quarta-feira, 13 de março de 2013

Às vezes não é fácil

Desde que me lembro que muitas pessoas desabafam comigo. Acho que conheço histórias de vida, e até segredos, de meio mundo. Contudo, entristece-me que os desabafos sejam por norma muito negativos.
 
Também cresci no seio de uma família muito pessimista (faço uma excepção à tia N. e à minha falecida avó I.). Frequentemente as conversas centram-se nos noticiários, na desesperança face ao futuro.
 
Conviver com isto diariamente não é fácil.
 
Ainda há uns tempos uma pessoa me relatava como a sua vida tinha sido difícil, como os outros o tramaram... Tento sempre direcionar a conversa para que a pessoa veja que também teve (e tem) coisas boas na vida. Não tentando minimizar a dor, por vezes comparo com casos que ainda estão piores e que sobreviveram (isto costuma dar esperança às pessoas - se o outro conseguiu, eu também consigo). Mas tento igualmente que a pessoa seja mais activa, que analise o que pode fazer concretamente para ser mais feliz. Por norma, sinto que as pessoas ficam mais leves, os lábios passam a sorrir. E eu, fico feliz com isso.
 
Contudo, não é fácil ouvir relatos pessimistas constantes e a dizerem-me que tudo vai correr mal.
 
É por isso que este blogue me ajuda imenso. É o meu refúgio para me manter optimista. Quer pelos comentários positivos, quer pela pesquisa que faço para o escrever. Tudo isto me dá uma força enorme para seguir em frente.
 
Por outro lado, sinto-me mais forte para influenciar os outros positivamente. Mesmo que seja um luta constante, não desisto de melhorar o mundo em que vivemos (por menor que seja o meu contributo).
 
No entanto, devo dizer que me afastei um pouco de algumas pessoas extremamente negativas. Só ouço noticiários uma vez por dia no rádio, de manhã ou no regresso do trabalho. Também deixei de ler blogues demasiado pessimistas, com lamúrias e críticas constantes aos outros. Precisei de fazer isto, para manter a cabeça sã.
 
A verdade é que as pessoas à nossa volta influenciam imenso a nossa felicidade. Temos as potenciadoras (que nos motivam a seguir em frente) e as castradoras (que nos desanimam constantemente). Mesmo que tenhamos influências negativas, é importante ter um refúgio onde possamos falar de coisas boas e voltar a acreditar no futuro. São estas últimas pessoas que nos impulsionam a agir e a tornar os nossos sonhos em realidades palpáveis. E não estou a falar de ver tudo cor-de-rosa, estou a falar de optimistas realistas.
 
Este blogue tem-me ajudado imenso, volto a frisar. O leque de pessoas potenciadoras que estão ao meu lado, quer na blogosfera, quer vida real tem aumentado.
 
Mas mesmo assim, todos os dias tenho de lidar com muito pessimismo (o actual estado de coisas também não ajuda, mas já antes da crise o povo português era muito negativo).
 
Creio que o meu papel neste mundo passa por influenciar positivamente as pessoas, por motivá-las a melhorarem as suas vidas. Gostaria igualmente (e não quero soar pretensiosa) que, de alguma forma todos nós pudéssemos influenciar as políticas vigentes, de modo a construirmos uma sociedade mais justa e igualitária, onde as pessoas tivessem a possibilidade de se concentrar na sua felicidade e não tivessem de viver em constante ansiedade.
 
Não é fácil. O percurso é longo e sinuoso, sou uma gotinha num oceano enorme... mas é um facto, não desisto desta batalha!

15 comentários:

  1. E eu estou contigo, vamos lá a puxar tudo e todos para cima:) assim como quem excita o parceiro, loool:) pensamento positivo sempre!! Beijinhos!!!

    ResponderEliminar
  2. Não desista..Eu confesso que também tenho tendências pessimistas mas ultimamente tenho procurado esse refugio (do qual o seu blog faz parte) no sentido de contrariar ou amenizar o pessimismo que dia para dia cresce na nossa sociedade...

    ResponderEliminar
  3. A Mafalda tem imensa razão no que diz. As pessoas regra geral têm a tendência a ver mais facilmente o que qualquer coisa tem de negativo do que de positivo. Eu, como já disse noutro comentário que fiz, nunca tive uma vida fácil mas até dos momentos piores eu tirei grandes lições de vida, aprendi, cresci. Sou otimista por natureza e custa-me muito, tal como à Mafalda, de lidar com pessoas pessismistas constantes e portanto também procuro afastar-me do caminho delas. Por vezes têm tantas coisas positivas na vida e na verdade só o que é negativo é que pesa na balança. É triste ser assim pois para estas pessoas a felicidade nunca estará no seu caminho.

    Beijinhos e fique bem

    ResponderEliminar
  4. Olá Mafalda
    Comprendo o que diz e concordo, esse é um facto que me faz muitas vezes não me abrir com as pessoas.
    Eu sou uma pessimista por natureza, tenho melhorado, mas o meu percurso esta no inicio.
    O seu blog e uma força para mim, e ajuda-me a ver as situações de outra forma,obrigada por isso.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Pode acreditar seu trabalho é muito importante, não tens idéia de quantas vidas ajuda neste mundo virtual.

    "Se, na verdade, não estou no mundo para simplesmente a ele me adaptar, mas para transformá-lo; se não é possível mudá-lo sem um certo sonho ou projeto de mundo, devo usar toda possibilidade que tenha para não apenas falar de minha utopia, mas participar de práticas com ela coerentes."
    Paulo Freire

    Abraços fraternos

    ResponderEliminar
  6. Concordo em absoluto e é por nesse sentido que me movo na vida!
    Em cada um de nós está a semente de uma mudança maior...por isso luto todos os dias...e também em parte por isso decidi ganhar voz com o meu blogue!
    Parabéns pelo seu que seguia em silêncio há muito tempo.
    Bem haja

    Maria

    ResponderEliminar
  7. Tens toda a razão, eu própria sou bastante pessimista e ando agora, com ajuda, a tentar reverter isto e encarar as coisas com mais leveza e com optimismo, o teu blog ajuda imenso, continua a remar :) Bjs

    ResponderEliminar
  8. Acho que faz bem e nós por aqui agradecemos. Acho que o povo português dá demasiada importância ao seu "fado" e pouco faz para melhorar, posso estar a ser injusta, mas sinto que as pessoas gostam de dizer e dar mais relevância ao que se passou de mau na vida em vez de erguer a cabeça e seguir em frente. Penso que é mesmo uma questão cultural, é o "vai-se andando". Eu sou outra gota no imenso oceano que tento a todo o custo que as pessoas á minha volta vejam o que realmente há de bom e que deixem passar o que passou de mau. Não é o minimizar a dor, mas é o seguir em frente, ver o que o mau nos trouxe de bom. De que serve chorar sobre o que já foi?! Seguir em frente e tentar sempre melhorar... Porque é que amanhã têm que ser pior?? Se não sabemos se vai ou não ser pior porque não acreditamos que sim que vai ser melhor e se não for paciência, siga-se em frente... Adoro o seu blog!

    ResponderEliminar
  9. Como te entendo!
    Vi-me à pouco tempo assim, rodeada de gente negativa, que me puxa para baixo, que tudo está mal e vai ficar pior ainda e de facto lidar com isto todos os dias não é mesmo nada fácil.

    Algumas consegui afastar-me delas, outras é mais difícil.

    Suga-me as energias, entendes não é?!
    Nem nos meus blogs tenho tido inspiração para escrever :(

    Mas dentro de mim continua a luz acesa... tudo vai correr bem :)

    Beijos
    Um dia feliz Mafalda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como entendo!
      Mas espero que a inspiração te volte depressa, que eu tenho saudades de ler o que escreves e de ver as imagens que costumas postar.

      Beijinho

      Eliminar
  10. Olá!

    Por norma eu era muito pessimista...
    Com o tempo, e com a ajuda deste blog (entre outros) apesar de ainda ter o "macaquinho do pessimismo" alguns dias, não lhe tenho dado ouvidos, e os meus dias têm sido mais leves e mais felizes.

    Obrigada!

    ResponderEliminar
  11. Concordo plenamente.
    Sempre fui muito positiva e isso não significa que a vida corre às mil maravilhas ou que é mais fácil. Mas dá mais força para voltar a começar e a lutar todos os dias.
    É muito mais fácil desistir e queixar-se do que trabalhar para atingir.
    Eu preiro um sorriso e ver o lado positivo mesmo nas horas dificeis.

    Gosto muito do seu blog e já o apresentei a várias pessoas a quem ando a pregar positivimo :) (para não ser sempre eu a dizer hehe)

    Muitas vezes não tenho tempo para comentar, mas cá passo para me renovar.
    Desejo tudo de bom muita energia positiva, hoje achei que devia dar uma palavrinha ;)
    Bjs

    ResponderEliminar
  12. como eu te compreendo minha linda..cá em casa o pessimismo não existe, mas é complicado quando lidamos com pessoas que estão sempre a falar em doenças ou na crise...normalmente ao domingo vou almoçar a casa dos meus sogros e eles são muito pessimistas por isso tento sempre abstrair-me e pensar em coisas boas...mas não é fácil ainda por cima quando sabemos que as pessoas se queixam sem motivo nenhum..ás vezes até acho que é pecado, mas enfim... ;)

    ResponderEliminar
  13. Costumo dizer que sou uma optimista com alguns momentos pessimistas. E é nesses momentos que blogs como o teu me ajudam e me fazem voltar ao lado mais iluminado da vida.

    Obrigada por isso :)

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails