terça-feira, 22 de março de 2011

A importância de ajudar as crianças a serem felizes

Na minha pesquisa pela Internet encontrei um artigo do Pantanal News muito interessante acerca da importância de ajudar as crianças a serem felizes.

É relatado um estudo que concluiu que crianças felizes, têm menos probabilidade de vir a sofrer de doenças mentais, bem como de serem mais bem-sucedidos profissionalmente, em actividades sociais e em relacionamentos.

Segundo aquele jornal, “(…) a infância é uma das fases mais bem aproveitadas da vida. Não há preocupações e muita responsabilidade. A diversão é [ou deveria ser – nota minha] a palavra-chave.”

Num estudo da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, em parceria com o Conselho Britânico de Pesquisa em Medicina, concluiu-se que as crianças felizes tem menos 60% de probabilidade de desenvolver doenças mentais na vida adulta.

Professores avaliaram a classificação entre uma infância negativa e uma positiva, analisando o nível de felicidade, «energia» e amizade, com jovens entre 13 e 15 anos. Além disso, também foram avaliados problemas como agitação, comportamento, desobediência, devaneios, mentiras, entre outros”.

Chegou-se à conclusão que uma infância feliz previne não só problemas de saúde mental, como, já na vida adulta, se verificam mais realizações profissionais, actividades sociais e relacionamentos.

A psicóloga Denise Marcon sublinha “Podemos considerar que a infância e adolescência, fases em que estamos em desenvolvimento e formação da personalidade, são essenciais para determinar uma vida adulta mais sadia, levando em consideração que levamos connosco todo e qualquer tipo de trauma e sofrimento que pode trazer consequências para a saúde mental do adulto”.

Na minha visão pessoal, a felicidade da criança, deveria ser um dos principais objectivos de educação dos pais. Para além de contribuirmos para a felicidade dos nossos filhos, estamos a zelar pelo futuro da sociedade e a construir um mundo melhor.

Fonte: http://www.pantanalnews.com.br/contents.php?CID=67928
Foto: Google images - Autor não identificado

13 comentários:

  1. Infância e tristeza não combinam porém, infelizmente, vemos muito disso por aí. Que bom ver esses alertas para que nós pais possamos estar informados e fazer o melhor para nossos filhos. Se cada um se comprometer com a sua parte esses índices, com certza, melhorarão.
    Beijo
    Adri

    ResponderEliminar
  2. mafalda, querida,
    coloquei selinhos a disposição lá em casa. sinta-se a vontade para pega-los.

    ResponderEliminar
  3. Sem duvida que uma base sólida de atenção, cuidados, brincadeiras e alegria... é meio caminho andado :)

    ResponderEliminar
  4. Amei o seu blog, ele me fez muito bem. Beijos Eliane

    ResponderEliminar
  5. Oi Mafalda!!!
    Saudades de passar por aqui... pois é, como vc viu, ainda estou me reorgazando com o tempo, mas acho que agora estou mais pra cá do que pra lá, hehehe

    Obrigada por sua visita lá no blog! Apareça sempre que der! Parece que as coisas mudaram para quase todas e já não conseguimos mais atualizar nossas leituras tão queridas pelos blogs afora. Mas sempre que dá, estamos presentes!

    Adorei o seu post de hoje. Ainda antes estava pensando nisso. Na felicidade do Lucas. Acho que eu me preocupo bte com isso e sinceramente, acho que tenho um filho feliz! A única coisa que sinto é que ele está brincando menos, mas tenho certeza que isso mudará e logo logo ele terá seu precioso tempo para brincar e brincar!!!

    E por aí, como vão as coisas?
    Espero que esteja tudo bem!!!

    Super beijos
    Ju

    ResponderEliminar
  6. Infelizmente com uma sociedade tão materialista, estes valores básicos de extrema importância estão a perder-se, daí tantos desvios nos comportamentos das crianças e dos jovens.

    Belo tema para reflexão.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  7. Concordo que esse deva ser um dos objectivos dos pais. Deveríamos parar mais vezes da nossa correria diária e dar a atenção que as crianças tanto necessitam.

    Beijos

    ResponderEliminar
  8. Olá minha querida!

    Fico feliz que gostes de visitar a minha barraca, hehehe.
    Sabe, só tenho amizades virtuais, cansei de levar tapa na cara, sofri muitas decepções com as amizades "reais", até que descobri o mundo blogueiro e com ele encontrei alminhas muito especiais, assim como tu :)

    Sabe, não sei o que fazer para resolver o problema do comentário, por que ninguém ainda se tinha queixado :(
    Usas o Fairefox? Ultimamente ele tem dado imensos problemas, inclusive tem entrado em conflito com o meu anti vírus, coisa que não acontecia, então uso o google chrome.

    Bom...agora vou mimi que acordo sempre muito cedinho para levar meu tesouro à escolinha.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  9. Olá Mafalda, acho que deveria ser prioridade para quem tem filhos, observar e participar para que sejam felizes!!!

    P.S;Lendo um artigo, vi o comentário de uma mãe dizendo que uma das primeiras coisas que ensinou ao filho foi bater palmas...para as coisas mais simples!!!
    Eu adorei esta idéia, BATER PALMAS!!!

    Beijinhos ILUMINADOS!!!
    Muita LUZ!!!

    ResponderEliminar
  10. As crianças são o nosso futuro!

    Faço de tudo para que o(s) meu(s) filho(s) seja(m) feliz(es)... concerteza que um dia mais tarde vou recolher frutos disso...

    Para já recolho uns belos sorrisos e a minha felicidade :)

    Beijinhos

    (ando meia desaparecida, tu sabes porquê!)

    ResponderEliminar
  11. Não podia concordar mais contigo... É tão triste quando não acontece...

    ResponderEliminar
  12. Oi, Mafalda
    Super interessante o post e concordo em gênero, número e grau com a mensagem dada. Tenho um amigo que é médico pediatra que defedeu uma tese de doutorado provando que crianças que recebem muito afeto, amor e carinho até os dois anos de idade, dificilmene serão marginais ou praticarão violência quando adultos. Temos mesmo é que dar bastante amor nossos "miúdos". Beijos, com carinho!

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails