todas as pessoas tivessem a minha pegada ecológica, seria necessário um planeta Terra e mais um pouquinho de planeta, para sobrevivermos com qualidade de vida.
 
Um dos meus principais problemas é que não há transporte público para o meu local de trabalho, logo faço 75 km diários num automóvel a gasóleo. Para além disso, no Inverno utilizo ar-condicionado com temperaturas bem elevadas (sou muito friorenta). Faço longos banhos de imersão. Ah! E deveria reciclar ainda mais (confesso que não o faço tanto quanto deveria, por preguiça. Vivo numa cidade e, estupidamente só tenho contentor de lixo junto de casa. Não há qualquer Ecoponto. E fico com preguiça de ter de me deslocar com os resíduos atrás, até encontrar um ecoponto).

Isto foi um sinal de alarme para mim. Vou tentar reciclar mais e acabei de fazer um pedido para a colocação de Ecoponto na minha rua (descobri que se pode fazer este pedido através do site "O meu Ecoponto"). Só por isto, já valeu a pena ter feito o questionário.
 
Foto: arjun v

5 comentários:

  1. Olá!
    Se calhar já tens conhecimento desta nova efeméride, mas acabei de ler esta notícia e lembrei-me de partilhar:
    http://mulher.sapo.pt/atualidade/noticias/artigo/dia-internacional-da-felicidade-assinalado-hoje-pela-primeira-vez
    E nada melhor para comemorar o primeiro dia internacional da felicidade do que um primeiro dia de primavera com sol :)
    Votos de um dia feliz!

    ResponderEliminar
  2. Bom dia! Desejo em retribuição a tudo o que você ensina para nós, um dia cheia de coisas legais e felicidade!
    bjbjbj
    Ingrid

    ResponderEliminar
  3. Tento minimizar a minha todos os dias.
    Um beijinho e feliz dia**

    ResponderEliminar
  4. Eu ando a gastar quase dois planetas e tenho a mania que sou poupadinha!
    Acabei de fazer um post no meu blog acerca deste seu, com os devidos créditos.
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estes testes são bons, porque nos dão uma espécie de «abanão» para a necessidade de melhorarmos. No meu caso deu menos, mas também fiquei surpreendida.

      Bjs

      Eliminar

Related Posts with Thumbnails