quinta-feira, 10 de março de 2011

Sinta-se grato pelo que tem

Raramente pensamos no que temos,
mas sempre no que nos falta

Schopenhauer


Sou uma apologista dos sonhos. É importante a pessoa concretizar pequenos objectivos diários para cumprir o seu propósito de vida. Mas só seremos realmente felizes se valorizarmos o que temos e os sucessos que alcançámos.

Pessoalmente, este ano adquiri o hábito de orar a Deus (porque é n’Ele que acredito como entidade superior), a agradecer as coisas boas que tenho. E quando o faço começam a surgir tantas coisas à minha cabeça, como não poderia supor. Só isso já me deixa melhor.

E você? Pensa que não tem coisas boas na vida? Não é tão bom ter duas pernas para andar, dois braços para trabalhar, olhos para ver? Provavelmente tem filho(s) maravilhoso(s) e um(a) esposo(a) fantástico(a) ao seu redor. E quantos sucessos que tanto ambicionava já alcançou? Tirar o curso que pretendia, fazer aquela viagem, ter emprego… Se não ficar feliz e grato pelo que tem, toda a felicidade que poderá vir no futuro se dissipará em breves momentos.

Como sabem, ando a ler o livro do Dale Carnegie “Como evitar Preocupações e Começar a Viver. Vou deixar-lhe aqui um excerto, onde Harold Abbot descreve um episódio da sua vida, que para mim não é mais que uma verdadeira lição.

««»»

Eis a história de Harold Abbot:
Eu vivia cheio de preocupações, (…) quando presenciei uma cena que dissipou todos os meus aborrecimentos. Tudo aconteceu em dez segundos, mas naqueles dez segundos aprendi mais sobre a vida, do que nos dez anos anteriores.

Abrira dois anos antes uma mercearia em Webb City, e não só perdera todas as minhas economias, como contraíra dívidas que levaria sete anos a pagar. A minha mercearia fora fechada no Sábado anterior – e eu dirigia-me, naquele momento, ao «Merchants and Hiners Bank», a fim de solicitar um empréstimo que me permitisse ir para Kansas City à procura de trabalho. Caminhava como um homem derrotado. Perdera toda a minha fé e espírito de luta.

De repente, porém, vi um homem sem pernas, subir a rua. Vinha sentado numa pequena plataforma de madeira, equipada com rodas de patins. Com uma bengala em cada mão, ele próprio se impulsionava pela calçada. Encontrei-o no momento em que acabava de atravessar a rua e procurava subir a guia do passeio.

Ao inclinar a pequena plataforma de madeira, os seus olhos encontraram os meus. E saudou-me com um sorriso cordial. «Bom dia! Que linda manhã, não é verdade?».

Enquanto o olhava, compreendi como eu era feliz. Tinha duas pernas. Podia andar. Envergonhei-me de haver sentido pena de mim, momentos antes. Se aquele homem podia ser feliz, alegre e confiante, eu também o poderia ser, tendo ambas as pernas. Senti o peito a dilatar-se. Tencionava pedir ao Banco cem dólares
[de notar que este episódio ocorreu nos anos 30, daí que cem dólares tinham mais valor do que têm hoje]. Mas agora levava coragem para pedir duzentos. Era minha intenção dizer que pretendia ir para Kansas City tentar arranjar um emprego. E consegui o empréstimo e a colocação”.

««»»

Dale Carnegie refere que a partir daí colocou um papel no espelho da sua casa-de-banho, onde podia ler todas as manhãs: “Eu estava triste, porque não tinha sapatos, até que ao subir a rua encontrei um homem que não tinha pés”.

Dá que pensar…

Foto: Google images – autor não identificado

28 comentários:

  1. A forma de pensar influencia muito a nossa vida.... mas com a azafama do dia a dia às vezes nem damos conta do que nos rodeia.

    ResponderEliminar
  2. Acho que a unica forma de sermos realmente felizes é estarmos gratos por alguma coisa...pode ser pelas pernas, braços, qualquer coisa basica mas é realmente isso que nos difere de quem tanto se queixa...
    Eu estou grata por tantas coisas, uma delas é estar viva ;)

    ResponderEliminar
  3. Adiciono meu testemunho aqui de que realmente a oração feita com fé pode realizar grandes milagres na nossa vida e quem sabe agradecer de coração consegue viver mais feliz apesar dos desafios e dificuldades do cotidiano.
    Meu abraço pra ti,
    Bergilde

    ResponderEliminar
  4. quando elevamos nosso pensamento a Deus, sentimos no coração uma força para nos impulsionar para a vida. Somos perfeitos aos olhos de Deus, mesmo nas imperfeições aos olhos dos homens.
    O dia que isso esiver dentro de nosssa alma e acreditarmos nisso, a vida será uma eterna celebração de agradecimento.
    Eu agradeço todas as manhãs quando medito, tenho tanto a agradecer....e assim passo meus dias, agradecendo a todo momento.

    ResponderEliminar
  5. Ôooo se dá pra pensar hein?!
    Que linda mensagem, Mafalda!!!
    Ainda ontem recebi um e-mail que falava mais ou menos sobre isso, ainda quero postar lá no blog. Realmente desperdiçamos muitas oportunidades se lamentando e nos vitimando...
    Bela leitura vc está fazendo! Vou anotar a dica do livro ;)

    Saudades de passar por aqui!
    Ainda bem que hoje deu um tempinho!!!!

    Super beijos
    e uma linda quinta feira para vc!

    Ju

    ResponderEliminar
  6. Olá obrigada pela mensagem Fantásticas e animadoras que deixas no meu blogue.
    Adorei este post e o que tenho a dizer como já fui tão maltratada pela vida tento sempre ver o lado positivo das coisas, sempre que conquisto algo faço disso uma enorme festa e se estou numa fase menos boa penso sempre que está para vir algo fantástico, defesas talvez, mas ajudam-me imenso no dia a dia.

    kisses.

    ResponderEliminar
  7. Esses pequenos momentos acontecem a toda hora, é preciso sensibilidade e olhos que buscam um sentido pra conseguir vê-los.

    Uma bela lição de coragem e de que a vida vale à pena, mesmo quando tudo dá errado...

    Adorei o post. :)

    Um dia lindo para vc.Bjs

    ResponderEliminar
  8. "Raramente pensamos no que temos,
    mas sempre no que nos falta" - Bem verdade esta frase! Quando insistimos muito em falar naquilo que nos falta... vamos trazer essa escassez à nossa vida!
    Falemos do que temos. Do que nos faz felizes. Falemos dos nossos objectivos (é diferente de falar do que gostaríamos de ter!!)

    Concordo com a Gaspas: A forma de pensar influencia muito a nossa vida!
    Temos e vivemos naquilo que realmente acreditamos! Por isso é importante mudar nossa forma de pensar, mudar nossas crenças!

    Beijos

    ResponderEliminar
  9. É verdade!
    Confiança é o que é preciso!
    Auto-comiseração não nos leva a lado nenhum!

    ResponderEliminar
  10. Eu sou uma pessoa com fé... e acho numa altura bem frágil das nossas vidas é a fé que nos estende a mão e nos deixa respirar..

    No caso do meu pai, foi a fé que me ajudou a acordar todos os dias, a ter força para cada visita, que me limpou as lágrimas sempre que chorei.... e foi a Fé que salvou o meu pai...

    Se é assim ou não, não sei.... eu prefiro acreditar que sim...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Uau! Até me arrepiei quando li. É a mais pura das verdades. Às vezes, só sabemos olhar para aquilo que ainda não alcançámos e só nos sabemos queixar dos problemas. E que taltomarmos uma atitude? Que tal resolvermos aquilo que podemosresolver e entregar nas Mãos de Deus, aquilo que para nós é impossível?
    Quero agradecer-te pelas palavrinhas que deixaste no meu blogue. És uma queriducha!
    Beijinhos!!! :)

    ResponderEliminar
  12. Tema importante o do teu post.

    Faz parte da nossa caminhada exercitarmos a gratidão, aliás, devemos ser gratos a todo o momento.
    Devemos agradecer até mesmo o facto de estarmos aqui.
    Valorizar o que temos é o caminho mais rápido para encontrarmos a nossa felicidade e Paz de espírito.

    Belo post!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  13. Sou muito consciente disto e quando me esqueço há sempre uma história assim que mo faz lembrar...

    ResponderEliminar
  14. Eu sou grata por tudo!!! Até pelo menos bom porque fico maior!

    ResponderEliminar
  15. Agradecer é sempre preciso, embora poucos de nós se lembre de fazer isso.

    ResponderEliminar
  16. Ás vezes estamos tão concentrados nas nossas desgraças que nem vimos como somos sortudos :)

    ResponderEliminar
  17. Não conhecaia o teu blog, mas adorei o que li! Concordo no essencial com a tua linha de pensamento. Já me tornei seguidora sem dúvida! Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. São as dificuldades que mostram os homens.


    Beijo.

    ResponderEliminar
  19. É poderosa esta história mas tão verdade... por vezes somos mal agradecidos e deviamos lembrar tudo de bom todos os dias :) nas pequenas coisas do dia a dia...

    ResponderEliminar
  20. É verdade! O Ser Humano tende a vitimizar-se, e quando se lamenta por tantas e tão poucas coisas, nem sequer tem consciência do muito que tem, das bençãos que possui. Pois, essas pessoas sempre focam nos problemas, não nas soluções. Sempre se lembram do mal e se esquecem do bem. Recordam as mágoas e se esquecem da felicidade de tantos momentos ímpares. É preciso combater isso e assim mudar o padrão vibracional da nossa mente, o que nos trará plenitude.
    Gratidão ... é mágica, costumo dizer. Quando a gente agradece, a gente atrai mais e mais bençãos para a nossa vida.
    Beijo.
    Angel.

    ResponderEliminar
  21. Olá querida

    Obrigada pela visita.

    Muito bom esse livro, agradeço todos os dias pela vida, esta é a maior dádiva Divina.

    Com carinho BJS.

    ResponderEliminar
  22. Eu sou uma sonhadora com os pés bem acentes na terra :)
    Sou feliz com o pouco que tenho .. mas sou FELIZ!!
    e DEVEMOS SEMPRE AGRADEÇER O QUE TEMOS!!
    Obrigada pela partilha!

    bjinhos & miminhos

    ResponderEliminar
  23. Olá,
    Que post maravilhoso!
    Temos exatamente aquilo que precisamos e somos o que pensames e sentimos.
    As dificuldades são nossas professoras.
    Cheguei ao seu blog pelo Especialmente Gaspas adorei e estou te seguindo.
    Bjs

    ResponderEliminar
  24. Acho que se não fossemos a dar valor às pequenas coisas que temos a vida seria um pesadelo interminável de preocupações e mais preocupações.
    E então agora com a "crise" que vivemos.

    ResponderEliminar
  25. Olá Mafalda! Tudo bem? Tenho que lhe dizer que fiquei emocionada com este texto. Tenho procurado agregar este hábito à minha vida e percebo que tudo fica mais leve quando simplesmente agradecemos... Adoro seu blog!
    Beijos!!!

    ResponderEliminar
  26. como sempre mais um artigo bastante inspirador. Basta parar-mos um bocadinho e olhar o mundo que nos rodeio! estamos muito sós no meio de toda esta multidão!
    Um abraço

    ResponderEliminar
  27. Maravilha de palavras....gratidão é tudo valeu $ucesso a todos!!!!!Clésio Fima.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails