terça-feira, 14 de junho de 2011

13 segredos para uma pele bonita

Pode até achar injusto, mas a verdade é que as pessoas mais bonitas (ou as não tão bonitas, mas que se sentem bem com o seu corpo) são, regra geral, mais felizes.

Ter uma pele radiante, pode ajudá-lo(a) a sentir-se melhor consigo mesmo(a). Então pensei: lá vou eu pesquisar sobre o assunto. Eis os 13 segredos que descobri, para ter uma pele bonita.

««»»

1 – Faça tratamentos faciais regulares – Uma limpeza por mês com um profissional, poderá fazer maravilhas pela sua pele (ok, sei que à carteira também…). Este fará uma limpeza profunda, eliminando pontos negros e dando-lhe um aspecto mais liso e saudável.

2 – Limpe a cara de manhã e à noite – A pele necessita de respirar, especialmente quando você está a dormir, pois é nesta fase do dia que o seu corpo elimina as toxinas através da pele. Assim, é importantíssimo que a mesma não esteja obstruída por sujidade e/ou maquilhagem (ai, ai… foram tantas as vezes que me deitei com maquilhagem). Aplique um gel de limpeza facial adequado ao seu tipo de pele, lavando com água fria ou morna (evite a água quente, pois resseca a pele). No fim aplique um tónico, para ajudar a fechar os poros.

3 – Aplique hidratante – É muito importante hidratar a pele após a limpeza diária, adequando o creme ao seu tipo de pele. A própria massagem com o creme estimula a circulação sanguínea, melhorando o aspecto geral da pele.

4 – Não se esqueça da pele em redor dos olhos – (Nota minha: esqueço-me sempre). Esta é uma área em que a pele é muita fina e por isso mais susceptível a ganhar as primeiras rugas. Se necessário, utilize um creme específico para esta região.

5 – Esfolie, mas com moderação – Recorra à esfoliação, mas apenas uma vez por semana. Esta torna a pele mais limpa, fina e macia, ajudando a remover as células mortas. No entanto, se o fizer em excesso, poderá provocar irritações desnecessárias (pois… está explicado… exagerei).

6 – Proteja-se do sol – Os raios ultravioletas acentuam rugas (ah! então é por isso que as partes do corpo que não são tão expostas ao sol, não enrugam tanto) e aumentam o risco de cancro da pele. Por isso é importante utilizar protector solar sempre que se sai de casa e não apenas quando vamos à praia (ouviste isto, Mafaldinha?). Aliás, o uso do protector deve começar ainda na infância, pois os efeitos nocivos da exposição ao sol, vão-se acumulando ao longo da vida.

7 – Alimente a sua pele – Opte por uma dieta balanceada que inclua alimentos de todos os grupos alimentares, dando maior ênfase às fibras. Prefira assim verduras e frutas frescas, pois as concentrações em betacarotenos e vitamina C, fazem destes um dos melhores aliados para uma pele bonita. Por outro lado, reduza a ingestão de gorduras, açúcar e carne vermelha. (Vá lá, vá lá, neste ponto estou a melhorar).

8 – Hidrate a sua pele, bebendo água – A ingestão de cerca de 1,5 L a 2 L de água por dia é fundamental para eliminar toxinas do organismo. Aliás, se não beber água, os cremes não farão milagres. Se não tiver vontade de beber tanta água, pode optar por beber chás ou sumos de fruta naturais sem açúcar (pst! refrigerantes não valem, ok!).

9 – Faça exercício físico – Ao fazer exercício, as trocas celulares são reforçadas e a eliminação de toxinas é mais eficaz (pela respiração e transpiração). (Nunca pensei dizer isto, mas começo a gostar de suor, afinal o dito cujo elimina inúmeras toxinas e a pele agradece).

10 – Durma bem – Dormir favorece a nutrição da pele e a eliminação de toxinas. Por isso um sono reparador, vai dar-lhe muito melhor aparência. (Acredite, está provado cientificamente).

11 – Largue os copos – O álcool desidrata a pele e contribui para a formação mais rápida de rugas.

12 – Acabe de vez com o tabaco – O tabaco não só lesiona as artérias (piorando a oxigenação dos tecidos e contribuindo assim para a formação de rugas), como também é responsável pelas linhas finas acima dos lábios (nada bonito!)

13 – Controle o seu stress – Este é um grande vilão da saúde da sua pele. Se reparar, se andar mais stressado(a) a cara começa a ficar com pontos negros e/ou inestéticas borbulhas. Para o controlar, o melhor é fazer exercício físico, evitar o consumo de excitantes (chá, café, álcool…), fazer meditação ou outros exercícios de relaxamento.

««»»

Já vi que tenho muito a melhorar, mas estou disposta a tentar. E vocês?

Foto: Google images – Autor não identificado

20 comentários:

  1. Tens o mais importante: tenstas ser feliz e nessa tentativa constante encontras a verdadeira felicidade.

    ResponderEliminar
  2. Boas dicas para o cuidado com a pela, o problema é a disciplina em segui-los.

    Beijos Mafalda!

    ResponderEliminar
  3. Não é facil fazer SEMPRE todos esses passos mas é bem verdade que se nos sentirmos mais bonitas andamos mais felizes

    Beijoca

    ResponderEliminar
  4. Algumas coisas já faço, outras nem por isso.:)

    Mas por acaso sou uma felizarda porque apesar de ter 38 anos não tenho uma única ruga e a maioria das pessoas não me dão mais de 25 anos.
    Porque será?
    Não bebo álcool, não fumo, faço algum exercício físico (transpiro muito), tento ter uma alimentação equilibrada e beber muita água.
    Sou um cadito stressada e não durmo as horas necessárias mas para já sinto-me bem.:)
    Obrigada pelas sugestões.

    Boa semana!
    Beijinhos da Formiguinha

    ResponderEliminar
  5. Obrigada Mafaldinha! De todos só não faço as limpezas de pele em profissionais... porque sai carote senão fazia!Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Vim agradecer pela visita e comentário.Realmente tudo neste post tem sentido, e basta a gente se policiar e tomar providencias em largar o vício, ex:do cigarro.Para viver melhor e ficarmos bem e lindas.
    Bjos.

    ResponderEliminar
  7. Mafalda,
    Adorei as dicas, mas assim como você, tenho que ter disciplina para cumprir algumas delas. Outras, a gente já tem até incorporadas.
    Bjs. Adorei sua resposta no texto sobre Educação lá no Amadeirado hoje!

    ResponderEliminar
  8. Pois.... a teoria eu já sabia, a prática é que é pior ;p)) Sou mais ou menos como tu!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Amiga mafalda, faço todos os itens e realmente minha pele é abençoada, mas hj a tarde fui em uma reunião dos produtos da Mary Kay e confesso que fiz umas comprinhas, estou lendo o seu post e rindo de mim mesma.

    ResponderEliminar
  10. Optimas dicas. Infelizmente nem sempre as cumpro.

    Muito obrigada pelo selinho. Fico muito feliz por gostares do meu blog. Ainda não o publiquei porque tive alguns contratempos, mas não está esquecido.

    Bjos

    ResponderEliminar
  11. Oi Mafalda!
    Muito bom esse artigo que a mim falta também criar o hábito pra seguir alguns dos itens nele contido.Estarei mais atenta pois a pele é um órgão muito sensível às mudanças climáticas!
    Grande abraço,

    ResponderEliminar
  12. Olá Mafalda

    Concordo. Quando nos sentimos bem, seja com o corpo, cabelo, roupa... andamos sem dúvida, mais felizes e com a auto-estima em alta.

    Pratico quase tudo o que referiste, mas não uso cremes faciais todos os dias, pois li algures que se habituarmos a pele todos os dias aos cremes, ela perde defesas e a capacidade de se manter hidratada. Não sei se é verdade, mas se o nosso corpo se vicia facilmente com café, tabaco, etc..., não me admiro que seja verdade.

    Eu devia criar o hábito de dormir mais e beber mais água, acho que isso iria fazer-me bem. Pois não fumo, nem bebo, e protejo muito bem a minha pele do sol e não dispenso os óculos de sol.
    Também não tenho rugas, nem uma apesar dos meus 33 anos.

    Beijinhos

    Gostei do post, aliás, este blog é muito inspirador.

    ResponderEliminar
  13. Oi Mafalda,

    Ótimas dicas...
    Obrigada pela visita!

    Bjos

    http://repensandoacoes.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  14. Estou reprovada em vários intens, ai meu Deus, também tenho que me cuidar mais. Bjs Eliane

    ResponderEliminar
  15. Só se eu nascer de novo (rss)!!!!!
    Sou tão desligada com relação a esses cuidados.

    Bjs.

    ResponderEliminar
  16. Ora deixa cá ver. A limpeza de manhã e à noite faço, a comida anda lá perto e a água há dias que sim outros que não. Não bebo muito alcool e não fumo. Ate agora não e assim de mau, o que mais me preocupa é o stress e o dormir. Chegamos ao verão e eu não consigo dormir!!! O stress, pois não sei o que fazer com ele.

    ResponderEliminar
  17. Olá Mafalda.
    As dicas são excelentes, mas exigem uma tremenda força de vontade. Algumas eu até já sigo. Vou tentar ser mais cuidadosa.
    Beijocas.

    ResponderEliminar
  18. AS dicas são fantásticas é pena eu ser tão preguiçosa... e ainda por cima agora já nem o dormir bem tenho na lista lol
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Olá outra vez! Vim aqui cuscar e algumas coisas, preciso mesmo de pôr em prática!
    Obrigada pelos conselhos!

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails