quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Ponto de situação das minhas Resoluções de Ano Novo

Hoje é o último dia do mês, dia de avaliação dos meus objectivos (se ainda não os conhecem, espreitem aqui).
 
Antes de mais, devo dizer que este ano não tenho fichas onde registo a minha evolução diária (costumava fazê-las no computador e colocava-as na minha agenda). Já que me ofereceram uma agenda do Paulo Coelho, aproveito-a para esse fim. Assim, para a proceder à minha avaliação mensal, estou a registar o seguinte:
 
- o ritual/actividade que utilizei associado(a) ao objectivo que pretendo alcançar;
Ex. de ritual: Exercício de relaxamento
- as dificuldades que senti (semanalmente, verifico o que mais me afectou, e delineio estratégias para ultrapassar essas dificuldades);
Ex. de dificuldade: estava demasiado cansada, porque dormi pouco;
Ex. de estratégia para ultrapassar a dificuldade: passei a deitar-me mais cedo.
 
Assim, analisando a minha agenda, a avaliação que faço é a seguinte:
 
Objectivo 1: Ser mais feliz
- Rituais associados ao objectivoutilizar, no mínimo durante 15 min por dia, uma estratégia para a felicidade.
- Avaliação: todos os dias realizei uma estratégia para a felicidade, e na maioria das vezes, durante mais de 15 minutos (encontrem neste post estratégias que as investigações comprovam que nos podem fazer mais felizes). Não utilizei sempre a mesma estratégia, porque assim, deixaria de conseguir os efeitos esperados (na felicidade, há que variar). Para além disso, realizei um teste para avaliar o meu grau de felicidade, antes de iniciar esta caminhada.
 
Honestamente, sinto que as actividades relacionadas com este objectivo já se estão a tornar um hábito. Já não tenho de pensar muito no que fazer, utilizo estratégias quase que automaticamente.
 
Objectivo 2: Fazer um check-up médico
- Rituais associados ao objectivomarcar consultas médicas periodicamente, nomeadamente no médico de família - início do ano;
- Avaliação: Fui a uma consulta ao meu médico de família (acho que não ia lá há cerca de 10 anos) e marquei os exames que ele me aconselhou. Também estou a fazer medicação (ele disse que não havia outra opção), para um pequeno problema.
 
Na realidade, sinto que já devia ter ido há mais tempo. Com a medicação (fraquinha) que ele me deu, não tenho dúvidas que presentemente tenho mais qualidade de vida.
 
Objectivo 5: Iniciar um novo projecto relacionado com a temática da "felicidade"
- Rituais associados ao objectivo: ler, pelo menos 3 vezes por semana, os livros sobre "felicidade" que tenho em casa (é que tenho o hábito de antes de terminar um, já estar a comprar outro).
- Avaliação: neste até me superei - tenho lido praticamente todos os dias, fiz uma formação relacionada com o alcance de objectivos e outra relacionada com a saúde. Consegui resistir a comprar livros novos e não aceitei mais livros emprestados.
 
Também sinto que as actividades relacionadas com este objectivo, se transformaram num hábito. Parece que já não penso. Faço e pronto!

E o que fazer daqui para a frente?
- No próximo mês decidi concentrar-me num só objectivo (objectivo n.º4) e não em 2, como estava previsto. A verdade é que constatei, que para mim é mais fácil concentrar-me numa só coisa de cada vez. Se repararem o objectivo n.º5 foi iniciado em Dezembro. Iniciei o n.º 1 e o n.º 2 em Janeiro, mas o n.º 2 requeria muito pouco esforço da minha parte.
 
- Assim, em Fevereiro o objectivo que pretendo alcançar é o de "ter mais tempo para actividades significativas e prazerosas". Como? Eliminando, pelo menos num dia por semana, algo supérfluo da minha vida (tralha, compromissos não obrigatórios, e-mails que não interessam, etc.).
 
- Em Março vou concentrar-me no objectivo n.º 3 (fazer uma alimentação mais saudável).
 
- Sinceramente, após concretizar estes objectivos, em princípio vou concentrar-me noutros novos. Já imaginaram como pode mudar a vida de alguém, se introduzir 12 novo hábitos num único ano? Não quer dizer que o faça, mas a ideia entusiasma-me!
 
««»»

E convosco? Como está a decorrer a concretização dos vossos objectivos? Está a correr bem ou puseram-nos de lado? Não desistam, imaginem só o que podem mudar na vossa vida, no espaço de 1 ano. O poder para isso, está nas vossas mãos!
 
Foto: Ana Campos

10 comentários:

  1. Eu estou a adorar :D .A felecidade está nas nossas mãos ,toca lá trabalhar para isso,Eu tento....
    bj
    Lulu

    ResponderEliminar
  2. Mafalda, tenho que admitir que uma dos meus desafios neste momento é adormecer a horas decentes (antes da 1 da manha). Quando controlar este meu comportamento sei que terei dias mais descansados e com melhor qualidade.
    beijinho

    ResponderEliminar
  3. Acho excelente essa avaliação que estás a fazer, muito inspiradora. Obrigada. Bjs

    ResponderEliminar
  4. Olá Mafalda
    Desistir nunca, confesso que esta a custar porque nunca fui muito metodica mas devagarinho eu chego lá.
    Tenho procurado cuidar mais de mim, tenho feito pouco mas estou a sentir-me melhor.
    Tenho procurado encontrar mais motivos para sorrir não vendo as coisas tanto pelo lado negativo.
    Tento cada dia manter a casa organizada.
    Também concordo consigo quando diz que é mais facil introduzir os objetivos um de cada vez.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Olá Mafalda!

    Amanhã tenho o desafio publicado ok?

    Bom...quanto aos objectivos, resolvi não colocar muitas expectativas nisso, entreguei nas mãos de Deus e vamos caminhando conforme é possível. Agradecer o que já temos e viver a nossa família em pleno é a prioridade ;)

    Beijinho grande.
    Patricia.

    ResponderEliminar
  6. Uma das minhas resoluções será arranjar mais tempo para ler o teu blog e aprender contigo, tenho mesmo que o fazer para meu bem e da minha Felicidade :)
    Beijinhos és linda <3

    ResponderEliminar
  7. Que venham muitos momentos bons sempre em todos os dias do ano!Vamos consumar todos os objetivos ao longo dos dias.
    Feliz em poder vir aqui e ler seu blog!
    Grata!
    beijo

    ResponderEliminar
  8. Bem, dentro do que depende só de mim, digamos que fiz bastante progresso nesse primeiro mês, mas há coisas que estou na espera, como os exames médicos que marcam para lá adiante, a viagem que dependo do passaporte que aguardo o agendamento, e por aí vai...e o mais esperado é o FIM desse horário de verão (17/02) que tem me dado até insonia, durmo tarde e acabo levantando tarde e fica o dia pouco produtivo, acho que tudo vai melhorar quando voltar a ter minha uma hora de sono normal. Odeio horário de verão!!

    ResponderEliminar
  9. As minhas resoluções estão todas a falhar, mas não vou desistir! Obrigada pelas dicas! :)

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails